Tratamento/Restauro de suspensões

Iniciado por ROGER MORGAN, 23 de Fevereiro de 2004, 10:57

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ROGER MORGAN

Relacionado com a esmaltagem vitrificação dos colectores de escape alguém questionou se seria aplicável esse processo às suspensões.

Nesse tópico respondi mais tarde que:
Quote:
Quanto à aplicação deste processo na suspensão considero-o totalmente desaconselhável visto a zona estar muito sujeita a pedras e pancadas originando estaladelas no esmalte, ficando a peça sem qualquer protecção anti-corrosiva, era pior emenda..... Na suspensão uma boa pintura, com tinta-auto preta resistente a óleos e nada de preto chassis que é muito pouco aderente.

Atendendo que estou com um restauro entre mãos (por acaso não JAP) junto aqui duas fotos desses trabalhos pois são aplicáveis a qualquer trabalho nas suspensões.

Aqui ficam as fotos do "antes"

http://stonevalley.no.sapo.pt/Dia%2004_02%20SUSP%20FTE.jpg" style="border:0;"/>

e do "durante" (após a desmontagem integral, a lavagem, a decapagem e da zincagem.

http://stonevalley.no.sapo.pt/Dia%2021%20001_Suspens%E3o%20dianteira%20decapada%20e%20zincada%20%20short%20AJA.jpg" style="border:0;"/>

Espero brevemente introduzir o "depois de pronto"
 

Old & Classic Car Fan

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nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Muito porreiro, convém salientar a todos os interessados neste tipo de "operação" que as borrachas (apoios do motor, sinoblocos e afins) têem aobrigatóriamente que ser retiradas!!!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

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ROGER MORGAN

Desmontagem integral das suspensões queria dizer exactamente o que o NunoTurbo reforçou e muito bem, pois esses elementos não resistem à acção da projecção da grenalha na decapagem. Idem para zonas rectificadas que devem ser protegidas

Muito obrigado Nuno pelo reforço da ideia, não vá alguém incorrer em danos por falta de pleno entendimento da amplitude da operação.

Estamos aqui para ajudarmo-nos uns aos outros e não para contribuir para perdas e danos desnecessários nos nossos carritos.

Recomenda-se sempre a audição de especialistas antes de executarem trabalhos específicos.

A decapagem a areia está legalmente vedada na UE, há muitos anos, devido aos impactos negativos na saúde dos seus operadores, donde não ser recomendável.

Old & Classic Car Fan


nunoturbo

Quote:
A decapagem a areia está legalmente vedada na UE, há muitos anos, devido aos impactos negativos na saúde dos seus operadores, donde não ser recomendável.


SÉRIO??????????

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

Não fazia a mínima ideia... já agora... que problemas de saúde é que pode provocar?

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kombota

Tinha pensado utilizar o processo de decapagem a areia no mazda nalguns pontos localizados mas sendo assim... Se não me engano o Ruben utilizou este processo de uma forma bastante simples... com bons resultados.

Em relação ao preto chassis, discordo um pouco. Para mim é uma boa solução, mas tem alguns defeitos. A aderecia depende muito da limpeza da superfície de aplicação... logo implica um pouco mais de trabalho.

Apliquei preto chassis juntamente com Anti-gravilha em grande parte do Datsun e fiquei bastante contente com o resultado.

Cumps
 


ROGER MORGAN

Quanto aos problemas de saúde provocados pela decapagem com areia são do foro pulmonar.

Sei que o Ruben aplicou de facto areia na decapagem do seu Celica e no encontro de Lx a 1 Fev. 2004, tive a oportunidade de o alertar para essa questão.

O revestimento de uma superfície que constitui a pintura deve ser sempre precedido de uma boa limpeza e desengordamento de toda a área a revestir.

Assim, depois da chapa levada à cor prata, a área é lavada com desengordorante e diluente e só então é aplicada uma base anticorrosiva da Eastwood (dos USA) que forma uma base quimica estável da chapa. Só após esse tratamento é que pinto com gravitex e depois tinta auto preta ou de outra cor.

Só utilizo o gravitex na zona exterior do chão e nos para lamas que estão expostos à água.

Quando há lugar a decapagem (p. ex as suspensões) e zincagem procedo à pintura directa com uma boa tinta auto.

Reafirmo a pouca aderência do preto chassis. Nem a estrutura dos bancos interiores pinto com o preto chassis. Para mim é tinta banida dos meus restauros.

Em motores e auxiliares utilizo tinta enamel da FROST (UK) e fica o que se diz "um verdadeiro espanto"

Em colectores utilizo a tal vidragem/esmaltagem e na tubagem e panelas de escape uma boa tinta de alta temperatura de alumínio (pelo menos mais de 600ºC, mas quanto mais alta melhor).

Já agora não esquecer após a pintura geral da aplicação de cera no interior das zonas escondidas com pistola.

Claro que tudo isto não dispensa o tratamento das juntas.

E vou acabar porque senão temos aqui outro tópico que é a pintura (que note-se é o antónimo de borradelas ou "fuminhos")

Old & Classic Car Fan

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ROGER MORGAN

Esqueci-me de referir que a decapagem a grenalha da chapa, quando não é bem regulada a pressão e feito com cuidado, pode provocar empenos graves nos paineis devido ao aumento da temperatura danos semelhantes aos de uma soldadura.

Esqueci-me ainda de referir que não utilizo gravitex nas suspensões devido ao aspecto rugoso com que fica. As zonas onde aplico gravitex são sempre pintadas posteriormente, e bem, com tinta auto (mais de uma demão).

Tudo isto tem custos, naturalmente.

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nunoturbo

Quote:
base anticorrosiva da Eastwood (dos USA)


Onde arranjas isso?

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ROGER MORGAN

Na FROST em Inglaterra que também comercializa os produtos da EASTWOOD e evitamos assim os problemas de Alfândega.

É o Rust Encapsulator em lata ou spray

Vejam os sites www.frost.co.uk

www.eastwood.com

Compro via fax (nada de e-mail) com uso do cartão de crédito e os produtos chegam a casa com VAT (IVA) a 17,5%. Simples não é?

Há também um produto que costumo usar quando temos a chapa quase em metal prata que é o "Metal Ready Rust Remover" em cima da chapa (género de ácido) que deve ser usado com muito cuidado para não respirar vapores. Depois da aplicação e secagem voltamos  a limpar com catrabuxa, rasca e lixa, depois desengordorante e diluente e então aplicação do "encapsulator" em pistola.

Tenho fotos destes trabalhos em curso num carro não JAP, donde só com autorização dos "donos" disto http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  é que as introduzo aqui.

 

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ROGER MORGAN

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%207%20004%20MOTOR%20E%20CAIXA%20EM%20MONTAGEM.jpg" style="border:0;"/>

Motor e caixa pintado com tinta "Engine Enamels" da FROST depois de rectificado e totalmente reconstruído com peças de origem. A cor é a de origem

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%207%20011%20LIMPEZA%20DO%20GUARDA%20LAMAS%20INTERIOR%20E%20PILAR%20A%20ESQ.jpg" style="border:0;"/>

Operação de limpeza a rasca, escova de arame, a catrabuxa, maçarico (queima de ferrugem)

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%207%20012%20LIMPEZA%20DO%20GUARDA%20LAMAS%20INTERIOR%20E%20PILAR%20A%20ESQ.jpg" style="border:0;"/>

Idem noutra fase dos trabalhos

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%207%20013%20LIMPEZA%20DO%20GUARDA%20LAMAS%20INTERIOR%20E%20PILAR%20A%20ESQ.jpg" style="border:0;"/>

Idem noutra fase dos trabalhos

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%207%20017%20LIMPEZA%20DO%20GUARDA%20LAMAS%20INTERIOR%20E%20PILAR%20A%20ESQ.jpg" style="border:0;"/>

Idem noutra fase dos trabalhos

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%207%20018%20%C1CIDO%20NO%20GUARDA%20LAMAS%20INTERIOR%20E%20PILAR%20A%20ESQ.jpg" style="border:0;"/>

Aplicação de ácido "Metal Ready Rust Remover" da FROST

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%2014%20005_Efeitos%20do%20%E1cido%201%20semana%20depois.jpg" style="border:0;"/>

Resultado após uma semana da aplicação de ácido "Metal Ready Rust Remover" da FROST

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%2021%20004_Limpeza%20final%20do%20para-lamas%20esq.jpg" style="border:0;"/>

Continuação das operações de limpeza após a aplicação do ácido

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%2021%20017_Limpeza%20para-lamas%20interior%20esq.jpg" style="border:0;"/>

Idem

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%2021%20023_Para%20lamas%20interior%20esq%20_pintura%20anticorrosiva.jpg" style="border:0;"/>

Pintura com o "Rust Encapsulator" de EASTWOOD

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%2022_05_Vedante%20Juntas%20Portas%20Esqs.jpg" style="border:0;"/>

Aplicação de vedante de juntas também da FROST

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/Dia%2029_013%20Painel%20int%20porta%20da%20frente%20esq%20Pintado%20small.jpg" style="border:0;"/>

Pintura final do painel interior da porta. Os paineis da porta (o exterior e o interior) depois são montados aplicando o "Brushable Seam Sealer" também da FROST, nas zonas de chapa virada. A junta fica completamente selada.
 

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Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 25/2/04 12:21

JONAS1200

Bate-chapas competente: profissional que consegue reproduzir fielmente a chapa corroida,sendo paciente e sensivel á aplicaçao destes produtos, não se limitando a espetar com betume de pedra nessas zonas(porque não se está pra chatear).
Para se encontrar um bate-chapas com este perfil é complicado, já que hoje em dia a maior parte são só "substituidores de paineis"...

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

nunoturbo

Quote:
Bate-chapas competente: profissional que consegue reproduzir fielmente a chapa corroida,sendo paciente e sensivel á aplicaçao destes produtos, não se limitando a espetar com betume de pedra nessas zonas(porque não se está pra chatear).


Tenho o orgulho de ter como amigo o chapeiro que trata por Tu os cinco primeiros chapeiros da Europa.... http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  

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MazdaMan Toninho

Proibição do uso de jacto de areia

Porquê???

A areia é constituida por vários componentes entre eles SILICA,  em proporções da ordem dos 40 a 60% (areia portuguesa)

Sílica em partículas de tamanho inferior a 0,02, passa a ser uma POEIRA RESPIRÁVEL.
Esta poeira respirável, ultrapassa normalmente o limite legal de 0,05mg/m3 de ar  causando, a longo prazo uma doença conhecida técnicamente por silicose, ou seja em termos de rua: cancro nos pulmões.
Análises realizadas em Portugal, indicam  níveis de 2,0 mg/m3http://www.deephousepage.com/smilies/jail.gif ALT=":[jail]">

O Decreto Lei 109/2000 classifica as actividades em que há exposição a sílica, como uma actividade de Alto Risco.

O mesmo acontece com o AMIANTO, nome comercial FERODO, entre outros nomes.


Já agora o trabalho de tratamento do motor e da chaparia aprseentado pelo ROGER MORGAN está simplesmente espectacular.

Eastwood é uma marca famosa, mas em Portugal estão á venda produtos semelhantes com bos resultados; CORRORLESS, normalmente á venda até no AKI, è inglês.

Não consegui identificar a máquina alvo do restauro nas fotos.


ROGER MORGAN

Pois..... é............http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  e Ascona A de 1974

Old & Classic Car Fan


Woody PT

Já agora, quando o meu pai tinha paciencia pra estas coisas, ensinou-me a utilizar um produto para tratamento e protecção da chapa que nunca mais encontrei no mercado (ele comprava a um fornecedor da firma):

NOVEROX.
Era uma pasta branca que ficava preta após contacto com a chapa. Segundo indicavam, não era necessario retirar toda a ferrugem, uma vez que a convertia quimicamente (julgo que á semelhança do Hammerite, da Robbialac).
Também podia ser diluida e aplicada á pistola (era o que faziamos).

Alguém conhece ou tem opinião sobre este produto?



Quanto a chapeiros, tive a sorte de ter conhecido um excelente.
O meu guarda-lamas estava de tal forma amolgado que nunca acreditei que pudesse ser reparado. Foi o proprio bate-chapas que insistiu para que não comprasse o painel.
Cortando, martelando e soldando, levou-o á forma original (sem qualquer tipo de betumes).

E extraordinariamente barato http://www.ezboard.com/images/emoticons/happy.gif ALT=":D">