Boas pessoal.
Tenho investido algum tempo neste projecto DIY de uma ECU (principalmente porque não percebo nada de electrónica)
O projecto desta centralina começou por ter como objectivo passar carros antigos a carburadores (por vezes chatos de pegar com o frio e menos economicos) para injecção, mas foi crescendo crescendo, e hoje em dia é uma ECU programável e bastante capáz como muitas outras no mercado.

Podem ver o link em : "
http://www.bgsoflex.com/megasquirt.html"
O problema desta centralina é o suporte , apenas existem os forums de suporte em "
http://www.msefi.com/".
As vantagens, são essencialmente o preço, de resto pelo que tenho lido é em tudo igual a uma outra qualquer ECU programável.
Para terem uma ideia, esta ECU fica na casa dos 200 e poucos €
Estou a usar este firmware : "
http://megasquirt.sourceforge.net/extra/"
Que consegue fazer tudo o que poderás alguma vez precisar de uma ECU, exemplos:
Switchable tables
Boost control
Water injection control
Shift Lights
Outputs 1, 2, 3 and 4
Knock sensor input
Nitrous control
Tacho Output Pin
Coolant temp timing advance
Inlet temp timing retard
Electric Fan control,
Etc
Etc
Etc
Neste momento a minha já está instalada, apesar de ainda só ter ligado o carro 3 ou 4 vezes.
Mas dessas vezes consegui perceber que tudo é fazível com esta ECU, e maior parte das coisas em "Real time".
Existem varias opções para montar esta centralina no 4A-GE, eu optei por uma em que se cortam dois dentes de uma roda dentada que o distribuidor de origem tem, tornando o "roll back" apenas possível com um outro distribuidor "não cortado".
Esta foi a única alteração que fiz no carro.
Depois foi substituir a ECU de origem pela Megasquirt, aplicar o firmware "extra" e interligar todos os sensores de origem com esta nova ECU, para isso tirei os conectores da ECU de origem e fiz um "patch cable"

Depois disso, entretanto arranjei uns mapas para o motor de origem ( que é como o meu está neste momento ) e o motor funcionou bem em todos os regimes.
Esta deve ser a parte pior, fazer mapas, a etapa de fazer mapas será certamente um desafio.
No meu caso, é preciso construir dois circuitos (alem dos originais) na própria ECU, um deles com alguma complexidade, outro resume-se a uma resistência.
Tenho muito a agradecer a um bacano do
www.aeu86.org com o nick de "Bad Dog" e logicamente a toda a comunidade megasquirt, que desenvolveu quer hardware quer software para aparecer esta solução a este preço.
E Pronto, se estiverem interessados, consultem os sites leiam muito e qualquer duvida que possam ter, cá estou para responder.
Um abraço
PS: sei que não faz muito sentido meter uma ECU num carro que já tráz ECU de origem, mas tenho alguns "upgrades" a efectuar no motor (apesar de saber que não é bem o espirito deste forum, mas achei que este projecto podia ser util para voçes)
Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
Yamaha WR250 1996