Árvores de Cames Datsun 1200 GX

Iniciado por nunoturbo, 29 de Julho de 2004, 15:37

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nunoturbo

Tendo possibilidade de montar num motor A12 "normal" um árvore de cames do 1200 GX, o que é que é preciso fazer para a pôr a funcionar 5 estrelas?

A afinação das válvulas será diferente?

As touches têm que ser mudadas?



A palavra aos técnicos especialistas...http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

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PedroXXL

Uma palavra minha não especialista:

- As molas das valvulas não terão de ser duplas ou mais fortes?

Pedro Leal


nunoturbo

Esse estou em crer que é outro dos upgrades, mas que não é obrigatório quando se monta a árvore de cames...

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PedroXXL

Eu só me referi a isso porque, á partida a arvore de cames será mais pontuda e acentuará maior brusquidão na acção.
O intuito, das molas mais fortes, a meu ver, é de melhorar a reacção como resposta à acção. (lembram-se das aulas de fisica? par acção/reacção?)

Pedro Leal


nunoturbo

Sim, sem dúvida, mas não sei se é imprescindível a montagem das molas.

De qualquer forma, as molas são fáceis de arranjar.



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MazdaMan Toninho

É como um casamento: árvore de cames e molas.
Uma sem as outras são como a Eva sem o Adão.


nunoturbo

Hmmm, OK

MazdaMan, e quanto ao resto?



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PedroXXL

Por consequencia da A.C. mais pontuda e de molas mais fortes, a corrente de distribuição também vai ser sujeita a uma maior amplitude de tensões aplicadas. Será que a std aguenta? Existirão correias mais fortes?
E quanto aos rolamentos da AC? são os mesmos?

Pedro Leal


Maddatsun

A mudança de molas por umas mais fortes não é uma operação obrigatória. Faz-se para evitar a flutuação das válvulas que eventualmente poderá acontecer em regimes muito elevados. Não oferece só vantagens. Ao colocar molas mais fortes ou mesmo duplas, vai-se aumentar a fricção/desgaste entre a came e a touche. No fundo é mais um dos tais compromissos que devem ser postos no prato da balança para ver para que lado pende a razão.

A minha opinião é a seguinte:

As cames de origem do A12 têm uma duração de 248º/248º. As do GX não sei mas calculo que devam andar pelos 260º/260º. Também desconheço o lift de ambas mas a diferença entre elas não excederá por certo os 0.20mm.
Se o motor não for sujeito a rotações acima do "aceitável", penso que mais vale deixar as molas originais e não sujeitar o motor a um desgate extra.

Respeito outras opiniões...http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  

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Maddatsun

Vale sempre a pena mudar a correia de distribuição por uma nova de qualidade. A tensão da correia deve ser mantida e  medida com chave própria. Os rolamentos são os mesmos. Se puderes por novos, tanto melhor!

Da Drift Masta
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nunoturbo

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Estou a pensar mandar fazer umas molas mais "fortes" do que as originais, mas sem chegar ao nível das duplas...



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nunoturbo

Ou melhor... onde é que posso saber quais os valores de que preciso para mandar fazer umas molas de valvulas iguais ás do GX?



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Maddatsun

Isso é talvez das coisas mais complicadas de mandar fazer. Mesmo que soubesses a duração, o lift máximo e o overlap da came, o mais certo era sair diferente. Existe mesmo um aparelho para traçar o perfil da came mas não te sei dizer o nome. Vou procurar mas não prometo...http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">  

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MazdaMan Toninho

Confusos ou ainda não??

Não vai ser nada fácil fazer 8 molas de válvulas das quais 4 terão (penso eu) uma especificação e as outras 4 (penso eu) tenham outa especificação. Mesmo que as 8 sejam iguais, esta é uma operação que eu não mandava fazer para um motor meu.
Preferia comprar de uma marca conceituada (e com os devidos sistemas de controlo da qualidade). Garantido.