Toyota Corolla KE20

Iniciado por Joel Araujo, 06 de Novembro de 2017, 21:11

Tópico anterior - Tópico seguinte

Joel Araujo



Boa noite amigos.

O prometido é devido.


A busca para encontrar um KE20 acabou, e só foi possível chegar a este resultado com a ajuda imprescindível do AJA, nomeadamente do Miguel Vale, com mais algumas dicas do João Freire e do Pedro Meixedo.
Depois de várias visitas, e muitos mais contactos e análises a anúncios, conseguimos.

Comprei-o em Santa Eulália (Arouca), e foi directo até ao Museu do Caramulo. Ainda passou por Aveiro antes de seguir para Braga. Imparável mesmo.


Tem algumas afinações a fazer, e mimos estéticos que precisa sempre, mas penso ser uma boa base.
Ainda estou a absorver o entusiasmo. Que carro maravilhoso.


metralha328


edguerra KE20

Parabéns, compraste o carro dos carros! :)
Parece ser um Corolla "E" de 79, confirmas? De que mês é? Com jeitinho também tem matrícula OO como o meu.  :D

Joel Araujo

Citação de: edguerra KE20 em 07 de Novembro de 2017, 14:08
Parabéns, compraste o carro dos carros! :)
Parece ser um Corolla "E" de 79, confirmas? De que mês é? Com jeitinho também tem matrícula OO como o meu.  :D

Encontraste um irmão!

Agosto de 1979, matrícula OO :D

edguerra KE20

Agosto?? Ena! Deve ter sido um dos últimos mesmo. O meu é de Fevereiro.

Aproveita! E ficamos a aguardar as fotos com o nível que nos habituaste. ;)

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Earthp


Joel Araujo

#6
Olá amigos.

Já elaborei um plano de restauro para o KE20 que irei partilhar convosco.

O ponto mais urgente era trocar a bateria.
No entanto, acho que já fiz asneira e comprei a bateria com os polos trocados.

A questão é:
O correcto é o negativo estar junto ao reservatório do limpa-vidros, do lado do motor?

(Na foto o negativo está virado para o motor, mas do lado oposto ao reservatório, o que faz esticar um pouco o cabo do positivo).


Se a bateria não for esta, preciso de a ir trocar.

Agradeço imenso a vossa ajuda.



edguerra KE20

Boas Joel!

O correcto é o negativo estar junto ao reservatório do limpa-vidros, do lado do motor. Pelo menos no meu está assim.  :thumbsup

Quando puderes, partilha aí umas fotos e a história do bólide e da compra. Estou muito curioso em ver alguns dos componentes do teu carro, já que é irmão do meu... :)

Abraço

Joel Araujo

#8


Dia 4 de Dezembro o KE20 faz um mês em minha posse.

Ainda não andei tanto com ele como desejaria. O trânsito de Braga na hora de ponta é o terror, e fora as visitas ao Porto (para o Toyota Day, Encontro informal do AJA de Novembro e para visitar a família), o Toyota dá umas voltas de diversão pela Falperra e Bom Jesus, um trajecto divertidíssimo para conduzir este carro.

O primeiro passo do restauro foi substituir os pneus 155/80 R12 por uns novos. Contudo, antes disso tive que substituir um pendural da direção, do lado direito. Aproveitei e pedi para verificar travões, afinar o ponto do motor e substituir a anilha da valvolina da caixa que estava a verter. Trabalho levado a cabo pelo meu amigo e excelênte mecânico Francisco Gomes de Martim, Braga.

De seguida foi direto para o Ramôa levar 4 Falken SINCERA SN-832 (estou a adorar os pneus), calibragem e alinhamento de direcção. O carro já não desvia para nenhum lado, nem treme o volante a nenhuma velocidade. Está mesmo jeitoso.



O próximo passo foi tratar da enorme fuga de escape na primeira panela (a pequena). Deixei ao cargo dos senhores da Escapcar, que para além de um preço incrível pelo serviço, fizeram um trabalho muito bom. O carro está com um trabalhar muito sereno.



Estava tudo a correr bem, até que hoje fui trocar o termostato. Tive o mesmo problema que o Eduado Guerra e o ponteiro da temperatura não subia.

Evacuei a água do radiador e do blogo do motor através das respectivas tampinhas e comecei a desmontar a tampa do termostato. Um dos parafusos partiu e eu não sei como o vou tirar dali. A tampa estava toda corroida numa das pontas, como seria previsível.
Para acrescentar, o termostato que me venderam era o errado, mesmo tendo especificiado que era para um KE20.






Resumindo, carro parado até ter as peças.

Amigos, faço-vos então um apelo. Preciso do seguinte material:

-Tampa do termostato (Alguém tem? Onde posso encomendar?)
-Termostato (Existe alguma referência específica, ou basta levar o velho a uma casa de peças e pedir um igual?)
-Parafuso (Consigo encontrar numa casa normal de parafusos, ou são daqueles tamanhos estranhos que só existem na Toyota?)
Limpeza do sistema de refrigeração Algum produto que deva usar para limpar o sistema? Olho lá para dentro e só vejo castanho e verde.

Muito obrigado a todos e grande abraço.

PS: Fiz um agradecimeno especial ao AJA no meu artigo do nº200 da Topos & Clássicos, já nas bancas.




Kaizen

Parabens pelo carro, espirito e por o manteres activo.  :clap:
O Corolla tem muito bom aspecto e a cor, creio, nao ser muito comum nesta geracao.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

metralha328

Essas fotos da tubagem só me faz lembrar o meu menino...
Continua com força, isso é uma máquina de guerra!
:thumbsup

Joel Araujo

Espírito AJA é arrancar um gajo da cama a um Domingo de manhã para vir tentar meter o KE20 a andar. :D



Infelizmente o parafuso partido não deu tréguas. Decidimos desmontar para além da tampa, o corpo do termostato e retificar tudo. E já agora, porque não trocar também a correia dos acessórios?



No final desta semana voltamos à carga e tentamos meter o bicho a andar.

Tentem descobrir quem é o rapaz que está enfiado dentro do capô. eheh

Brunosantos

Diria que é o Miguel Vale  :lol
Ele está a ficar expert em questões relacionadas com circuito de água  :lol

:thumbsup

edguerra KE20

Joel,

Tampa do termostato: recomendo comprares original na Toyota, ainda devem ter em stock (tinham quando eu comprei, há menos de um ano). A referência é 16331-22031.

O termostato em si, comprei num daqueles sites de peças alemães (auto doc, auto peças online, etc). Foi fácil e veio "certo". Na altura aproveitei e comprei logo uma data de peças (sobretudo consumíveis, filtros e afins) para poupar nos portes.

O KE está com excelente aspeto! Um achado!

Abraço

RT

A tampa do termostato quase de certeza há em stock nova e original, por norma não são caras. Em alternativa podes ir a um torneiro e mandar fazer uma réplica dessa peça. No meu AE86 tenho 2 ou 3 peças que foram feitas dessa forma.

Bom aspecto o KE :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz