Para quem tem Corolla Coupé GT (AE86)

Iniciado por Woody PT, 20 de Maio de 2004, 19:43

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GASOVER

Boas a todos.Depois de passar os olhos por estas três páginas,atrevo-me a um comentario geral e à divulgação de alguma experiência própria.
Quanto a consumos,acho que se deve dar mais atenção ao econoscópio e manter o motor o mais proximo possivel da rotação do binário máximo,sem deixar acender a luz laranja.Faço media de 9lts com trajectos de 5km diariamente e baixo o consumo para 7lts em viagens mais longas,tudo isto dentro dos moldes acima mencionados.E claro que fugindo disto o consumo dispara quase na vertical.
Acho que ao mudar a correia de distribuição não tem que se mexer no ponto de ignição.Já mudei duas vezes e nunca afinei o motor.Penso que as velas que tenho no momento são NGK não sei a referencia porque já não as vejo à cerca de 40.000 km.Só comprei dois jogos de velas e o carro já tem 142.000 km.perguntei por curiosidade na ultima IPO e o CO estava a 0,019. Acho este valor exageradamente baixo e segundo experiência própria na afinação de um motor cleon da Renault à uns anos atrás resultou em empeno de duas valvulas de escape.Na altura disse-me o mecânico que o motor demasiado "seco" provoca o sobreaquecimento das mesmas.Por enquanto o bicho ainda não se queixou!Já estou a alongar muito.Depois continuo.Cumprimentos a todos.
 J. MAIA
 


Kaizen

#46
A pergunta seguinte é óbvia, mas tenho uma dúvida por trás: Os cabos de velas de um 4A-GE de um AE92 servem num 4A-GE de AE86 certo?

É que eu tenho quase a certeza que sim, mas pata além dos motores montados em posição diferente fiquei na duvida se haveria mais alguma coisa!

Mas dão, não dão?!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

apardal

Rviper, se os motores são iguais...

Independemente da posição em que estejam colocados, os componentes que os cabos vão ligar estão dispostos exactamente da mesma maneira e com os mesmos comprimentos.

Cumps

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87


Woody PT

O único que poderá não dar será o da bobine ao distribuidor (mas o do AE86 é bem grande), os das velas devem ser identicos (o distribuidor está agarrado ao motor).

Quote:
Acho que ao mudar a correia de distribuição não tem que se mexer no ponto de ignição

E achas bem, pois o ponto de ignição é ajustado no corpo do distribuidor.
O que se pode alterar pela correia é o diagrama do motor.


FilipeAE86nr1

...por acaso...NÃO DÃO.....http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

o distribuidor do Ae86 tem as fichas dos cabos a apontar para a frente, o distribuidor do Ae92 tem as fichas do distribuidor a apontar para cima

os comprimentos dos cabos do Ae92 Não Dão no Ae86 a n ser q se troque tambem o distribuidor.....eu tive um motor de um ae92 em casa, e os cabos, q de origem eram vermelhorhttp://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  n davam.....http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">  

http://filipeae86.no.sapo.pt/logo%204%20web.jpg" style="border:0;"/>http://www.geocities.com/wangan86beta" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/wg86b.jpg"/>


Kaizen

Pois... daí a pergunta não ser assim tão directa.

  Ando á procura de cabos de velas a preços de amigo, encontrei PowerTec mas só tinham em cinza. Magnecor a bom preço também encontrei mas é sempre cores tuningues.

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

apardal

Sorry, mas parecia óbvio demais...

Cumps

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87


GASOVER

Boas a todos.O meu tem 142.000 km e o que mais me preocupa neste momento é a ressonãncia do veio de transmissão/diferencial (acho eu que é) quando "puxo" abaixo das 2500 rpm.Alguem pode comentar ou relatar alguma experiência?Cumprimentos.
 J. MAIA


Kaizen

E faz esse barulho em ponto morto a 100km\h?

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

GASOVER

Não,não faz.E só quando acelero forte abaixo das 2500.Sinto mais em 4ª ou 5ª.


Kaizen

Bem... o diferencial e o veio de transmissão se estivessem gripados ou empenados com o aumento de rotação (ou velocidade) continuaria a sentir-se.

  Escape?

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

GASOVER

Não Rui,o escape não é.Está em bom estado e original com excepção da panela que é uma WALKER de concorrência e da ponteira que dá mais alguns HP,como sabe ...http://www.deephousepage.com/smilies/bricks.gif ALT=":[tijolos]"> .O meu ouvido de afinador de máquinas diz-me que é desiquilibrio do veio ou folga em rolamento ou chumaceira,mas não estou certo ... .Escrevi sobre o assunto para ver se alguém já sentiu igual sintoma e saber como o solucionou.Gostava de levantar o carro num elevador para analisar melhor este problema que agora me começa a assustar.


Kaizen

Neste sub-forum «Geral» existe um tópico sobre os Veios da transmissão, a sua manutenção e calibragem.

  Tente encontrar por lá pistas que o levem a essa ressonância.

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

GASOVER


Woody PT

Com esta dos cabos fiquei :o


A panela Walker, tanto quanto sei, é mesmo a original (eu tenho colocado sempre Walker convencido disso, e é a que me dá melhor rendimento - e uma sonoridade... http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> ).


Se fosse veio de trasmissão empenado ou desiquilibrado, a 100Km/h e desengatado deveria fazer o mesmo, já que o veio continua a rodar, digo eu...


No meu tenho um forte ruído atrás (parece um electrico), mas só apareceu depois de me trocarem os rolamentos do eixo na Salvador Caetano (e outra história com o diferencial).

Mas se só se manifesta em aceleração forte e em ponto morto não, eu preocupava-me mais da caixa pra montante (depois de verificar chumaceiras e rolamentos, como muito bem referiste).