As marcas de automóveis mais fiáveis

Iniciado por nunoturbo, 20 de Dezembro de 2007, 22:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Economia
Segundo análise da DECO
Mazda, Toyota e Honda são as marcas de automóveis mais fiáveis
2007/12/19   12:26Editorial /  RPV
fotografias

    * A
    * A
    * A
    * A

Imprimir o artigoEnviar o artigo por e-mailLer opiniões dos leitores sobre este artigoDar opinião sobre este artigo
Votação de 18 mil condutores
Qual a marca de automóvel mais fiável? Segundo os 18 mil condutores ouvidos pela Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), as marcas Mazda, Toyota e Honda são as que se destacam pela positiva devido às poucas visitas à oficina.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, divulgado na revista «PRO TESTE» de Janeiro, no outro extremo da classificação ficaram a Jeep, Chrysler, Renault, Lancia e Land Rover.

Quanto ao modelo mais fiável, a DECO refere o Toyota Prius 1.500, vendido entre Maio de 2004 e Dezembro de 2006, numa lista composta por 162 versões. Já no extremo oposto está o Renault Espace 2.200, a gasóleo, vendido entre Setembro de 2000 e Setembro de 2002.

Para a elaboração desta lista, a DECO ouviu 18 mil condutores portugueses, espanhóis, franceses, italianos e belgas e construiu um índice que permite comparar a fiabilidade de diferentes marcas e versões automóveis. Para o elaborar, deu mais peso «às avarias no sistema de travagem, no motor, incluindo a parte electrónica, e no sistema de alimentação do combustível, por serem problemas que põem em causa a segurança dos ocupantes ou impedem o carro de andar», avança em comunicado.

A DECO sublinha ainda que as marcas que surgiram em pior classificação não têm má «performance» dado que a menor pontuação é de 74,32 pontos num máximo de cem.

Oficinas da marca deixam a desejar

Quanto às despesas na oficina, a associação chegou também a um valor anual de referência para 11 marcas que oscila entre os 190 euros da Citroën e os 500 euros da Mercedes.

A maioria dos 18 mil inquiridos revelou-se também «menos satisfeita com a relação entre a qualidade e o preço nas oficinas da marca do que nas multimarca ou independentes», refere também o estudo. Visitar vários concessionários e informar os vendedores de que anda a sondar o preço em diferentes locais são formas de conseguir melhores condições, alerta a DECO.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=894551&div_id=1730">www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=894551&div_id=1730

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
-------------------
Sócio AJA n.º3
Direcção do AJA/Dep. Tesouraria

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

CelicaGTI



Este inquérito realiza-se todos os anos e tem sempre como protagonistas principais os do costume.

Todavia a Deco como entidade portuguesa que é, pensa como quase todos os portugueses, e todos os anos sai um estudo de qualidade que dá como mais fiáveis os Franceses (Renault e compª lda) é uma incongruência que nunca percebi e que os próprios nunca explicaram esta contradição.   http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

Este inquérito é considerado como o mais fiável e fidedigno em todo o mundo. Nem o próprio JD Power and Associates consegue a mesma dimensão e importância e é aqui que as marcas tomam o pulso ao mercado.



 



Sócio AJA Nº18