RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)

Iniciado por RT, 18 de Julho de 2018, 18:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

RT

Boas pessoal,

cá fica a apresentação da minha Starvan, comprada em Fevereiro deste ano.

Já tive uma CE100 há alguns anos e adorava voltar a ter uma, mas visto ter especial carinho pelos AE92 e não ter disponibilidade de ter um, eis que juntei o útil ao agradável: viatura comercial (que estava a precisar) com a estética do AE92 :lol :thumbsup

Antes de apresentar a actual CE90 apresento a primeira que comprei. Foi há cerca de 1 ano e meio que a adquiri. Vermelha e baratinha para ir arranjando e meter a gosto mas infelizmente não houve disponibilidade para tal. Depois de a desmontar vi que infelizmente estava longe de compensar a reparação e meti a ideia de parte.

É esta:



Até estava estimada de interiores mas de resto estava muito mal tratada de chapa. Mecanicamente requeria também alguns cuidados, principalmente de suspensão e travagem.
Ao longo do tempo fui adquirindo vários extras que nunca chegaram a ser montados.

Entretanto ficou guardada num canto.

Sem mais me preocupar com o caso eis que apareceu à venda aí no continente uma CE90 cinza escura (quase preta), em aparente bom estado e, mesmo com os valor dos portes, mais em conta do que reparar a vermelha.

Cá está ela




Informação do maquinão:
É um modesto Corolla a gasóleo, 1.8d versão CE90
Contava com 317.000 quando a comprei, agora tem poucos mais
Em aparente bom estado de chapa, de pintura tem os esfolões normais nos para-choques, pequena mossa na mala e guarda-lamas, capot a perder cor
Tem algumas modificações feitas pelo anterior dono que gostei, outras que nem por isso. Algumas já tirei.

A ideia deste carro é: ter uma viatura de dia-a-dia fiável e económica, manter a mecânica de origem mas apetrechar um pouco o aspecto a meu gosto, bem como montar extras do Gti AE92.

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

(tive que fazer um post separado pois dava erro no post anterior)

O que foi feito desde a sua compra:

- Troquei diversas lâmpadas (a iluminação frontal era muito fraca, estava cheia de lâmpadas azuis e as principais nem sequer eram iguais)
- Substituí os piscas fumados dos guarda-lamas pelos da starvan vermelha. Foram lixados e envernizados
- Montei cubo, volante fundo e manete "TRD", futuramente quero montar o volante original do AE92
- Montei rádio 2Din, amp e sub porque carro meu de dia-a-dia tem que ter música :lol
- Troquei a grelha frontal por outra igual mas em tom cinza claro conforme de origem (a que lá estava tinha apoios partidos e estava pintada à cor do carro)

Foto já com os piscas e grelha frontal


Algumas das lâmpadas que lá estavam, e como ficou depois de levar lâmpadas novas
(Sim, os faróis principais tinha uma lâmpada diferente cada um :duh: )



'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

(Novo post porque dava erro no anterior a partir deste texto)

Volante com costuras vermelhas, manete "TRD" também com costuras vermelhas, rádio montado. Uma forma de "modernizar" um pouco um carro antigo de dia-a-dia


Espero em breve montar o volante original do AE92 mas estofado em pele com costuras vermelhas.

Entretanto depois de alguns problemas com os pneus que estavam montados no carro, eis que montei umas jantes que tinha cá em casa, que eram para a Starvan vermelha. São o tipo de jante que mais gosto de ver nos AE92, de 5 raios.





4 calibragens, 4 válvulas novas (das curtas). Os pneus já os tinha, estão novos, fizeram cerca de 100km apenas. São 195/45/15.
Infelizmente continua com os tambores vermelhos por falta de tempo. Para breve, para breve...!

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

(Novo post devido a dar erro...)

Chegou à altura de rever a travagem. Desde que comprei o carro que treme imenso ao travar partir dos 80km/h. A olho não vejo rachadela nos discos portanto deverão estar empenados.

Na sucata arranjei a bom preço umas bombas e discos maiores (passando de 230 e tal para 255mm). Provenientes de um Corolla E10 1.3 a gasolina.


Já comprei também os calços.

A montar em breve juntamente com suspensão nova. :thumbsup

Nos últimos dias foi feito o seguinte:

- Afinação do cabo do acelarador
- Troca de óleo do motor

Fotos tiradas ultimamente




Devido a viagens constantes não tenho tido tempo nenhum de fazer nada e a minha irmã é que tem andado com o carro.

Outro factor é que neste mês dei mais um grande passo na vida que foi a aquisição de um tecto  :lol E como é óbvio daqui para a frente nem me vou preocupar com os carros porque tenho algumas pinturas e pequenas renovações a fazer na casa.

Aqui a foto da praxe da CE90 à porta de casa  :D


Entretanto comecei a sondar preços para 4 amortecedores e respectivos topos (os frontais parece que se estão a desfazer). Já tinha comprado molas de rebaixamento para baixar um pouco sem comprometer muito o conforto. Os preços dos amortecedores eram exorbitantes! :thumbdown: Pelo mesmo preço, ou até por menos, um amigo meu tinha à venda uns coilovers com pouco uso, e respectivos topos. Não pensei duas vezes :lol



Visto serem reguláveis em altura, posso regular de forma a não rebaixar em demasia para não andar a esfolar o carro em todo o lado (grande vantagem face às molas de rebaixamento).

Entretanto o que está previsto nos próximos tempos...

Material em stock do AE92 para pintar/montar:

- Pára-choques frontal
- Saias laterais (originais, nada de fibra)
- Quadrante

Outras coisas a fazer com algum tempo:

- Trocar os farolins por uns não fumados
- Pintar o capot e se possível a mala (removendo a mossa na mesma)
- Pintar os tambores de preto
- Capas novas nos pedais

...e é isto! :thumbsup Não posso ter um AE92 mas olha, tenho algo parecido! :lol

Tive que fazer vários posts porque por algum motivo dava erro e só assim deu para postar.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Vtwin

António Martins

Kaizen

Parabéns pela casa.

Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

 Boa escolha  :thumbsup

Essas CE90 são a razão de eu gostar de japoneses antigos e recentes, 1º carro com 18 anos e fica-se Toyotista e amante de japoneses para a vida.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

RT

#7
Obrigado :thumbsup de facto surpreendeu-me pelos consumos (pela positiva), andamento até nem é mau visto se tratar de um simples 1.8d de 60 e poucos cavalos antigos, e fiabilidade até à data nada de mal a apontar :thumbsup Nem aparenta os quase 320.000 km.

Apesar de lhe estar a apetrechar um pouco de estética, não quero inventar em termos mecânicos para não me chatear. "Ah e tal mete um turbo nisso". Naah... :thumbsup

Tenho pena de os farolins da vermelha estarem em péssimo estado se não já tinham ido para a cinzenta.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Pequenos updates pois pouco ou nada foi feito.

Alguns banhos



Infelizmente duram pouco tempo, maldito inverno :lol

Aqui algo que estava desesperado para fazer, farolins originais sem escurecimento :thumbsup


E o novo companheiro da Starvan!!! :lol
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

(parte 2 do post pois se não o dividir dá erro)

Este mês vai à IPO mas para isso é preciso montar algumas peças que fui adquirindo. Será feito talvez na próxima semana:

- Travagem frontal que já estava programada para montar há algum tempo
- A suspensão idem
- 2 rolamentos para a frente
- 2 terminais de direcção

Este fim de semana passado o capot lembrou-se de trancar de vez. Usei a vermelha como cobaia para evitar estragar algo na cinzenta :lol
Aproveitei também para trocar 1 lâmpada de marcha atrás e de pisca que estavam fundidas.


E para já é isto. Já conta com 7000kms desde que lhe comprei, um total de 324.000kms sem problemas, apenas a pedir peças de desgaste. Quase 1 ano depois não poderia estar mais satisfeito, excelente máquina para dia-a-dia.

:thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Kaizen

Isso são carros de trabalho, têm é que andar certinhos e sem dar despesa.

Agora tens é de arranjar uma direção assistida e um ar condicionado? Ehehe.

Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Andre98

Muito bom, ainda outro dia tive ao pe dela a apreciar as jantes hehe  :D a travagem é plug and play? o meu starlet esta a precisar de um upgrade, principalmente agora...

RT

#12
Update, encomendado kit de comando da Gates e o motor de arranque por vezes prega partidas :thumbdown: Vou desmontar o motor de arranque da Starvan vermelha, mandar reparar e depois monto na cinzenta.

Citação de: Kaizen em 16 de Janeiro de 2019, 17:33
Isso são carros de trabalho, têm é que andar certinhos e sem dar despesa.

Agora tens é de arranjar uma direção assistida e um ar condicionado? Ehehe.

Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk



Ar condicionado não sei, mas direcção assistida está sem dúvida nos planos futuros  :thumbsup

Citação de: Andre98 em 16 de Janeiro de 2019, 22:05
Muito bom, ainda outro dia tive ao pe dela a apreciar as jantes hehe  :D a travagem é plug and play? o meu starlet esta a precisar de um upgrade, principalmente agora...

Olha ele eheh Curtiste a bela jante de ferro no lado do condutor? :lol A travagem tenho 99% certeza que é mas em breve vou ter 100% certeza.  :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Andre98


Olha ele eheh Curtiste a bela jante de ferro no lado do condutor? :lol A travagem tenho 99% certeza que é mas em breve vou ter 100% certeza.  :thumbsup
[/quote]
Essa jante de ferro foi a que mais apreciei 😂 quando montares a travagem da o feedback 👍

RT

Já tive a moda de anular a escova traseira, agora é ao contrário :lol

Motor, braço e escova já montados. Falta apenas a borracha que faz de vedande/arremate que acabei de encomendar na origem. Não é caro mas a previsão de entrega é de 1 mês. E claro falta daqui a dias o chapeiro melhorar a chapa naquela zona. Os autocolantes também vão começar a sair.


Como tinha a manete "TRD" há algum tempo com os pormenores vermelhos, decidi finalmente comprar um fole a condizer.


Aqui já com os faróis de nevoeiro anulados e uma banhoca. Em breve pintura para finalmente ter o capot com brilho, pois só brilha quando está molhado :lol :thumbsup

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz