RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)

Iniciado por RT, 18 de Julho de 2018, 18:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

Toylex

Soma e segue !!
Os bancos do AE92 deviam ter o assento mais fundo, o posto de condução é alto, só vantajoso para quem tiver menos de 1.65m
Nas ilhas a IPO vale para 2 anos ?
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

RT

Eu tenho 1.80m, acho a posição de condução da CE90 excelente, já antes achava o mesmo da CE100. Há quem não goste por ser muito funda para um carro de dia a dia, mas eu pessoalmente adoro. A minha mãe quando anda de CE90 diz que vai sentada no chão :lol

Sim nos Açores são 2 anos para ligeiros e 1 ano para pesados.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Pouco ou nada se tem passado com a mula, que está bem perto de atingir os 350.000kms.
Há poucos meses descobri um parafuso enfiado num pneu, que por sorte era o pneu de socorro que estava a usar na altura. Foi reparado e entretanto no domingo passado quando cheguei a casa descobri mais um parafuso, desta vez num dos pneus traseiros. Quando desmontei o pneu descobri que não era apenas 1 mas sim 2 parafusos no mesmo pneu...  :wall Anda aqui algo de muito estranho... Já foi reparado também e está-se a aguentar bem.

Em relação ao aos trabalhos no novo motor, já foi encomendado na origem os segmentos, bronzes e junta de cabeça. E estou a negociar com um site do Canadá a aquisição das 4 pré-câmaras de combustão em inox, ficando assim tudo adquirido para fechar o motor.

Entretanto veio novamente para a família uma Hilux LN56, infelizmente mais em baixo de chapa do que a azul que tive há alguns anos, mas igualmente sólida de mecânica :thumbsup Foi o meu irmão que a adquiriu. Deixo uma foto em anexo.

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Os trabalhos continuam no novo coração da Starvan.

O mais difícil foi encontrar as 4 pré-câmaras de combustão. Casas de peças não têm, a origem diz estarem descontinuadas (e são caríssimas), ainda tentei no eBay e num site do Canadá mas sempre sem sucesso. A solução? Fabricar as 4 de raíz. Problema resolvido. :thumbsup

Entretanto foi feita uma encomenda grande no AutoDoc de restantes peças que não consideramos necessário comprar originais. Ainda assim dentro do que é peças after-market, tentou-se optar por boas marcas como Aisin (digo after-market mas todos nós sabemos que fabrica para a origem), Gates, Payen, Ajusa. Relembro que de origem levou junta de cabeça, segmentos, capas, bronzes... Ou seja aquilo que irá sofrer maior desgaste.








À partida o turbo também já está resolvido. Ainda falta comprar o intercooler e panela final de escape. Estou também em vias de comprar uma tampa da mala usada mas em bom estado e talvez uma porta do passageiro. Está a aparecer umas ferrugens em sítios que é preferível comprar logo as peças completas e em bom estado, do que reparar as existentes.

Recentemente fiz também uma lavagem interior a fundo. Inicialmente era apenas para passar um pano e pouco mais, mas comecei a usar uns produtos de limpeza por curiosidade e os mesmos me disseram que o carro estava mais sujo do que parecia :lol Caso para se dizer "o algodão não engana". Verdade seja dita que foi a primeira limpeza interior a fundo que fiz desde que comprei o carro. Usei um produto próprio da Redex para esfregar os bancos e quartelas. O restante interior foi limpo com um APC (All Purpose Cleaner) que não deixa acabamento gordusoso/brilhante. No geral o carro ficou limpo e cheiroso (não que antes cheirasse mal, mas ficou melhor agora :green: )




Aqui era notório a sujidade...


Por curiosidade desmontei as condutas de ar para limpar e encontrei este parafuso assim... Desmontado...

Portanto menos um barulho parasita.


Os tapetes não aparecem na foto pois estão a secar.
Sim os bancos têm alguns defeitos nas laterais mas como vou montar os do AE86 não me dou ao trabalho de reparar estes originais.

Entretanto já passou os 352.000kms e continua sem se queixar de nada. Acho também que já resolvi as fugas de ar nos pneus pois estão a manter a pressão desde o último furo em Março.

Em breve vai levar anilhas centradoras nas jantes para reduzir alguma vibração.

Aos poucos vai lá...  :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Transplante de motor concluído. Foram dias de muito trabalhinho mas valeu bem a pena...

Ora então temos:

- Motor 2C (2.0D) todo novo
- Turbo Garrett 2260
- Embraiagem reforçada c/ pastilhas de cerâmica
- Intercooler STC + tubagens em inox
- Radiador de óleo STC
- Kit de reposicionamento do filtro de óleo
- Tubagens de óleo todas novas
- Escape inox c/ panela final STC
- Radiador de água novo
- Colocação de 2º termoventilador
- Manómetros de temperatura de óleo, pressão de óleo, pressão de turbo e temperatura de gases de escape (EGT)
- Foi usada a tampa de válvulas do 1.8D (mais bonita, não tem as tralhas que tem a do 2.0 e passa por ser motor original), juntamente com o alternador do 1.8D que funciona com óleo (para trocar a tampa é necessário usar este alternador)
- 1 dos apoios do motor estava (quase) desfeito, como tal foi aproveitado para ser feito um apoio novo reforçado. Futuramente reforço os restantes
- Para-choques GTi foi para o sítio mesmo por pintar
- Filtros novos, óleos, etc e provavelmente várias miudezas que nem me lembro

O carro está a andar há 2 semanas sem qualquer problema. Ainda com alguns pormenores por resolver em termos de interior e pintura do para-choques, mas são apenas pormenores.

Está apenas a fazer pressão a 0.8 pois estou a usar a injeção original, mais pressão que isso e falta gasóleo...  Mas está brutal. Tenho ideias de fazer um projecto destes há alguns 10 anos (quando tive a minha primeira starvan), e estava longe de imaginar que estes motores com um turbo e uns pós ficavam desta forma. O carro ficou com um binário brutal, cheio de força e bom andamento. Em termos de consumos não notei diferença para antes e arrisco-me a dizer que está até um pouco mais económico (em condução normal). Ficou também bastante silencioso mesmo a puxar.



















Ainda não tive tempo para tirar umas fotos finais ao cofre de motor, mas logo que possa tiro e posto.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Umtali

Muito bom trabalho e com apresentação final muito profissional ... agora é gozar!!  :clap:
João Freire - Sócio AJA nº 11

mizé

Estrada com ele

Enviado do meu SM-G991B através do Tapatalk

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54