Datsun 160U / Violet 710 [1976]

Iniciado por AndreP, 23 de Outubro de 2018, 13:16

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AndreP

Aqui apresento a minha mais recente aquisição! Um Datsun 160U de 1976 oriundo da África do Sul (volante à direita portanto), também conhecido como Violet 710!

Estas fotos foram no dia que o fui buscar, fui buscá-lo a Leiria e a viagem foi impecável. O carro está impecável de motor, super suave e com uma suspensão super confortável (apesar de não ter um ÚNICO casquilho em bom estado!), os interiores são super luxuosos e super confortáveis!





Apesar de estar bastante bom ele não escapou de uma revisão e de retirar aqueles horríveis faróis de nevoeiro Bosch (à venda) e montar as Hayashi Street 13" do meu 1200 (enquanto está no bate chapas... Quando ele sair e as Hayashi voltarem para o 1200 provavelmente vou acabar a comprar umas Hayashi 14" ou Watanabe 14" para este!)



A revisão foi simples. Óleo, Filtro de Óleo, Filtro de gasolina, rotor e tampa do rotor, termostato e liquido de radiador. Não lhe troquei o filtro de ar porque é praticamente novo e os platinados não lhe toquei porque vou meter o kit de ignição electrónica!






O porquê dos filtros de ar:


A gasolina que saiu do filtro de gasolina! Daqui a importância da troca disto!


Todo o sistema de travões tinha sido arranjado pelo antigo dono. Desde discos, pastilhas, kit reparação das pinças e até tubos de travões! Já me poupou imenso trabalho!




Test fit das Hayashi


A diferença que uns centros de jantes fazem... (Originais Hayashi!)







Ao tirar a tampa do termostato, um dos pernos cedeu... É chato, mas tira-se bastante bem com a tampa fora e com um alicate de grifos, juntamente com algum spray penetrante e pacieência!




A razão pela qual o carro não aquecia e quando puxava por ele aquecia. Termostato empenado e partido, ficava sempre aberto e não abria totalmente


Mais uma vez com um bocado de verniz de mulher e alguma paciência, consegue dar-se um melhor aspecto aos badges! Tentei arranjar estes emblemas novoas, mas infelizmente já é praticamente impossível, até mesmo na África do Sul, só mesmo fazendo à medida!









Como já estavam gastos e não ia muito à bola com o verde, em vinyl fez-se autocolantes novos para os centros de jantes!






Como o carro estava um bocado desalinhado, decidi fazer um alinhamento de direcção e caster do carro para ficar alinhadinho de maneira profissional!


A mais recente aquisição. Espelhos de guarda lamas iguais aos que vinham extra de época!


Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Aqui ficam algumas fotos mais "profissionais" que o Rafael Ferreira me tirou ao carro!























Os planos para este carro seguem muito por deixá-lo bastante original (visto ser bastante raro já) e por ser um carro mais familiar, luxuoso e confortável, e quero manter isso! (Para as maluqueiras e alterações já me basta o 1200 ahah) A ideia é adaptá-lo um pouco a meu gosto, metendo os espelhos no guarda lamas, rebaixando um pouco pois ele é bastante alto (Muito pouco, só para dar um look mais "clean"), tendo em referência por exemplo o 1600 SSS do Nuno Lopes. De resto é tudo manutenção e melhoramentos, nomeadamente trocar os casquilhos todos e de resto ir dando-lhe toques para ficar cada vez melhor e com melhor aspecto!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Vtwin

Muitos parabens Andre pela nova aquisição,
desejo te muitos e felizes kilometros ao volante da maquina  :thumbsup
António Martins

AndreP

Citação de: Vtwin em 23 de Outubro de 2018, 20:10
Muitos parabens Andre pela nova aquisição,
desejo te muitos e felizes kilometros ao volante da maquina  :thumbsup

Muito obrigado Vtwin!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Ontém procedi à montagem dos Espelhos no Guarda Lamas, montagem do kit de ignição, montei ainda um extintor no interior do carro (pés do pendura) e fiz substituição completa do óleo de travões.

Antes




Durante:


Depois:




Kit Ignição:




Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Umtali

Está no bom caminho e fazes bem manter este carro o mais original possível  :clap:

Agora só falta substituir esses piscas manhosos ...  :redface
João Freire - Sócio AJA nº 11

AndreP

#6
Citação de: Umtali em 25 de Outubro de 2018, 22:06
Está no bom caminho e fazes bem manter este carro o mais original possível  :clap:

Agora só falta substituir esses piscas manhosos ...  :redface

Obrigado João! Este carro sim, é para manter o mais fiél possível, tendo um toque ou outro a meu gosto!

Os piscas já estão a caminho, e se não tivessem parado na alfandega, já cá estavam! ahah
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Hoje finalmente chegaram os piscas (que tinham ficado presos na alfandega) originais. Os que lá estavam eram uns "matacões" feios e horríveis!

Antes:












Comparação:




Depois:








Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Umtali

Muito bem ... são os pequenos pormenores que fazem toda a diferença  :clap:
João Freire - Sócio AJA nº 11

AndreP

Se nas fotos se nota, ao vivo ainda mais! Aqueles piscas quadradões e já descoloridos perdiam muito a piada! Tenho pena de ter descoberto que este "U" já perdeu muitos extras que lhe conferiam a especialidade (incluindo o rádio e a consola penso), mas logo se vai vendo o que vai aparecendo na internet a preços justos!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

edguerra KE20

Espetacular, parabéns pela máquina!
O trabalho feito nos badges está qualquer coisa...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

RT

Excelente aspecto. Os piscas caíram que nem mel!! :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Crashed

Vi o teu carro pela primeira vez ao vivo no domingo, é um carro interessante, diz-me uma coisa que me esqueci de perguntar no domingo, a frente é mesmo assim ou já deu algum toque? é que parece que está meio para dentro
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

AndreP

#13
Obrigado a todos pelas mensagens!

Sim Rui, infelizmente a frente já deu um toque, o centro da frente devia estar um bocadinho mais saído fazendo uma espécie de "arco" e está direito. Felizmente não deixou mazelas e pouco se nota, mas com um pouco de atenção vê-se que ao centro o para-choques está mais encostado que nas pontas!  :thumbdown:
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

#14
Bem, depois dos piscas os trabalhos continuaram, desta vez um bocadinho mais chatos... Tive de trocar a junta da cabeça do carro... Eu já andava suspeito por estar a baixar o nível da água, mas estava na dúvida se era fuga ou junta da cabeça, até que começou a misturar água no óleo, e aí tive de encostá-lo de vez e trocá-la!

A "prova dos 9", pasta de óleo + água por todo o motor. Felizmente consegui detectar a tempo e carro andou apenas cerca de 5km com este problema, evitando problemas maiores ao ter uma lubrificação deficiente por deteorização da qualidade do óleo


Para evitar desmontar o motor todo e ter de fazer a distribuição de novo, marca-se a corrente, cremalheira e árvore de cames às torres:


Estado da junta:




Algo curioso que descobri, o bloco é um L16S e não um L16 normal... Continuo na dúvida do que realmente significa! Já me disseram que era L16"S" por ser da África do Sul, outros já me disseram que os blocos L16S eram os a partir da década de 80, o que neste caso não é possível pois o carro é de 1976 e é matching numbers (A não ser que tambem tenham alterado a placa claro)


Para não perder tensão na corrente pelo esticador da corrente esticar, fabrica-se uma peça em madeira (ou neste caso nylon (tábua de cortar carne) para não deitar sujidade para dentro do motor. As dimensões vem no manual da Haynes)
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]