Tópico sobre o Líquido do Circuito de Refrigeração

Iniciado por nunoturbo, 09 de Março de 2004, 16:45

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nunoturbo

Há uns tempos atrás, e durante uma conversa, colocaram-me uma questão há qual não soube responder, e que se prendia com as eventuais diferenças entre as cores dos Líquidos de Circuito de Refrigeração dos motores dos nossos pópós. Anda por aqui alguém que me/nos possa esclarecer?
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FilipeAE86nr1

não tem ciÊncia nenhuma, é apenas para facilitar a verificação do nivel de liquido refrigerante....recomendo o amarelo fluorscente....é do tuninghttp://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>


nunoturbo

Assim sendo, tanto faz azul, cor e rosa, verde ou amarelo?

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

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rventura

Vou perguntar ao meu mecânico mas acho que a côr em nada influência.
A marca e o preço sim é que são as atenções a levar em conta...

Geralmente os dos Hiper-Mercados são muito baratos para terem grande qualidade...

Isto aplica-se tb a oleos e peças simples de revisões.


Woody PT

Atenção aos Hipermercados!

Com frequencia se encontra água corada.


É preciso ter em conta que o líquido de refrigeração não serve apenas para transportar o calor para o radiador.
Convém que também lubrifique a bomba de água e impeça a oxidação do circuito (e impeça o congelamento, nas zonas onde possa acontecer).


Pessoalmente, para meter algum líquido de marca branca, prefiro água destilada. Tem o mesmo efeito e é muito mais barato.

Depois existem os concentrados.
Normalmente adiciona-se á agua da torneira - com toda a quantidade de minerais que contém.



Pessoalmente, gostei bastante da viscosidade e resultados do vermelhinho da Toyota e do Verde da Renault. Além desses, só mesmo de uma marca conceituada (apesar de não gostar de ir por marcas), concentrado e diluido com água destilada na proporção que me parecer melhor, indiferentemente da indicada.

Já utilizei água destilada com querosene (petroleo iluminante) apenas para limpar o circuito mas gostei do resultado (o ponteiro passou a andar um pouquinho mais abaixo). Só que tive receio pelas tubagens e vedantes http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  


nunoturbo

Quote:
Já utilizei água destilada com querosene (petroleo iluminante) apenas para limpar o circuito mas gostei do resultado


E limpou o circuito?

Talvez precise de uma coisas dessas...

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figueiredo

não tenho certezas acerca das cores mas por o que já vi ,a cor difere da concentração do anticongelante.
existe anticongelantes para -5 graus e outros para -20 graus e por ai fora.a cor difere ai mas tambem de fabricante para fabricante.
uma vez li que o producto anticongelante e feito apartir do glicol.o glicol fazia-se antigamente apartir da fervura de vinho durante muitas horas. este producto tambem serve para manter o motor mais fresco pois transmite melhor o calor.era bastante utilizado nas corridas de antigamente para aumentar a performanse dos carros.
sei de um amigo meu ja com alguma idade que era mecanico numa equipa que fazia na decada de 1960\70 as rampas em portugal. corriam com um mini cooper 1300s e foi com este amigo que me ensinou muitos truques para aumentar a potencia e não só.
os anticongelantes da altura era mesmo só glicol e diz ele que os minis subiam as rampas nas horas e nunca viram nenhum com a junta da cabeça queimada.e se eles andavam..estão a ver um mini cooper´s com perto de 100cv e a dar quase 200km´h!!!!! era uma serie de minis que sairam em 1960 com 82cv de fabrica.
uma vez perguntei ao meu amigo o seguinte? "então e datsun´s ?   resposta - bem em recta ainda davam coça mas nas rampas ficavam para traz.

http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">  


ROGER MORGAN

Bem isto nunca foi uma preocupação de maior para mim. Como não tenho club tanto faz a cor http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">    

Normalmente utilizo, até em cicuitos abertos com tubo ladrão e sem bomba de água no circuito de refrigeração o REDEX azul pois fica ao custo da água destilada, mas não sou muito exigente nisso. A minha preocupação é um controlo visual apertado e sistemático do termómetro dos carritos. Estão lá para se ver, pois as luzes led quando acendem, normalmente já estamos na despesa....

Agora água da torneira é que não utilizo nunca, pois tem muitos minerais dissolvidos que acabam com o tempo de ficar agarrados às paredes do circuito de refigeração e aí serve de impedimento à permutação de calor e ao caudal do líquido (diametro mais pequeno). Já vi com os meus olhos tubagens e condutas da EPAL reduzidas a menos de metade do seu diâmetro devido á deposição de calcário e outros minerais mas paredes da conduta.

Agora querosene e petróleo isso afecta com toda a certeza as tubagens e todas as borrachas do circuito. Existem produtos de limpeza do circuito que devem usar com alguma regularidade (todos os anos ou de dois em dois).

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 9/3/04 19:48

Woody PT

Eu uso o petroleo apenas para a limpeza do circuito:

Após usar um produto de limpeza (normalmente deve ficar lá dentro uma ou duas horas), retiro-o, enxaguo e atesto com água destilada e dois litros de petroleo iluminante.
Deixo lá ficar cerca de uma semana, utilizando o carro diariamente.
O petroleo, por ser detergente, limpa todas as impurezas que tenham ficado; desfaz as maiores que ficam "á solta" e, por ser algo gorduroso, entranha-se em todos os nichos da bomba de água, lubrificando-a.

Passado esse tempo, torno a enxaguar, enchendo e esvaziando o circuito duas ou três vezes com água destilada.
No final, atesto com um produto normal.


É realente trabalhoso, mas as verdade é que em n carros, com maus tratamentos, nunca troquei uma bomba de água ou tive problemas de aquecimento (excepto no primeiro, quando aprendi este procedimento).



O Glicol é um tipo de álcool, tem uma temperatura de congelação muito mais baixa que a água. Por isso é adicionado para evitar o congelamento.
Duvido que seja melhor na transferencia de calor, pois a sua massa é muito menor.


Os minerais da água da torneira, além de entupirem os circuitos, tendem a depositar-se também nos termostatos, dificultando o seu funcionamento (já vi um motor aberto, com mais de dez anos e centenas de milhar de Kms, que sempre e só usou água destilada - os canais estavam rigorosamente novos)


nunoturbo

Woody, e a dissolução de todos os resíduos acumulados no bloco do motor, ao desfazerem-se não se entranham na bomba de água e nos favos do radiador?

 

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Woody PT

Já por isso é que eu faço n enxaguamentos.


A última que fiz foi no Toyota:
Na altura até andava com ele diariamente, de maneira que andou uma semana com o petroleo lá dentro. Depois de o tirar e passar por água, todos os dias ao chegar a casa (motor quente, termostato aberto), tirava a água que lá estava e ia metendo limpa, lentamente.
Á noite, já frio, voltava a tirar e meter nova.

Dois dias assim, nova dose de petroleo e novo ciclo.

No final, líquido da Toyota (bem caro, por sinal) e no dia seguinte tirei tudo e meti novo.



Tardei duas semanas no processo, mais de trinta litros de água destilada e cinco litros de petroleo.
Eu sei que exagerei, mas nestes casos, prefiro falhar por excesso do que por defeito.


nunoturbo

OK  

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

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figueiredo

adicionar petroleo no circuito de arrefecimento e que é nova para mim!!
sem estar a falar mal ou bem ,sempre me disseram que adicionar substancias a base de oleo mandava as borrachas para a sucata.estas substancias a base de oleo depois de quentes corroiem as borrachas.
claro que não tenho a certeza pois foram varias pessoas que me disseram para nunca fazer isso.
agora o que ja vi fazer e adicionar um producto proprio no circuito que serve para lubrificar os diversos orgãos mecanicos e que é muito utilizado em motores maritimos.
sei tambem que é adicionado apenas umas gotas em todo o circuito e que pode ser utilizado sem ser preciso mudar de tempos em tempos.
é um produto que qualquer loja de artigos martitimos teem de certeza.
a lata que em vi (não me lembra o nome) e da marca dos motores da caterpillar.
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Woody PT

Isso realmente é verdade.

Mas repara que o petroleo Iluminante (ou querosene) é realmente um destilado do petroleo.
Mas a gasolina e o Diesel também o são.
Em que matéria são os vedantes das bombas e depositos de combustível?
E as tubagens?

Não é por aí que se degradam tão rapidamente http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">



E por essa dúvida mesmo é que não o mantenho muito tempo dentro do circuito (o mecanico que me ensinou a usar petroleo para limpar por acaso disse-me que o poderia deixar lá dentro pois só fazia bem).



Da mesma forma que eu sempre aprendi que não se deve usar massa consistente para lubrificar peças em contacto com plasticos ou borrachas (o caso dos motores e transmissóes dos limpa pára-brisas, p.ex.) mas sim vaselina.
Realmente a massa consistente degrada os plasticos e borrachas e a vaselina não, mas ambos são derivados do petroleo (acho).
Aliás, há quem use vaselina líquida para limpar e dar brilho aos plásticos interiores.


figueiredo

bom ,é verdade que querosene é um destilado do petroleo mas sera que faz alguma coisa ???
não sei mas gostava de saber a quanto tempo já fazes esse tratamento?
tens alguns resultados que possas divulgar.
se eu bem entendi fazes uma limpeza,ao encheres no final metes uma solução tipo meio por meio. sim?
ha quanto tempo andas com essa solução?

todos os dias aprende-mos algo e se calhar ate vou experimentar.

fiquem bem.http://www.deephousepage.com/smilies/beerchug.gif ALT=":[beer]">