Pedi a folha de registo de inspeções e há 7 anos há uma ligeira discrepância, mas até pode ter sido erro de introdução. O quadrante do carro não é o original pois tem típicas marcações das sucateiras, pode também ter sido nessa altura que por algum motivo houve troca de quadrante e respetiva diferença de quilometragem.

De qualquer das formas, o motor tem elevado consumo de óleo, apesar de não deitar fumo azul. O fumo tem cor preta normal, mas também a bomba injectora parece estar com um pouco de débito a mais.
Detetei ontem derrame pelo filtro de óleo e possivelmente pelo retentor da cambota, mas a maioria do óleo desaparece é por outro lado.
Nunca fiz teste de compressão, mas já fiz o antigo teste de engatar o carro desligado numa descida e o motor nota-se que tem pouquíssima compressão, pois não tem força para se segurar e começa a rodar bem e o carro começa a descair.
Se aumentar bastante a rotação do motor também se começa a ouvir um pequeno bater, mas não acontece em andamento normal.
Tem óleo no colector de admissão.
Fora isso o motor trabalha normal e até tem boa aceleração (tendo em conta a fraca potência e estar a puxar jantes 15'), mas em subida nota-se bem que não tem já muita força. Zero consumos de líquido de refrigeração.
Estes sintomas são idênticos aos que já senti há uns anos numa VW Caddy 1.9SDi e o problema era um pistão furado. Suspeito que a ce90 tenha algo parecido (pistão furado ou rachado), e provavelmente os vedantes de válvula também já devem estar bastante gastos. Os segmentos talvez não estejam maus, mas também não devem estar perfeitos.
Isto anda assim na minha mão há quase 3 anos e 30 mil kms. Não ando sempre à bruta com este carro, mas confesso que às vezes ando com isto como se estivesse a andar com os meus carros a gasolina, e o raio da starvan nunca se nega!
Depois de fazer a troca de motor vou logo abrir o 1.8 e ver realmente o que se passa ali dentro... Tenho mesmo MUITA curiosidade em ver