Motor parado á mais de 15 anos - Parte II

Iniciado por Kaizen, 26 de Agosto de 2006, 02:12

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Kaizen

Para principiantes.

  Antes de abrir este tópico li o tópico original do DatsunSSS com o motor GX e li mais alguns. Venho agora, basicamente, pedir o resumo deles todos. Eis a minha história:

 
  Em casa de um amigo existe um motor (12R da Toyota) parado á mais de 15 anos. Experimentamos roda-lo á mão mas não conseguimos, portanto colado! A viatura esteve sempre "ao tempo", ou seja, nunca teve garagem e desde 1990 nunca foi posta a trabalhar ou sequer lavada!


  Segui os conselhos do MazdaMan escritos aqui no fórum e tirei as velas e "despejei" WD40 para dentro dos cilindros. Lubrifiquei quase tudo o que eram peças móveis.
  24Hrs depois fui lá e com uma chave na poli o motor rodou.

  De seguida abri a tampa do distribuidor e raspei um bocadito os contactos, mas mesmo assim parece-me que estavam muito calcinados. Meti a bateria, montei tudo e... nem sinal de vida.


  Mudei uma roda que estava furada, engatei um japonês á frente e fiz 100 de reboque e o motor rodou sem barulhos estranhos. Até parecia que ía a funcionar, em 3ª.


  Ora, o meu amigo percebe tanto como eu de mecãnica... pouco ou nada. Procuro a v\ ajuda no sentido de identificar passo a passo tudo o que é necessário rever até haver corrente.


  O motor e a mecânica aparentam bom estado, não há fugas de óleo, e não parece um motor mexido. Está tudo muito direitinho... carregadinho de pó.


  Desde já obrigado http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

   

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Rashid Mustafa

Quote:
engatei um japonês á frente e fiz 100 de reboque


Fizeste 100 quê? 100 km/h? http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">

Lamento mas não sei ajudar...


http://andrecgp.home.sapo.pt/signature.jpg" style="border:0;"/>


prelude guy

http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

Bem, pelo menos o motor já não está colado http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> ...

... parece que não tens faísca nas velas. Logo, há que ver se a corrente gerada na bobine é certa e daí para a frente, verificar cabos para o distribuidor, distribuidpor, cabos das velas e as prórpias velas...
... precisas de um multímetro para medir a corrente (ou tensão http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  )... e de mim não levas mais ajuda que mais não sei http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]"> ...

... os "espertos" que te ajudem http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

rventura

Parece que nao tens corrente a chegar as velas.

Para verificar a corrente nas velas basta arranjares uma outra (podes deixar todas do motor) e ligares ao cabo de uma delas e encostas no motor.
Esta tem de ficar a fazer contacto com o motor numa parte metalica.
Se faz faisca nao chega gasolina, provavelmente.
Se nao tens um problema electrico.

Datsun's & Datsun's


Kaizen

Pois, mas deve haver um probema incial. É que não há informação de corrente no quadrante com a chave na posição de On ou Ignição!

  Arigato, agradeço todo o tipo de ajuda teórica http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Umtali

Quote:
não há informação de corrente no quadrante

Se calhar a bateria já era ... http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">   e sem o mínimo de corrente, não há NADA para ninguém!!!


Perante os meus conhecimentos básicos de mecânica, sempre me ensinaram o seguinte: um motor para trabalhar precisa de a) gasolina b) corrente.

Uma vez que o carro já está parado há muito tempo, convém verificar se a gasolina está a chegar ao carburador, em primeiro caso tirando o tubo de saída da bomba e virando o motor e de seguida voltar a colocar o tubo e verificar se ela já aparece na "janela" do carburador. Em muitos casos, é conveniente fazer um "splash" directamente para o carburador e virar o motor.

Um problema comum é o lixo no depósito que muitas vezes e com a humidade se vai acumulando, torna-se numa pasta, tapando o filtro que existe no interior do depósito e a bomba não consegue puxar a gasolina. Solução: colocar um tubo desde a bomba directamente para um garrafão com gasolina e de seguida tirar e lavar o depósito (fala a experiência...)


 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5765_37.jpg" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=umtali>Umtali at: 28/8/06 20:45
João Freire - Sócio AJA nº 11

nunoturbo

Rui, confirma os seguintes pontos:

- A bateria tem corrente?
- Tens as chaves do canhão da ignição?
- O canhão de ignição roda?
- Verificaste se existe algum corta corrente no circuito?
- Pega num "busca polos" auto, vai á ficha que liga ao canhão de ignição e vê se chega lá corrente.
- Verifica todos os fios e cabos que saem da bateria para o interior do carro.
- Verificaste se o carro tem fusiveis? Estão em bom estado?

Daqui para a frente já temos mais uma série de questões a equacionar.

BOA SORTE!






O AJA no Rali dos Alpes para Toyotas Antigos - Dia 24/8/2006 às 11.00h na Fábrica da Salvador Caetano em Ovar - Vamos apoiar a partida dos membros representantes neste evento!
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

CelicaGTI



Verifica se a terra está ligada ao chassi e ao motor do carro.

 



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Kaizen

Ponto da situação:

- Não fiz todos os passos, mas tenciono fazer numa próxima oportunidade.

O que é fiz até agora:

- Bateria usada em bom estado. Apertei os terminais mais o corte de corrente. Nada.
- Verifiquei fios soltos por baixo da ignição e coluna de direcção e... Nada.
- Identifiquei o "interruptor" do corte de corrente.
- Limpei a área do motor toda... para sentir algum trabalho real!
- Tirei o motor de arranque para verificar. Operação muito simples e rápida.
- "Lavei" o carburador e lubriquei-o. "Injecta" gasolina, carrega-se numa peça e a gasolina vai lá para dentro, as cubas parecem ter gota. Assim como a "cuba" do filtro de gasolina.
- Na próxima tentativa vou trazer velas, tampa do distribuidor, condensador, platinado e rotor.

Mas... nada no quadrante http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">

- Por fim identifiquei o problema provável: Filtro de ar Fiat. Vou tratar já do assunto http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

E um fiozinho directo do borne postivo da bateria ao distribuidor, e outro do mesmo borne ao terminal do motor de arranque?

Deve dar qq coisa, não?

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3