que gasolina usar - só TOYOTAS

Iniciado por SPDragon, 30 de Julho de 2003, 21:44

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SPDragon

Para quem tem carros antigos e nunca sabe que gasolina meter, aqui ficam as soluções para quem tem TOYOTAS http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

" -e agora meto com chumbo (vai acabar) ou sem chumbo http://www.deephousepage.com/smilies/conf31.gif ALT=":[dass]"> ...... e meto 95 ou 98 http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  . "

Aqui ficam esclarecidas as dúvidas http://www.deephousepage.com/smilies/burnout.gif ALT=":[burnout]">


http://www.quercus.pt/transportes/Toyota.htm" target="top">www.quercus.pt/transportes/Toyota.htm

PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

SPDragon

Nesta listas todos os modelo podem usar s/ chumbo 95 / 98, mas o MR2 1º modelo só usa c/ chumbo. Mas o motor é igual ao AE86/AE92...á coisas que não percebo deve ser uma gafe de certeza.



PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

G40 lover



 o melhor é mesmo ir à marca...

 por vezes... com a afinação do ponto de ignição ´já pode usar outro tipo de gasolina


Sílvio

EzCode Parsing Error:][


mindprobe

pelo q sei o grande problema do uso de gasolina sem chumbo são nos acentos das valvulas, pelo menos lá fora quando pretendem converter um motor q foi feito p usar c/chumbo num a usar s/chumbo mudam os acentos das valvulas por outros mais duros, provavelmente tb afinam o motor doutra forma, agora n sei se existem outros problemas ou não


Corolla KE70L

Eu no meu sempre usei aditivada, agora parece que para mudar para sem chumbo o bicho tem de ser afinado senão pode engasgar...


Brunosantos

a resposta que me deram na toyota foi que todos os motores que tiveram a cabeça do motor em aluminio podem usar sem chumbo... no entanto falaram-me num corolla de 80' que não podia levar, por acaso fiquei com a pulga na orelha e fui burro, porque queria saber se podia usar no AE86 e esqueci-me de perguntar se o KE70 podia usar... o KE20 pode usar sem chumbo o SW20 também...

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Kaizen

Se o KE20 pode, o KE70 também. As cabeças não sendo 100% iguais... são iguais http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

  O KE70 usa o motor 4K a camara de combustão é ligeiramente diferente da cabeça do 3K.

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http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=305.topic" target="top">V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro

V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Jcarl

Bruno,

O KE20 também pode usar gasolina S/95 ou é só S/98?


CorollaKE30

Boas...

Pois é parece que os GURUS/MARAJÀS da Petrogal vão o + breve possivel deixar de comercializar a preciosa Gasolina Aditivada.http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">  

È o seguinte pessoal e faço o seguinte e aconcelho o seguinte:
 Para Toyotas KE20/30/35 etc; TA22 & limitada e Datsun etc, etc, etc, ou seja tudo o que "queimar gasosa com aditivo, quando ésta deixar de estar á venda aconcelho a S/98http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">  

Eu ja andei com a S/95 no meu KE30 e o pobre do carro só lhe faltou cuspir a gasosa e mandar-ma beber a mimhttp://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">   http://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif ALT=":[bebado]">  
È verdade que o carro anda com a S/95 mas um tipo que saiba bem como o carro trabalha em estado dito "normal" nota logo que há diferença, a opçao da S/95 em carros que usam S/Aditivada a meu é só para quem quer poupar uns €€€ na gasolina mas esta-se a abilitar a longo prazo a "encostar á box" alguma valvula do motor http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]">  
O dito aditivo que veio substituir o chumbo tem a mesma propriedade que este metal pesado altamente poluente (o chumbo) de alguma forma dar ás valvulas uma "dita lubrificação" sendo uma mais valia que os japonocas aproveitaram do chumbo para oferecer ao motor, mas com estas protecções do ambiente tudo mudou...http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  
Tanto a S/95 e a S/98 não gozam desse aditivo...
E porquê eu optar pla S/98 e não S/95??
È simples... visto ambas nao terem aditivo mas sabendo que a S/98 tem por apróximação as mesmas octanas que a S/Aditivada, torna esta a escolha mais indicada como alternativa.
È por agum motivo que ao usar S/95 o motor "sinta" a ausencia daquelas 3 octanas e ainda por cima a falta do aditivo!
A meu ver axo a S/95 uma opção desacertada no seu uso.

Voçês agora é que sabem! a carteira é vossa!http://www.deephousepage.com/smilies/biggrinangel.gif ALT=":[anjo]">  
Eu irei usar S/98  eh eh ehhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">    

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=corollake30>CorollaKE30 at: 18/2/05 3:37

Cortina Team

A experiencia que eu tenho em relação às diferentes gasolinas é a seguinte:

s/95 é mais barata mas o carro anda menos e gasta mais,
s/98 valor intermédio, mas não vale a pena.

Gasolinas Vpower, Bp 100, Energy, etc, são as mais caras,mas são sem sombra de dúvida as melhores. Isto porque os carros andam mais e consomem menos. Logo, apesar de se levar menos gasosa no depósito, esta acaba por render mais que as outras.

Na minha 120Y, ponho sempre da mais cara e a diferença de força e consumo é notória. http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  

O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

ThE CrOw CsC

Ora, eis algo onde aldava curioso...

Falei com o meu mecânico há pouco tempo sobre isso. Ele quase que me espancou em plena oficina quando lhe disse que ia deixar de usar s/ch95 para usar as 100 (GeForce ou Ultra100)... http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">

Explicação simples. A S/Ch95 tendo menos octanas, tem de ser mais gasta para dar o nível necessário de potência habitual (Daí gastar mais) mas ainda assim não é igual, pois tendo menos octantas, incendeia-se mais rapidamente (O nível de octanas é o que decide a resistencia da gasolina a incendiar-se e obrigar o pistão a mexer-se) dá menos potência... Logo, ela gasta mais para dar mais potência, mas não vale de nada, pois essa potência é perdida com o seu nível de explosão...
Já as Nova Geração (Ou NG) têm mais dificuldade em incendiar-se, causando maior esforço ao motor, e consequentemente mais desgaste. Além disso, têm a desvantagem do GPL. Porque é que não se deve meter carros antigos a GPL? Porque o GPL vai retirar os depósitos de carvão formados pelo anterior combustivel, depósitos esses que se alojaram em fissuras minusculas e outras coisas que se não estivessem tapadas davam buraco (A Ironia das palavras... http://www.ezboard.com/images/emoticons/roll.gif ALT=":rollin"> ). As NG também têm esse efeito de detergente, principalmente para os injectores e outras zonas...

Logo, o melhor seria aditivada, por ser a que menos confusão faz ao motor. Mas na falta dela, a Sem Chumbo 98, já que a aditivada é feita a partir desta...

Só um aparte: Eu enquanto usei S/ch95, tinha consumos de 13,5 para cima no meu TA-22. Mudei para Aditivada, e andam nos 11, 10lts... Não baixam mais por causa dos pneus serem de medida 185... http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">  

http://ravenboy.blogspot.com/">ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF! :D


Fast Peter

Isto das gasolinas ainda me dá que pensar. http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

Eu uso sempre s/chumbo 95 oct no AE92. É o que vem no manual.
Mas também noto que se meter na BP o carro faz consumos melhores http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">  será psicologico? http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Também já usei 98 oct e 100 oct e sinceramente não notei nada de especial. Talvez por ter posto esporadicamente e não regularmente.

Mas vou contar uma história que aconteceu com o meu pai.
Quando ele tinha o Corolla XLi com motor 4E-FE, punha sempre gasolina BP de 98 oct. http://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif ALT=":[bebado]">  isto por dois anos ou mais já não me recordo. Quando passou novamente a pôr gasolina de 95 oct o carro começou a grilar quando se esforçava mais. Ex: numa subida.
Foi vezes sem conta à Toyota a queixar-se do motor grilar e alguma falta de potência. mas ligavam o carro à máquina e não apresentava nada de anormal http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">

Bem passado uns meses e após muitas puxadas pelo motor http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  lá se foi o grilar.

Alguém já passou pelo mesmo ou sabe o que possa ter sido?
 

http://uploads.clix.pt:8080/fotos/data/imagens/2545339/40C4F0BF177F75759B7D17C33A4BA77D17C3.jpg"/>


mindprobe

o meu KE25 leva s/chumbo 95, nos sites de gasolineiras que eu já vi é o que aconselham, em nenhum dos meus carros notei qq diferença entre s/chumbo 95 e s/chumbo 98

o 120A tambem leva s/chumbo 95

Fica aqui uma lista para carros pre-1986:

Os que estão na lista podem levar s/chumbo, se não estiverem na lista não podem levar sem chumbo

http://www.bp.com.au/globalchoice/about_globalchoice/Older_car_guide-new.pdf" target="top">LISTA DE VEICULOS PRÉ-1986 QUE PODEM USAR GASOLINA S/CHUMBO

KAMIKAZE http://www.puppetshow.com/images/index_dayzero_plane.jpg" style="border:0;"/> MINDPROBE


Brunosantos

deve poder levar s\chumbo 95, eu meto 98 porque acho que é melhor para o carro... http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  


prelude guy

Tal como suspeitava: nem UM Hondazinho consta da lista http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":("> .
Comigo aconteceu o seguinte: sempre pus super e depois super aditivada.
Agora que acabou, comprei um frasco de aditivo. No frasco recomenda abastacer com gasolina sem chumbo 98. É o que façohttp://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]"> ! Difícil mesmo é regular o medidor e "adivinhar" quantos litros o depósito vai levar (eu atesto sempre).

 

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)