Potência especifica do AE86 + Curiosidade

Iniciado por Kaizen, 14 de Março de 2004, 19:38

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Woody PT

E eu continuo a achar que é simples.

A forma como a tampa da mala abre não tem nada a ver com o ser Coupé ou não.

Um Coupé simplesmente não tem a mala "saliente", nada mais.


Eu acho que estão a misturar milimetros com litros.

Um coupé pode ser liftback ou Hatchback, dependendo de ter três ou duas portas (quando a designação surgiu ainda mal se utilizava a solução "terceira (ou quinta) porta", ou seja, Liftback.

O resto são elementos de marketing...


Kaizen

Woody agora que chegamos a uma conclusão e esclarecidas as coisas... vais-me desculpar mas discordo do teu ponto de vista que as coisas são simples.

  Segundo a maneira de pensar Celica o AE86 tinha de ser um Liftback (traseira alta), o exemplo mais simples é ver o Celica da 1ª geração a diferença entre os Coupés e os Liftbacks.

  Um RA28 é tal e qual um AE86.

Celica RA28 Liftback 1973
http://www.toyota-media.com/EMS/Files/Pub/{9C9D6267-4F07-4C8C-ADF3-8CE089C52842}/LOW/pro0046.jpg" style="border:0;"/>

Celica RA40 Liftback 1978
http://www.toyota-media.com/EMS/Files/Pub/{EB1298BA-ECC7-4941-9719-F6379C40323F}/LOW/pro0048.jpg" style="border:0;"/>

Celica RA60 Liftback 1981
http://www.toyota-media.com/EMS/Files/Pub/{7A014C41-001E-42E5-B5B6-E365DEA4088C}/LOW/pro0049.jpg" style="border:0;"/>

AE86... Coupé!
http://www.geocities.com/rookietrial/ae073.jpg" style="border:0;"/>


  E daí também se explicar que em muitos sites por aí fora o, agora sem a menor duvida Coupé, seja designado como Liftback. É tradição na Toyota que todos os modelos com um bocadito de traseira em que a tampa da mala abra com o vidro (a tal 3ª ou 4ª porta) sejam designados por Liftbacks... excepção feita aos Corollas TE72 e AE86...

  Não é assim tão simples quando se conhece a gama toda.


 

71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=16.topic" target="top">74 TA22 ST
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=4.topic" target="top">74 KE25 - Tune up project
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Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rviper>Rviper  http://www.celica-supra-team.ch/images/k_kool_ra28.jpg" BORDER=0> at: 21/1/05 20:32
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Woody PT

O problema é que nenhum desses nomes é original (os gajos até falam Japonês) mas sim adaptados aos mercados.

Cá em Portugal por acaso no livrete consta "Coupé". Será que acontece em todos os mercados?

Temos outro carro da mesma época, em muito semelhamte mas dirigido a uma mercado diferente, com diferentes motorizações e comportamentos, o Corolla DX.
É um Liftback ou um Hatchback?


"Lifback", se traduzido do Inglês, não será "traseira alta" mas sim "traseira levantada" ou "levantável". O que significa que a secção traseira abre por todo, não apenas um acesso ao porta-bagagem.

Para realmente justificares a tua tese com fotos, terias também que apresentar os Hatchback para confirmar http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)"> .


Basta ver que são palavras de línguas diferentes e estamos a misturar tudo.
Ou melhor, o marrketing já misturou tudo, criam confusão apenas com o intuito de vender. Basta observar que no nosso mercado a palavra "Coupé" transmite desportivismo, carro não familiar, ágil.
Nos EUA essa expressão já não lhes diz tanto (por se aplicar a carros de menores dimensões) mas o "Hatchback" já lhes soa melhor.
E assim foi durante tempos. Nós, cuja língua nativa não é uma nem outra, levamos com isso tudo criando a confusão.
Agora com a net, torna-se ainda mais dificil fazer a distinção Um pouco á semelhança do que aconteceu com a informatica).
 


Tractortp


Bom, vou demostrar o meu ponto de vista, tenho um Celica Coupé e um Corolla Liftback.

Os designados " Coupés " possuem carrocerias alongadas, com apenas duas portas, com bom porta-malas em relação os " Hatch " mas isolados do interior, pode-se considerar como sendo um 2.5 volumes caso tenha algum acesso pelo interior ou 3 volumes se não houver acesso, o vidro de tráz possui inclinação acentuada por vezes mas não constitui acesso ao habitáculo ou porta-malas, é fixo.

No caso dos " Liftbacks ", são de 3 ou 5 portas, o acesso ao porta-malas por fora faz-se pela considerada 3ª ou 5ª porta, mas possui acesso por dentro do habitáculo, simplesmente se  destingue duma " station " pelo ângulo acentuado da última porta, não conferindo necessáriamente maior volumetria de carga em relação aos " coupés ".

Portanto no caso dos AE-86 ditos nacionais, são " Liftbacks " , e aqueles importados com "mala" são os verdadeiros " Coupés ".

Penso ter esclarecido.






É impressão minha ou alguém está a tentar atribuir um tom menos valioso ao facto dos " Nossos " AE-86 serem " Liftbacks " e não " Coupés " ?

 

Viciado em Toyota : Celica RA-40, Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, VVT-i e TE-51.


Woody PT

Eu não estou a confundir, pelo contrario estou a evitar deixar-me confundir.

Eu apenas me refiro á terminologia utilizada na época e aplicada aos automoveis.


Se na marca o chamarem de anfíbio não quer dizer que ande sobre a água.

Se a uma Limousine derem o nome "Coupé", com efeito não deixa de se chamar coupé, mas as suas formas não são as de um Coupé.

Um Coupé nunca poderá ser um três volumes (no máximo um dois volumes e meio).
Da mesma forma que um Liftback tem sempre acesso ao habitáculo pelo portão traseiro.

Já agora, nunca repararam que por cá se usa muito o 3, 4 ou 5 portas e que lá fora essa expressão é raramente utilizada?
Será que se servem das expressões "Hatch" e "lift" no seu lugar?
Digo eu, não sei... http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">


Quanto a isto, tenho pena que a malta menos jovem daqui do forum não se pronuncie. Afinal de contas são expressões criadas e utilizadas numa época em que o marketing ainda não se servia delas.


Agora quanto aos nomes de baptismo, podem até ter chamado ao AE86 de Van num mercado qualquer, mas não deixa de ter a configuração de um Coupé de três portas.


ThE CrOw CsC

Quando disse que para mim o AE86 é um Liftback, disse-o porque tenho o exemplo de um coupé (TA-22), e atambém porque o AE86 realmente tem três portas (Laterais e traseira), sendo isso normal num Liftback... Já o TA-22 é um típico duas portas (A bagageira tem uma "porta" demasiado pequena para ser considerada como tal...)


Mas com isto tudo ainda não se chegou a nenhuma conclusão, pois:

O AE86 tem a letra C no quadro, significando ser considerado um Coupé pela Toyota;
No entanto, o Coupé normal tem como características apenas duas portas. O AE-86 tem três;
O RA-24 é um liftback. No entanto o AE-86 com traços parecidos na carrocaria é Coupé;
A única explicação para esta confusão toda é, como já foi dito, o marketing, pois um Coupé no velho continente chama sempre mais a atenção do que um liftback;

E outra coisa: Existe um tópico que fala dos concorrentes dos AE-86 (É pouco explícito, pois não fala de tipos de comparação - Interior, prestações, segurança, etc). No entanto deixou-me uma dúvida: Será que a Toyota queria fazer o trabalho das revistas da especialidade, "impondo" o nome de coupé a um liftback, porqeu simplesmente esse liftback teria condições para rivalizar com os coupés da altura?


Kaizen

Tudo aponta para que seja isso http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">


  Não é lógico eles mudarem as definições num caso tão especifico.

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PedroXXL

Quote:
Um Coupé nunca poderá ser um três volumes (no máximo um dois volumes e meio).


Woody,

Permite-me discordar da tua afirmação porque grande parte dos coupés que me lembro que têm a designação de coupé são 3 volumes. Um dos exemplos será o Honha Civic Coupé...

http://www.tuningscene.org/pictures_tscars/photos/Lotty/honda/honda03.jpg" style="border:0;"/>

Mas há mais: - Megane cc, 307cc, astra coupé, todos os bmw coupé, o Alfa Romeo GT...

Até o Toyota Camry Coupé V6:

http://www.edmunds.com/media/generations/toyota_camry/94.toyota.camrycoupesev6.350.jpg" style="border:0;"/>

 

Pedro Leal


Kaizen

Bem apanhado Xis, não me lembrei do caso do Civic.


  O Camry vem provar o mesmo, o nosso AE86 é um Liftback nem que eles se torçam todos. O que aconteceu naquela época foi uma excepção qualquer! http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

EH, EH,
desculpem que vos diga:
Mas, esta discussão é rigorosamente igual à outra sobre o Sexo dos Anjoshttp://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]"> .
Mas, desde que sirva para animar a malta...http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]"> .
Já agora, o meu Prelude é 3 volumes e um "Sports Coupé" tal como era anunciado em 1982... Eh pá, não resistihttp://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

ThE CrOw CsC

Um àparte: Pedro, talvez estejas a misturar alhos com bogalhos, ou neste caso, coupés com cabriolets. Já que os cabriolets são outra "raça" à parte dos restantes, porque as suas mudanças na carroceria são demasiadas para se inserirem na gama de coupés, sedans, ou etc...


Kaizen

The crow mas por questões d emarketing lá estão os CC´s Coupé-Cabriolet http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ThE CrOw CsC

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

Então cada vez faz mais sentido a conclusão a que chegámos...


Kaizen

Só consigo perspectivar essa possibilidade. O modelo especifico foge ás definições da própria marca!

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Woody PT

Quote:
Woody,    
Permite-me discordar da tua afirmação porque grande parte dos coupés que me lembro que têm a designação de coupé são 3 volumes. Um dos exemplos será o Honha Civic Coupé...

Ao discordarmos é que chegaremos a uma conclusão http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

E continuo na minha, até lhe podem chamar de camião TIR.

Resta saber, estamos a decidir o nome de baptismo do carro ou a sua filosofia de construção ou configuração?

Pelo nome de baptismo não tenho dúvidas.
Abro o livrete e vejo lá escrito: "Corolla GT Coupé (COAE86)", isso nem discuto.


Agora a sua configuração.
Não me apresentem exemplos de carros a quem deram a mesma designação (os gajos do marketing até chamam de "sport" a comerciais a diesel, por isso...) mas sim exemplos de carros da época de 60 (julgo que quando a expressão surgiu aplicada aos carros) apelidados de "Coupé".

Recordem que antes das marcas cravarem esse nome nos carros já se usava a expressão para definir os carros "cortados" ou sem mala saliente e com os lugares traseiros apenas "de cortesia" normalmente (como é o caso).