AE86 vs AE86 ás 4000rpms

Iniciado por Kaizen, 04 de Dezembro de 2011, 01:17

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Kaizen

Na A1 o Zé Corona ligou-me a perguntar a que velocidade eu ia ás 4000rpms.

Ás 4000 rpms o meu Corolla vai a 120kms\h certos.
Ás 4000 rpms o Corolla do Zé vai a 130kms\h certos.

Mas ás 4000rpms vamos os dois exactamente à mesma velocidade real.
O Zé ainda mencionou que ás 4000rpms certas o carro dele aproximava-se do meu, mas não entendo da mesma forma. O espaço das 4000 no velocímetro é grande e bastava uma ligeira alteração no acelerador/ponteiro (dentro das 4000) para o carro ter um diferencial de 2 ou 3 kms\h.

Ambos usamos pneus na medida de livrete, 195/60R14 e os Corollas são ambos FaseII, o do Zé de 86 e o meu de 87.


Quais são os v\ palpites?  :eusa_think:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

#1
Várias coisas podem acontecer:

1 - Pneus com mais ou menos desgaste implicam diametros diferentes logo, cada volta do pneu faz mais ou menos centimetros (perímetro).
A medida dos pneus do Zé é a mesma que a tua?... Não pareceu! Só se for das jantes que ele tem montadas terem um ofset diferente...

2 - O alinhamento da direcção pode influenciar alguma coisa, bem como a pressão dos pneus.

3 - Os velocimetros não são todos iguais e pode haver uma diferença no "erro" que cada um apresenta. O facto de os dois carros irem à mesma velocidade real, faz ganhar força esta hipotese.

4 - Os conta rotações não são todos iguais e pode haver uma diferença no "erro" que cada um apresenta. O facto de os dois carros irem à mesma velocidade real, faz ganhar força esta hipotese.

5 - "Pitosguisse" do Zé  :lol

6 - "Pitosguisse" do Kaizen  :lol

Estas hipoteses podem acontecer TODAS ao mesmo tempo e a soma dos erros de cada uma pode provocar este fenomeno.

Para tirar dúvidas, por exemplo havia de se trocar os pneus de um carro para outro e voltar a medir...


Nota: Estas suposições são todas a pensar que os carros estão originais de caixa de velocidades e de diferencial e que são iguais! Se assim não for, as hipoteses passar a ser o dobro!!!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Contas

Citação de: Santos Silva em 04 de Dezembro de 2011, 08:41
A medida dos pneus do Zé é a mesma que a tua?... Não pareceu! Só se for das jantes que ele tem montadas terem um ofset diferente...

Assim de repente, também ia logo para essa hipótese... Se é a mesma medida, o offset então faz uma grande diferença entre os dois carros... A circular na AE, ambos vistos de traseira, são radicalmente diferentes  :-[

rpm

#3
Para uma diferença tão grande só vejo erro de operador, diferencial diferente ou velocímetro com erro.
Daquilo que me lembro do único AE86 em que andei acho que eram mesmo 120 km/h às 4000 rpm em 5a.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

BillyJoe

CitaçãoO Zé ainda mencionou que ás 4000rpms certas o carro dele aproximava-se do meu

Isto seria por causa do cone do ar, se a distancia entre os dois carros não era muita.

rpm

#5
Não, à mesma rotação a velocidade é constante. ;) O cone de ar apenas permite manter a velocidade/rotação com menos acelerador. O ET das jantes também não tem influência.

A velocidade real é função apenas da rotação do motor, circunferência da roda e das relações de caixa. A fórmula é a seguinte:

Velocidade (km/h) = (circunferência_roda(m)*rotação_motor(rpm)/100*6)/(relação mudança*relação final do diferencial)

Pegando nas relações de caixa que encontrei para o AE86 (1st: 3.587, 2nd: 2.022, 3rd: 1.384m 4th: 1.00, 5th: 0.86, Final Drive: 4:30:1) e em pneus 195/60 R14 temos então 120 Km/h às 4000 rpm em 5a. Bate certo com a minha memória do carro.

Fora isto só erros de instrumentos ou erro humano. ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Rui Meireles:

estás a dar razão aos meus pontos 5 e 6 :lol
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

CitaçãoAmbos usamos pneus na medida de livrete, 195/60R14

Eu uso as jantes originais, o Zé usa as ATS Classic.

Não querendo contrariar o Zé, os 120kms\h pareciam-me bem mais reais que os 130kms\h.
A 120kms\h já tinhamos perdido de vista o Carina e o Camry.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Vocês estão-se a esquecer da largura da jante. Se a ATS for mais larga o mesmo pneu montado na jante de origem vai obrigar a roda a ficar com diâmetro diferente. Talvez possa ser daí.

O Carina e o Camry iam à vontade deles.  :green: O Carina marcava o ritmo e o Camry quis ir atrás e assim foi. Houve uma altura que o meu ponteiro tocou no dezassete  :-X quando o Santos Silva teve um encontro imediato com um pato bravo montado num monte de sucata vindo dos EUA. >:D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Sim, as jantes do Zé são bem mais largas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#10
Nop, os reforços das paredes garantem que não há alterações significativas na circunferência da roda. 0.1% talvez, os 8.33% de que aqui se fala não. ;)

Por coincidência o carro em que eu andei e que faz 120 Km/h às 4000 rpm equipa umas ATS Classic exactamente iguais às do carro cinzento.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

Não é tão linear. Supondo que as jantes originais têm 5,5" de largura (não deve andar longe) e as  ATS 7", não acredito que haja parede tão larga para compensar a diferença. Até para o próprio fabrico da jante ia complicar. Mas é uma questão de medir e fazer contas.

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

A minha informação vem do tirerack, que penso ser uma entidade muito credível:

Citação
Because tires have flexible sidewalls, a single tire size will fit on a variety of rim widths. A tire's rim width range identifies the narrowest to the widest rim widths that the tire is designed to fit. The width of the rim will influence the width of the tire. A tire mounted on a narrow rim would be "narrower" than if the same size tire was mounted on a wide rim. NOTE: Because the overall diameter of a steel belted radial is determined by the steel belts, there is little, if any, change to the overall diameter of the tire due to differences in rim width.
http://www.tirerack.com/tires/tiretech/techpage.jsp?techid=198&
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

s 800

Posso perguntar se o peso não tem nada a ver com este "filme" ???





:offtopic 
Não tivessem ido pela A1 que não tinham, agora, essas "dúvidas existenciais"...  :assobio
Sócio AJA nº 6

rpm

Citação de: s 800 em 05 de Dezembro de 2011, 12:09
Posso perguntar se o peso não tem nada a ver com este "filme" ???
Nop, os factores que determinam a velocidade estão todos no meu post de ontem às 15:03 (no fórum aparece 14:03). ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65