Autor Tópico: Travoes traseiros do AE86  (Lida 3736 vezes)

Offline nunoturbo

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Re: Travoes traseiros do AE86
« Responder #15 em: 13 de Janeiro de 2004, 14:34 »
As guias deslizantes dos bombitos, não devem ser exageradamente lubrificadas, segundo conselho de vários mecânicos, uma vez que essa mesma lubrificação ao fim de algum tempo acaba por ter o efeito contrário, ou seja, começa a prender.

Neste caso concreto existe uma massa especifica para esta utilização, que é dourada, e de momento não me recordo o nome. Na falta desta massa dourada, utilizem "massa grafitada", que é uma massa preta mais adequada a peças móveis, tal como o interior dos rolamentos, etc.

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Edited by: nunoturbo at: 19/1/04 8:27
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Re: Travoes traseiros do AE86
« Responder #16 em: 18 de Janeiro de 2004, 18:34 »
Quanto ás massas para os pistons dos travoes existe massa propria NAO INVENTEM
quanto ao travao de mao do meu ja ta resolvido!!! nada de material novo- apenas "descobri k o veio onde actua o cabo do T.m. estava deslocado desde a 1ªvez k troquei as pastilhas de tras.
SEGUINTE: a chapa/barra de fixaçao do cabo junto à pinça tem uma ranhura em U que serve para posicionar o sistema/alavanca da bomba na posiçao de repouso.
coclusao: foi só desafinar o cabo todo, empurrar o veio(que tem a mola de retorno) para dentro-ate se consegue fazer sem desmontar a pinça-ajustar o dito suporte de modo a alinhar o sistema, afinar de novo o travao e voila.
extremamentesimple a resoluçao do prblema que me chumbou o AE na ipo
Abraço a todos
Vemo-nos em LX
PS é mais simples dizer do que escrever


Offline nunoturbo

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Re: Travoes traseiros do AE86
« Responder #17 em: 18 de Janeiro de 2004, 21:31 »
Quote:
Quanto ás massas para os pistons dos travoes existe massa propria NAO INVENTEM


A massa de que falo É PRÓPRIA PARA ESTE CASO CONCRETO.

Que massa é que tu usaste?

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Re: Travoes traseiros do AE86
« Responder #18 em: 19 de Janeiro de 2004, 06:34 »
Quanto ás massas para os pistons dos travoes existe massa propria NAO INVENTEM----tavas a falar de massa grafitada, por isso e k disse NAO INVENTEM
Usei massa propria para as bombas/embolos de travoes neste caso era vermelha, mas nao era prob de travoes, foi burrice minha que ate ontem nao tinha reparado no guia k os fixadores dos cabos do travao de mao têm junto ás pinças de travao.
So foi necessario reposicionar o veio(empurra-lo para dentro) e ajustar o fixador
Nem vos passa pela ideia o k ja tinha pensado fazer...fds:[mantafudide]
Abraço a todos
Joao Clemente


Offline nunoturbo

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Re: Travoes traseiros do AE86
« Responder #19 em: 19 de Janeiro de 2004, 15:26 »
Quote:
Neste caso concreto existe uma massa especifica para esta utilização, que é dourada, e de momento não me recordo o nome. Na falta desta massa dourada, utilizem "massa grafitada", que é uma massa preta mais adequada a peças móveis, tal como o interior dos rolamentos, etc.


Este páragrafo acho que é esclarecedor...

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Offline Brunosantos

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Travoes traseiros do AE86
« Responder #20 em: 22 de Janeiro de 2004, 15:45 »
agora uma pergunta manhosa... tenho o meu AE86 há já algum tempo e nunca dei conta de tais anomalias! ou é por falta de uso ou então deve ser por falta de estacionamentos em locais inclinados :pensador]
sempre notaram essa anomalia ou foi aparecendo com o tempo!?  


Offline landcruiserbj40

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re
« Responder #21 em: 24 de Janeiro de 2004, 13:04 »
O travao de mao do meu AE trava bastante bem em qq lado:[oba]
o problema e a fuga que tenho na bomba de travoes...esta cada vez pior... ainda nao tive tempo de a desmontar para ver o que se passa. Alguem me da solucoes?? ja pensei em retifica-la e meter borrachas todas novas... espero que o prob nao seja algo de mais grave :[boxe]  nao ha dinheiro...
Em relacao a eficiencia de travagem do meu AE esta um bocado ma,isto e, muito ma:eek  o empeno nos discos de travoes e muito grande! Chega a vibrar o interior do carro! por isso estou a pensar comprar novos o que me aconselham?? e onde se arranjam bons precos??


Offline FilipeAE86nr1

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Re: re
« Responder #22 em: 26 de Janeiro de 2004, 22:18 »
eu recentemente desmontei a minha bomba de travões....tinha corrosão no interior:[augen] ....foi removida a ferrugem, ficou com um bocado de calo....depois poli a zona corroida com pasta para assentar valvulas...

ps, eu ainda tentei adquirir um kit de borrachas para substituir as minhas numa tentativa de minimizar as possiveis fugas, mas não consegui nada....depois de montar a bomba, deixou de perder oleo, mas de vez em quando sinto o pedal de travão a "amochar" um pouco:[burrodocara] ...só mesmo com uma bomba nova, mas por quase 250€....:[maxingun]  


Offline landcruiserbj40

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re
« Responder #23 em: 27 de Janeiro de 2004, 11:49 »
filipe obrigado pela dica e troca de experiencia...

Ainda nao desmontei a minha bomba de travoes  e tambem nunca desmontei nenhuma... vai ser aminha primeira bomba de travoes:[tolo]  espero sair-me bem... pelo menos tenho saido :[oba]

Ja me  arranjaram um preco para a retificacao da bomba e kit de borrachas por cerca de 50 € penso estar em boa conta :[why]  mas se puder poupar poupo... o Rviper falou-me num kit de borrachas por volta dos 10 € acham que vale a pena retificar mesmo que o calo nao seja grande??? Acham 50 € muito??:pensador]  


Offline FilipeAE86nr1

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Re: re
« Responder #24 em: 27 de Janeiro de 2004, 16:38 »
se confirmarem o kit de borrachas por 10€ eu tenho de saber aonde...:[todoouvidos]  


Offline Fast Peter

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Re: re
« Responder #25 em: 22 de Julho de 2005, 08:47 »
A desenterrar o tópico...

Eu tb noto no AE92 que o travão de mão é um bocado frouxo. No manual diz que deve dar de 7 a 9 estalos. Sinceramente acho um exagero, parece uma alavanca dos autocarros a subir o travão de mão :lol  Quando afinaram na Toyota, passou a dar 4 estalos, mas nunca agarra muito bem o travão. Agora já deve dar uns 5 estalos.

Sobre a travagem, disseram que uns tubos em malha de aço pode aumentar a potência de travagem, mas não se pode ficar com uma maior tendência às rodas bloquearem?  


Offline Kaizen

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Re: re
« Responder #26 em: 23 de Julho de 2005, 08:08 »
Não notei essa situação, tenhos dois carros assim e nunca tive essa sensação.

 A melhoria foi muito mais notada no Celica, claramente uma travagem mais forte e até mais fácil de controlar.

Rui Coelho
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Offline landcruiserbj40

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Re: re
« Responder #27 em: 02 de Agosto de 2005, 19:49 »
Ja descobri a falha do meu travao de mao...

A afinacao do travao de mao do AE86 e feita apenas no travao de mao junto a consola central. A bomba de travoes tem auto afinacao... Logo supostamente se as duas bombas de travoes traseiros estiverem a funcionar em perfeicao a diferenca de travagem entre as rodas e de 0 % .O que nao e o meu caso...
A afinaçao do AE86 segundo me foi explicado trabalha num sem fim e existe uma mola calibrada que empurra o batente da afinacao compensando o desgaste dos calcos. Ao contrario do que vcs pensam depois do o ter visto achei este sistema bastante engenhoso do ponto de vista pratico. Ainda hoje e bastante usado em alguns carros novos... ja nao todos, visto trazerem circuito independente.

Esta semana soube que e possivel reparar a mola... so nao sei e se a Toyota vende essa mola em separado... pois e apenas esse o problema...

Vou procurar a dita e logo digo como solucionei o problema.. :)  


Offline apardal

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Re: re
« Responder #28 em: 03 de Agosto de 2005, 16:07 »
Desmontei ontem a minha bomba de travões e parece-me que o interior está em bom estado. Vou comprar o kit de recondicionamento da Toyota com as molas, borrachas e veios por 64€.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87


Offline landcruiserbj40

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Re: re
« Responder #29 em: 14 de Outubro de 2005, 09:36 »
Bem ja mandei vir a mola para o travamento do cilindro... A dita mola nao tem preco. Pois nunca foi mandada vir nenhuma juntamente como vou abrir a bomba tambem pedi orings... ainda nao tenho orcamento para isto... principalmente por causa da mola...
Quanto a resolver o problema da afinacao do travao de mao nada como falar com 'velhos' mecanicos da toyota pessoalmente... So para dizer que hoje o meu carro foi a inspeccao e passou sem qualquer divergencia na travagem com travao de mao :[oba]
O truque:
O piston das rodas traseiras roda num fuso no qual a mola (que esta laca no meu caso) faz o travamento. Como a afinacao e automatica e e feita lacando a espia no interior do carro junto ao travao de mao. Ao lacar a espia o pistom recua. Para afinar e necessario apenas carregar no travao de pé a fundo durante alguns segundos ate os calcos traseiros enconstarem. Ao largar o travao de pe os calcos ficam na posicao o mais proximo do calco possivel e travado com a tal mola. De seguida e so tirar a folga ao cabo no interior do carro e afinar a gosto.
Ora bem... para dar a volta aos inspectores...
Lacei o travao de mao no interior (ficando este a travar o mais acima possivel) e antes de entrar na linha de inspeccao travei com o travao de pe ate ele afinar novamente. :[upss]

Conclusao mesmo com a mola fanada tenho sempre travao de mao a 100% durante para ai 3 ou 4 travagens ate a mola perder forca. O que quer dizer que sempre que tiver a fazer uma travagem ou parado nos semaforos em que leve o pedal de travao mais a fundo estou a afinar a posicao do piston! :[boleia]  E por estas coisas que adoro carros japoneses! Preciosismos!!:)  pelo que sei isto e tb utilizado noutras marcas...

Enganei mentalmente um inspector!:[Aja]