Honda Civic 1200 SB1 - 1978

Iniciado por diogonike, 20 de Dezembro de 2019, 23:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

diogonike

Olá a todos
Já há algum tempo que era para iniciar este tópico, ganhei coragem e resolvi fazê-lo hoje para que pudessem acompanhar o restauro que está a ser feito por mim num Honda Civic 1200 SB1
Um pouco da história do carro.
O carro foi adquirido em 2016, fui busca-lo perto de Coimbra, não vou mencionar nomes porque não quero estar a fazê lo, numa pequena conversa durante a viagem com o Sr. ele contou me que era mecânico, o que me deu algum alento por perceber que provavelmente o carro estaria em boas mãos e estaria a ser bem cuidado, o que não se veio a verificar mais tarde.
Foi me dizendo pelo caminho que o carro tinha sido abastecido com gasolina misturado com gasóleo, que era essa a razão de custar a pegar, sendo que mais tarde descobri que isso não era verdade e que o motor estava completamente fora do ponto daí ter custado a pegar
Vi o carro e pareceu me estar aparentemente em bom estado sendo que não precisei de muito tempo para fechar negocio com o Sr. também percebi que havia alguma inquietação da parte do Sr. o que mais tarde consegui perceber o porquê
O carro fez a viagem sem qualquer tipo de problemas de Coimbra para Viseu, cheguei a casa e estive a analisar ao pormenor o carro, e encontrei algumas coisas que era suposto o antigo dono me ter dito antes de iniciar a compra. penso que o grande problema de ser honesto é achar que as outras pessoas também o são e isso infelizmente não é verdade muitas das vezes
Vou mencionar alguns problemas que encontrei no carro.
O carro tinha uma zona completamente pobre ao é da entrada de ar da sofagem, vou poder mostrar isso mais tarde.
A poli da cambota girava torta, mais tarde quando desmontei o motor percebi que a chaveta tinha sido soldada
No motor faltavam algumas peças na distribuição, as guias da correia no carreto.
Sem mais demoras eu colocar fotos do carro e vou explicando quais foram os problemas que encontrei e o que foi feito até hoje
Não podia deixar fazer o meu agradecimento especial ao Sr. João Freire por toda ajuda que me tem dado no que diz respeito a todas as peças que foram zincadas, o meu muito obrigado uma vez mais.


diogonike

#1
Percebi que o carro necessitava de uma intervenção urgente e decidi colocar mãos à obra
Este é o segundo modelo que eu e os meus pais temos, sendo que o primeiro carro dos meus pais foi modelo SB2, um pouco mais recente que este modelo.
Consegui encontrar todas as peças necessárias para poder fazer a reconstrução total do motor, peças essas que vieram da Bélgica
O motor levou um conjunto novo de embraiagem, disco, prensa e rolamento de encosto

diogonike

Algumas fotos antes da intervenção que foi feita no motor, dá para ter uma ideia de como estava mal tratado

diogonike

#3
Nesta foto é possivel ver a poli da cambota com a chaveta soldada, essa intervenção foi mal feita o que provocava que a poli girasse aos SS
Entretanto consegui encontrar uma usada em bom estado

diogonike

Olá a todos deixo aqui mais uma actualização

diogonike


diogonike

O objectivo principal desta intervenção no carro é conseguir manter a originalidade do carro,e conseguir aproxima-lo o mais possivel com a versão RS que saiu originalmente no Japão,  entretanto decidi fazer uma pequena actualização em termos de carburação, duplo carburador Keihin proveniente de um motor EN4, que originalmente equipava o motor do Honda civic 1300 S e também equipava o motor do Triumph Acclaim
Este conjunto vai ser substituído mais tarde pelo conjunto da versão RS que vou ter a oportunidade de poder mostrar mais tarde.

diogonike

Substituição das juntas das cubas dos carburadores, assim como os diafragmas que estavam ressequidos

diogonike

Limpeza e polimento do vidro dos mostradores do velocímetro, limpeza e substituição da esponja das saídas de ar da sofagem 

diogonike

Aquisição de amortecedores traseiros novos e originais que serão substituídos mais tarde, uma vez que o amortecedor traseiro esquerdo está empenado

diogonike

Limpeza das válvulas do sistema de travagem

Kaizen

Excelente trabalho. Boa continuação.

Sent from my SM-G973W using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

diogonike

Citação de: Kaizen em 22 de Dezembro de 2019, 18:24
Excelente trabalho. Boa continuação.

Sent from my SM-G973W using Tapatalk

Muito obrigado :)

diogonike

Preparação de algumas peças antes e depois da pintura.
Foi utilizada um tinta especial anti-corrosão POR15 passo a publicidade. 

diogonike

A nível do interior do carro, estava a necessitar de uma nova protecção na parte interior do cofre o motor
Foi limpo, desengordurado e apliquei novamente a tinta anti-corrosão, antes de aplicar a esponja e a película anti ruído e calor