Líquido do Circuito de Refrigeração

Iniciado por nunoturbo, 09 de Março de 2004, 16:45

Tópico anterior - Tópico seguinte

figueiredo

ja agora por falar em liquidos.
sabiam que os liquidos para misturar nos lava-vidros dos carros são feitos a base de alcool azul(desnaturado).
acho que o nome do alcool e esse.
uma vez comprei para experimentar um desses liquidos no modelo\continente.era azul e cheirava a alcool. ate ai tudo bem .ao encher estava comigo um amigo meu que me chamou "burro" pois fui comprar "alcool" e tinha la no serviço de borla. claro que na altura eu não sabia.ele depois me disse que esses liquidos são feitos com alcool azul e que esse alcool nas drogarias fica bem mais barato do que nas lojas ou mesmo nos hiper.cada litro ronda o 1.5€ e nos hiper custa algo mais e vem diluido com agua.
 


Woody PT

Repara que eu não deixo o petroleo lá dentro.
Apenas o uso algum tempo pra soltar incrustações.
Depois retiro-o.



Já agora, julgo que o Alcool desnaturado é o vermelho (que é alcool com petroleo, por sinal).
O azul julgo que tem outro nome (canforado?).
E o alcool no líquido do lava-vidros tem a mesma função que no radiador:
Anti-congelante (e também ajuda a dissolver insectos).


figueiredo

assim já estou bem mais de acordo.so sas o liquido para limpar o radiador e depois entra só agua durante o funcionamento diario.
eu digo isto porque vi um cavalheiro colocar oleo dos travões no radiador (para lubrificar dizia ele) e a seguir foi comprar tubos novos passado algum tempo.

quanto ao liquido do lava vidros pensei que a principal funcão era mesmo limpar pois o alcool dissolve bem a porcaria em especial os mosquitos.
por vezes coloca e um pouco de sonasol verde (pouco) e sempre limpa melhor.não se pode e exagerar pois faz muita espuma .http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


CelicaGTI

Meus Amigos, acabei de fazer a Manutenção ao Radiador do meu Celica e não podia estar mais de acordo com o que diz o
Woody PT, pois a operação é morosa mas compensatória pois prolonga a vida do motor.

A ver:

1 - Fazer Descarga (retirar a borracha) a frio de todo o líquido do radiador e quem tiver Depósito de Compensação, retirá-lo e limpá-lo bem por dentro e por fora (c/petróleo e detergente);

2 - Fechar novamente com a colocação da Borracha e introduzir a mistura de água da torneira com petróleo e colocar o carro em funcionamento e deixar elevar a temperatura aos valores normais (até meio +-);

3 - Desligar o motor e fazendo de seguida a descarga sempre pelo orifício onde entra a mangueira, visto no inicio haver a possibilidade de saírem as impurezas maiores e entupir a saída pelo bujão que é bem menor
      Nesta operação há um factor a ter em conta muito importante que é a abertura do registo de ar de entrada no carro para o máximo na posição de Calor (Sauvage);

4 - Repetir a operação anterior com a abertura em simultâneo da mangueira e do Bujão, mas desta vez antes de iniciar a operação deve-se deixar o motor arrefecer;

5 – No dia seguinte pode-se fazer a mesma operação. Se não for possível, tentar arranjar uma mangueira e fazer a operação com constante introdução de água no radiador, fazendo com que saia as impurezas por cima (cor laranjada) até a água que saí do interior do radiador atingir uma cor mais límpida, isto sempre com o carro a trabalhar de forma a fazer actuar o termóstato e obrigar a sair a água mais quente que passa pela cabeça do motor que também está sujo.



Atenção: Estes procedimentos caseiros são os mais viáveis visto não conter nenhum produto abrasivo que faça mal às borrachas e que muitas oficinas utilizam para fazer o trabalho rápido.

Acho que não me esqueci de nada, tudo o resto está muito bem explicado pelo Woody PT.

O ideal seria retirar o Radiador, mas como para alguns casos é algo complicado estes procedimentos tem mais lógica.




Nota: O WoodyPT só se esqueceu de dizer que estes líquidos de refrigeração, além de terem Glicol tem também Glicerina. Além disso desconfiem sempre do preço abaixo de  € 5 (produtos brancos) geralmente significa que tem mais água que produto.


 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=celicagti>CelicaGTI  http://jppraia.no.sapo.pt/Salsicha%20Voadora.jpg" BORDER=0> at: 12/2/05 10:13

ThE CrOw CsC

O Álcool Azul chama-se mesmo desnaturado. Já vermelho, não conheço nenhum.

Quanto ao que falam aqui, pareceu-me demasiado complexo para ser feito... Vai daí, ou falo com o meu mecânico ou arranja-se outra maneira. Mas penso não ser necessário (O radiador foi limpo há uns dois ou três anos, e desde aí só usa anticongelante...)

http://ravenboy.blogspot.com/">ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF! :D


CelicaGTI



O ideal é fazer a limpeza uma vez por ano.


O motivo pelo qual prolonga a vida do motor é o facto de não haver impurezas (nos favos) que impeçam uma refrigeração mais correcta, fazendo com que o motor seja sujeito a temperaturas mais elevadas em períodos de tempo mais constantes.





 

-----------------------------------------------
V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro

V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.


Hsilva

Desculpe a ignorância mashttp://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]"> , estes procedimentos aplicam-se tanto a motores a gasolina como a motores a gasóleo?

HSilva


CelicaGTI