Os JA's e os óleos de lubrificação

Iniciado por nunoturbo, 23 de Julho de 2004, 15:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Já é de longa data a suspeição que recai sobre os óleos vendidos nas grandes superfícies comercias (hipermercados), uma vez que é comum ouvir-se dizer que esses mesmos óleos são parte de lotes de óleos reciclados, e que só assim conseguem ter diferenças tão grandes nos preços.

Será isto verdade?


De qualquer forma, aos mais entendidos em óleos, e restantes lubrificantes, quais as características que se devem ter em conta na aquisição/uso nos nossos JA's (e carros de dia a dia) ?

Quais as periodicidades de manutenção?

E valvulina de caixa de velocidade? e de diferencial?




http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

 



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

FilipeAE86nr1

grrrr.....tinha elaborado uma resposta bastante completa...e o pc crasha...duas vezes!!!!http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]">    

por isso vou por uns links para sites que vos vao elucidar....http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">    


http://www.chris-longhurst.com/carbibles/engineoil_bible.html">www.chris-longhurst.com/c...bible.html

http://www.motoroilbible.com/">www.motoroilbible.com/

quanto as valvulinas da cx e diff.....troquem-nas quando comprarem o carro.....e se for carro do dia a dia, dependendo dos km´s que façam........as valvulinas são quase vitalicias....http://www.ezboard.com/images/emoticons/eek.gif ALT=":eek">  

quanto aos oleos adquiridos nas grandes superficies, apenas têm preços mais baixos porque compram em quantidades enormes....oleos reciclados....penso que o Castrol gtx é um deles....http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">  

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipeae86nr1>FilipeAE86nr1 at: 23/7/04 12:06

lcardeta

Bom eu no meu 1200 uso Castrol GTX , tambem já usei Castrol GTX 3 , daquele vermelho , o motor tem um melhor desempenho , sobe melhor de rotação e consome menos combustivel , mas em compensação tem algum gasto de oleo , por isso voltei ao GTX normal . Quanto a mudanças normalmente de 5000 em 5000km no motor ,sempre acompanhado pela mudança de filtro e 50000 para a caixa e diferencial .
Quanto ao facto de ser de hipermercado , não sei que dizer http://users.pandora.be/eforum/emoticons4u/sad/533.gif ALT=":[why]"> , eu sempre comprei lá e aparte o GTX 3 nunca tive razão de queixa , mesmo em outros carros .
http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

Os carros antigos são feitos para durar .


Jcarl

Lcardeta,

Eu julgo que o filtro pode durar 10.000km. Estou certo ou errado?


lcardeta

Penso que sim que pode perfeitamente durar 10000 , mas por descargo de consciencia , no meu 1200 mudo sempre tudo . Nos outros carros que tenho , que são a gasoleo , só mudo o filtro de 15000 em 15000.
No fundo são manias , porque até o oleo normalmente tambem poderia perfeitamente durar os 10000.

Os carros antigos são feitos para durar .


PedroXXL

No manual do condutor do meu Datsun 1200 e também numa chapa por baixo do capot vêm referenciados os oleos e valvolinas que o importador indicava para o modelo.
São da marca shell e, de cabeça, só melembro do oleo do motor: Shell X100

Por acaso encontrei embalagens deste oleo no Jumbo.
É esse que uso.
Quanto às valvolinas de cx e diferencial usei as que a oficina de lubrificação usa por defeito.

Pedro Leal


PedroST78

http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

 Boas!
 Não julgo que os óleos nos Hipermercados sejam mais baratos, são ao preço que devem ser...os óleos vendidos nas casas da especialidade é que são demais inflacionados, o porquê não sei...
 Também não me acredito que os lotes de óleos que são escoados para as grandes superfícies sejam reciclados ou adulterados...  http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">
  O que eu acho é  que as casas que trabalham para o ramo automóvel inflacionam demais os preços de tudo quanto é oleo e consumíveis para o automóvel, o mal vem daí...e não só, também as próprias oficinas que compram os óleos aos bidons de 200 litros fazem preços demasiado abusivos de um litro de óleo... quem vai lá fazer uma mudança de óleo, mesmo em oficinas da própria marca paga um abuso...http://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">
  Tudo isto leva a crer que os Hipermercados levam um preço suspeito por qualquer marca de óleo que seja... http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]">
  Basta fazer a comparação de um óleo "Galp" num hipermercado qualquer, com outro comprado num posto Galp... o hiper saí sempre a ganhar...
 Até num simples garrafão de água para o radiador nota-se a diferença, quanto mais num óleo... http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">

 Também aqui se podia colocar a pergunta, se a gasolina que é vendida nas grandes superfícies também é reciclada por ser mais barata...http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

 Fala-se nos hipermercados, mas existem hipermercados, (ainda hoje vi no Jumbo de Setubal...http://www.deephousepage.com/smilies/augen40.gif ALT=":[augen]"> ) que fazem as mudas de óleos e filtros totalmente GRÀTIS se o proprietário do automóvel em causa fizer lá compras....
 Não sei se o trabalho fica bem feito, mas conheço casos de oficinas de marca, com atendimento altamente especializado e profissional http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  que levam aos 8 e 10 contos por simples mudanças de óleos e filtros, onde no fim  
o carro vem de lá com um filtro ao contrário, o bujon do óleo por apertar, ou mesmo sem o óleo mudado....http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">

 Agora a outra parte, no meu carro uso Castrol GTX, e mudo  
 (sim...eu mudo...http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> ) o óleo de 7 mil em 7 mil kms, enquanto os filtros (aí já não só eu...http://users.pandora.be/eforum/emoticons4u/sad/533.gif ALT=":[why]"> ) são mudados de 14 mil em 14 mil Kms.... ou seja mudo uma vez o óleo e quando chega a próxima muda, meto filtros novos...

 E por falar nisso, amanhã vou mudar o óleo ao meu pópó, era para ser mudado aos 270 000 Kms, e já vai com 274 kms a mais...só ao Sábado é que tenho tempo.... no Continente o Castrol GTX tá em promoção, passo lá amanhã de manhã...
 Os filtros esses são só aos 277 000kms....http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">  


prelude guy

Esta área técnica foi uma mais valia da reestruturação de que o Fórum foi alvo recentementehttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">   .

Aproveitando o mote lançado há longa data pelo Nuno, queria perguntar:
É correcto (e aconselhável) pôr óleo de motor (ex. 15W40) na caixa de velocidades?
Eu tenho valvunina na caixa (70W80, ou qualquer coisa do género). Mas, o manual da Hayes e outros que consultei referem que a caixa leva óleo igual ao óleo de motor.
Nunca o fiz, mas neste momento estou tentadohttp://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">   .
Até porque tenho um óleo novo (que mandei vir de fora) http://www.technologie-a9.com/index.htm" target="top">www.technologie-a9.com/index.htm que já pus no motor e estou a gostarhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

O que poderá acontecer? O óleo é mais fino e poderá haver mais fugas? Por outro lado, nem faço ideia da temperatura "normal" na caixa (pelo menos não é arrefecida pelo sistema de refrigeraçãohttp://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">   ) e se atingir temperaturas muito elevadas poderá degradar o óleo?
http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]">    

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=preludeguy>prelude guy at: 3/3/05 15:04
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

RMamede

Para os interessados encontrei o tal oleo da Shell, recomendado para o Datsun 1200 no Oeiras Parque http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  


Flying Alligator

Quote:
O que poderá acontecer? O óleo é mais fino e poderá haver mais fugas? Por outro lado, nem faço ideia da temperatura "normal" na caixa (pelo menos não é arrefecida pelo sistema de refrigeração ) e se atingir temperaturas muito elevadas poderá degradar o óleo?


Em minha opinião, a caixa de velocidades não é arrefecida por nenhum sistema de refrigeração porque não será preciso, ela não atinge nem de perto, nem de longe a temperatura do motor.
Em relação à utilização de óleo de motor na caixa de velocidades, eu nunca houvi falar. No meu entender, quanto mais viscoso (espesso) um lubrificante é, maior é a capacidade de se segurar aos corpos a lubrificar, daí uma melhor lubrificação. Nos motores usa-se um óleo mais fluido (fino) visto ele ter que andar em circulação, passar pela bomba de óleo, pelo filtro, por orifícios muito finos, etc. facilitando dessa forma a sua circulação assegurando sempre uma boa lubrificação de todas as peças que possam sofrer atrito. Nas caixas de velocidades e nos diferenciais, usa-se um óleo mais grosso, conhecido como valvulina, pois a lubrificação é feita por chapinhagem não havendo as necessidades anteriores, garantindo uma boa lubrificação.
http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  


prelude guy

Flying Alligator,
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]"> .
Mas, ainda gostava de ouvir mais opiniões http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]"> .

P.S. passaste no "teste" de português com um Muito Bom http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]"> http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Microsurfer

bem, ontem fui comprar óleo pro meu não JAP ao carrefour (é bem mais barato que numa casa da especialidade) e como não estava a dar com o castrol 10W40 chamei o funcionário que me disse que não tinha mas... depois de conversar com ele disse-me que o oleo carrefour era fabricado pela total e que era de boa qualidade apenas era de marca branca, acabei por trazer o selénia 10W40 semi-sintético pra experimentar.

Alguém comfirma isto?  

MAZDA RX-3 Coupé


carrizog60

eu também ja comprei em hypers mas foi 5€ 5 litros...
o que foi? a motoserra tambem precisa de oleo...http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">
oleo para o carro em hyper só se for de marca(que mesmo assim sao mais baratos...)
offtopic:microsurfer,viste a minha pm?http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">  


DATSUN120R

Na minha opinião penso que não sejam reciclados.Terá realmente a ver com a grande quantidade que as grandes superficies compram logo á um custo inferior e possibilidade de praticar preços mais baixos.No meu trabalho passa-se exactamente a mesma coisa a nível de compras,quanto maior a quantidade maior o desconto.
Agora acerca do oleo em si, por duas vezes utilizei o castrol GTX que se vende por exemplo no continente.A última vez porem comprei BP 15w40 embora um bocado mais caro fiquei mais satisfeito.Um menor consumo de oleo(embora a diferença seja minima) uma melhor refrigeração do motor e um trabalhar mais suave, embora de dificil percepção.Nestes motores o ideal será respeitar a viscosidade respeitada pela marca mesmo que o motor tenha sido reparado.Ao utilizar-mos um óleo sintético estaremos apenas a deitar dinheiro fora e o motor ao contrário do que possamos pensar não agradece.Apenas em motores multiválvulas , de injecção ou turbo será obrigatório a utilização deste tipo de óleos.Ou melhor em motores mais recentes que por si fazem mais rotação, que têm as suas tolerãncias mecãnicas e térmicas praticamente no limite, necessitando logo de uma melhor lubrificação.Num motor antigo as próprias tolerãncias ou se quisermos utilizar o termo "folgas" são muito maiores logo quanto mais fino for o óleo maior o seu consumo e mais dispendioso se torna.http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">

Acerca da caixa de velocidades ,desde que ando com a minha 120Y não mudei nada.Inclusive do diferencial.A do meu pai andou 22 anos com os mesmos óleos tanto num como no outro e quando passou para as mãos do meu avô foram mais 5 anos sem ter mudado nada até ter sido vendida.E até a data penso que o seu dono também não tenha mudado.São dois elementos mecãnicos que estão sujeitos a esforços mais ou menos lineares e de uma maneira muito simplista isolados dos restantes componentes mecãnicos a nível de aquecimento.



Datsun120Rhttp://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]"> http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">

120Y VAN AO PODER