motor AE86

Iniciado por AE86HDJ95, 29 de Dezembro de 2004, 05:31

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AE86HDJ95


Boas, (Rviper se puderes le o meu post na seccao de apresentaçoes) gostaria de saber a vossa opiniao acerca de um problema no motor do meu corolla.

Há alguns dias atestei o deposito de s/ chumbo 95 e pus um aditivo para limpar os injectores. O que aconteceu foi que o motor começou com algumas falhas (pequenas) ao longo da faixa de rotaçao que so aconteciam principalmente quando carregava o pedal do acelerador ate ao fundo. Devido a uma má noticia (morte de um familiar), tinha de chegar depressa a casa. O que aconteceu foi que puxei demais pelo carro a frio (sff dispenso comentarios a esta acçao, estou perfeitamente ciente das suas consequencias) e fui com o carro a engasgar-se e a sentir o motor a prender ate casa. Durante o caminho sentia vibraçoes provenientes do motor especialmente na manete da caixa e zona dos pedais, enquanto o motor ora desenvolvia ora prendia....

Ficou parado durante uns dias e ontem finalmente pude pegar nele. Fui ate as bombas por gasolina (5kms +/-) devagarinho e a espera que o motor estivesse quente, correu td bem, o motor nao falhava e desenvolvia bem, fui puxando gradualmente 3000-4000-5000....

À saida das bombas puxei mais forte por ele (7000) em 2 passagens de caixa e foi entao que comecou com falhas e a prender outra vez mas menos do que naquela noite critica.

Resultado, tou +/- sem saber o que fazer e gostaria de saber a vossa opiniao. Desculpem o testamento e agradeço desde já qualquer ajuda.


Abraço


Kaizen

#1
Tens cá gente mais capaz de te ajudar do que eu. Espera pelas respostas deles.

Não parece ser nada de grave, nem derivado do uso do motor a frio. Ou algum entupimento, problema de alimentação etc, mas tudo indica ser mais uma questão de manutenção e limpeza.

O AE92 do SPDragon teve (ou tem) esse prblema, não sei como ficou.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

SPDragon

Sim, ainda continua a fazer....

Depois de ter levado uma revisão profunda (mudar filtros, correias, cabo de velas novo, e mais algumas coisitas) o problema preciste...verifico que acontece depois das 4000rpm antes disso 5*. Utilizo s/chumbo 98, faço as revisões a cada 5000Km e está com 260000Km reais, mas é como se tivesse 520000 http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Estou a ganhar coragem para o mandar afinar na Toyota.....

O meu diagnostico é....problema electrico, algum sensor marado, cdi não me parece...mas sabe-se lá.... mas estou mais inclinado para o sistem t-vis http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]"> ....os entendidos na materia que opinen. http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]">  

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

gon1800

Se me é permitido dar opinião .....

Não me parece q seja o sistema TVIS
Conseguem ouvir/sentir o TVIS a abrir ? 4700 RPM +/- ?
È que mesmo q ele não abra o motor trabalharia normalmente embora com menos força a partir das 5000

Problema eléctrico pode ser mas n he muito provável , visto que a centralina tem diagnóstico , e quando algum sensor não está bom acende a luz de "check engine" no painel...

Existem algum tipo de barulhos ou é simplesmente o motor "prender" a partir das 4000 rpm?
 

http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=32.topic">Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=46.topic">Yamaha WR250 1996


gon1800

Se não à outro tipo de barulhos tlvz seja injectores sujos/marados (apesar de teres usado liquido de limpeza .... tlvz tenha limpado num lado e alojado a sujidade noutro mais critico ...... n sei )

http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=32.topic">Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=46.topic">Yamaha WR250 1996


Woody PT

Quando trocaste filtros, o de gasolina foi também trocado?
Estado dos cabos de velas, tampa do distribuidor e rotor?

O meu andou um período a engasgar-se a partir das 6000r.p.m. e não passando das 7000.
Foi quando reparei que o filtro de gasolina tinha cerca de 100.000Km http://www.ezboard.com/images/emoticons/eek.gif ALT=":eek">
Depois de trocado ficou outro motor em altos regimes.

Duvido que tenha algo a ver com o T-VIS, isso apenas tiraria rendimento ao motor.

Normalmente com problemas electricos o motor simplesmente pára.
Já tive avarias intermitentes na bobine e naquela parafernália que está por dentro do distribuidor (julgo serem os sensores de Hall) e simplesmente o motor trabalhava ou não, como calhasse (imagino que a centralina inibisse o funcionamento ao sentir a anomalia), tanto numa situação como noutra.


AE86HDJ95

Boas, quando fui andar com ele da última vez realmente reparei num barulho metalico que provinha da zona do motor. E um barulho que mal se ouve mas aumenta de intensidade com a rotação.

Woody, o estado dos cabos de velas parecem-me bem e a capa do distribuidor ta um pouco rachada mas nao me parece que seja dai, penso eu.


(o filtro da gasolina foi mudado à 3kkms tal cm correias, oleo, sistema de refrigeracao limpo, etc...)

Abraço


Kaizen

Esperemos também por uma opinião do Mazdaman... mas parece que é mesmo uma questão de manutenção limpeza em todos os componentes do sistema de injecção.


  Se o meu AE86 anda pouco, o AE92 do SPDragon anda claramente menos e o engasganço é perfeitamente perceptível. De facto ele já deu a volta a muitas peças e afinações, daí eu suspeitar da tal manutenção/limpeza ao nivel do sistema de injecção.

71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
74 TA22 ST
74 KE25 - Tune up project.
87 AE86 Levin

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

SPDragon

Rviper o meu anda pouco mas quando anda é sempre Aveiro-Lx, Lx-carrascal, carrascal-Aveiro e em vice versa http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]"> ...

No 1º ano em que o comprei (2002 ou foi 2003 já não sei http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]"> ) fiz 10000Km no AE92 e sem revisão geral feita.....

O meu AE92 foi da PJ por isso não me admiro de algo errado no carro...dá que pensar altas perseguições, arranques malucos a frio, os piões que já deve ter feito....and so and so...

Resumindo os problemas no meu são:

1º - O barulho metálico que vem do motor são o das valvulas (260KKM)

2º - o carro já foi à maquina para baixar o Co, não conseguem, dizem que é dos Kms que o carro tem.  
Sempre que o carro vai á inspeção o mecanico retira 1 tubo do respiro, para baixar os valores http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">
Como posso resover este problema!

3º - A partir 4000rpm a puxar o carro engasga-se até as 7000rpm
Qual poderá ser a anomalia!

4º - rotação normal de relantim 1200rpm...só baixa para as 850/900rpm quando está muito quente (tipo 1 hora de transito intenso)

5º - Revisão geral á 5KKM...todos os filtro mudados (ar, gasolina...)


AE86HDJ95 desculpa estar a intrometer-me no teu tópico mas acho que o mal de uns podem ajudar outros http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

 

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

SPDragon

AE86HDJ95

1º o que entendes por prender ( é não desenvolver, acelarares e ele não responder...)

2º em que fase das rotações notas mais....

3º reparaste se nivel de oleo e água tiveram alguma alteração

 

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

MazdaMan Toninho

Díficil de diagnosticar á distância.

Mas TVIS não é de certeza.
Portanto temos:
1-falha de corrente (sistema eléctrico)
2-falha de combustível (entupimento-pressão-caudal-excesso de gasolina etc....)


Eu começava com:
1- velas, cabos,rotor, e tampa de distribuidor novos

Se continuasse a falhar, ainda se põe a hipótese dos sensores Hall (não sabia que o Ae tinha destes, comprei esta ideia aqui) dado que contráriamente ao que foi dito atrás, também fazem falhar sem desligar/cortar o motor. Quem não acredita, ainda não viu o 323 a trabalhar com uns HALL marados.

Depois resta a alimentação:
2- filtro de gasolina, controlador de pressão, bomba,injectores, electrónica etc...



A quem mencionou um excesso de CO e que para passar a inspecção o "mecânico desliga o tubo de respiro", a solução é só uma:
Não há milagres aqui. A compressão está a passar para a cabeça do motor. O que significa que o carter também tem pressão. Tira a vareta do óleo com o motor a trabalhar e vê se te suja a camisa. Veste uma branca de preferência.
Então:Abre o motor. Retentores de válvulas, guias de válvulas, segmentos, pistons/cilindros gastos. É uma destas coisas.


Regra geral na mecânica não há grandes segredos. Há uns princípios básicos a compreender e umas boas práticas a seguir. O resto é fácil.

Quando percebermos que um motor trabalha essencialmente com base em 4 sistemas:
a-Compressão (pode ser baixa que o motor não falha, apenas perde potência, a não ser que esteja tão mal que já isole as velas.

b- Ponto do motor: só muda se alguém mexer ou se se partir algo. Se algo partiu, o carro já não vai andar,

c- Faísca. No momento certo, com a potência certa. Aqui as falhas possíveis são inúmeras. O uso de um multímetro, mais a utilização grátis da natureza (quer dizer ao escuro), mais uma certa dose de experiência é em princípio qb.

d- Alimentação. No momento certo na dose necessária, sem variações bruscas. Aqui tudo pode acontecer.

Na minha experiência nestas coisas,  quando falha é sempre ou c ou d.

O problema mais recente que tive deste tipo foi no Escort que veio temporáriamente substituir o 626: resolvi o problema com uma bobine de ignição. No entanto aproveitei para mudar tudo o que mencionei em 1.

E um ditado; troubleshooting means Trail and Error. Esforço, dedicação e capacidade de análise.

Em alternativa há sempre as oficinas dos representantes/importadores. Há 30 anos que não entro numa.


TCtwin

Face ao que ja foi dito, so acrescento uma coisa:
Num Rover 213(honda civic/balade) o meu pai ( e nao so)teve um probrema que se parecia mais ou menos com este, chegou a fazer santarem-leiria a 40km/h, foi a maquina na rover-OK, noutra oficina-é carburador, afinaram-nestes, mediçoes pela pela revista RTA(lembram-se ainda existe?) tudo ok.
Conclusao: apos inspeccao visual ao circuito electrico verificamos que a bobine de alta tinha uma fuga de corrente interna, manifestada atraves do derreter do isolamento.
Posto isto verifica tudo o que te for possivel.
Falaste em tampa do distribuidor estalada-começa por ai, experimenta limpa-la muito bem e aplica verniz das unha na estaladela e testa.
Abraço
J Clemente


Woody PT

O verniz de unhas não me parece solução.

Mas realmente se tens a tampa do distribuidor rachada ou estalada, acho que deverias começar por substitui-la antes de tentar fazer qualquer diagnostico.

Os "ruídos metálicos" que se ouvem não serão ruídos electricos? De chispas a saltarem aleatoriamente?
É que ainda por cima estamos em época de muita humidade no ar. As consequencias da tampa rachada manifestam-se muito mais nesta altura http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">


Se fores daqui do norte posso emprestar-te uma tampa, rotor e bobine pra circulares uns tempos e verificar se a coisa se mantém.


TCtwin

Apenas referi o verniz para tentar isolar a estaladela provisoriamente, depois de bem seca a tampa, pois a humidade e um factor propicio a salta faiscas no sitio errado


DXCup Racer

Quote:
Há alguns dias atestei o deposito de s/ chumbo 95


Pessoalmente penso que não se deveria colocar gasolina 95 num carro de 80 e tal.

O indice de Octanas serve para saber até que pressão a gasolina AGUENTA antes de explodir (por isso os F1 usam 100e tal octanas). Quanto mais octanas uma gasolina tem, mais ela aguenta... assim só MESMO quando a vela larga a sua faisca é que a explosão se dá.

Na minha humilde opinião, o motor não gostou do indice de octanas e por isso a explosão não acontecia na altura certa... por isso engasgava-se.


Desde que apareceu a BP 100octanas nunca mais coloquei nada diferente a não ser 98aditivada.

O DEFEITO DA TOYOTA é não saber fazer velocimetros... são sempre curtos!
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