Medidas de pneus e velocidade real

Iniciado por Corolla KE70L, 21 de Outubro de 2006, 18:14

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Corolla KE70L

Encontrei este site numa pesquisa na net, será realmente fiável?

http://www.pneubeato.com/velocidadeantigo.htm">www.pneubeato.com/velocidadeantigo.htm


Toyota Corolla KE70L  born´s again...


Santos Silva

Muito bom.

Seguramente fiável. É optimo para testar qual o pneu mais adquado quando queremos trocar de medida.
Nos centros de inspecção aceitam penus diferentes dos do livrete desde que não excedam 5%. É fazer as contas...

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Corolla KE70L

http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  
SS,já agora uma pergunta, no meu carro a única medida homologada é 155r13, há alguma hipótese de a marca me homologar uma medida maior e um perfil mais baixo para a mesma jante, tipo 175/70r13?


Toyota Corolla KE70L  born´s again...


Santos Silva

Sim. Se fizeste as contas neste site poderás ver que a diferença no perimetro é minima.

Já agora, quando na medida de um pneu nao aparecer .../XX (ex.65) significa que se considera 80. Explicando melhor:

155 SR 13 é o mesmo que 155/80SR13. No antigamente os pneus eram quase todos de perfil 80 e por isso nem se colocava esta informação na medida.

Já sabes o que vai acontecer se colocares pneus mais largos, não já? Pois, direcção mais pesada, maior atrito e resistência ao rolamento, melhor tracção em curva, maior consumo de combustivel, melhor aspecto visual (discutivel), pneus mais caros e ....tens que pagar 36€ por uma declaração na SC para poderes legalizar a nova medida

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

A Honda fez-me essa declaração completamente à borliu http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> , de graça, grátis, quero dizer...
Sem complicações! E são exactamente essas as medidas que constam. Agora falta mudar o livrete e, depois, os pneus (tenho lá uns 185/70 http://users.telenet.be/eforum/emoticons4u/mad/763.gif ALT=":[mad]">  )

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Corolla KE70L

Santos Silva, concordo inteiramente com isso, menos com os 36€, maior consumo, além de que para trocar os pneus (novos) que tenho ia gastar um balúrdio, além de ter as chatices de ter de ir prá DGV...
Pronto, pronto, já podia ter dito para não mexer em nada...http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]"> http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]"> http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Toyota Corolla KE70L  born´s again...


metralha328

Tem piada, tive a fazer as contas no site que o Corolla KE70L referiu e, se trocar os actuais 155/80/13 por 165/80/13, a velocidade real é superior á velocidade do velocímetro.
Isto está correcto?
PS: só fiz o teste, estou muito satisfeito com as medidas dos "sapatos" do meu EE90 (que pelo livrete só aceita esta medida), podia era agarrar mais em curva...http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  


Santos Silva

Nestas medidas mais comuns e menos largas, por cada aumento da largura deve corresponder uma diminuição do perfil do pneu. Exemplo

155/80 R13 corresponderá 165(uma acima)/75(uma abaixo)R13.

Para contas de cabeça funciona bem. Experimentem!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

MRS

Quem quiser evoluir mais nestes raciocinios pode consultar o site:www.quaife.co.uk e fazer o donwlaod do processo de medir a velocidade por mudança e ver como se altera quando se altera a relação do diferencial.Dá para imprimir gráficos e tudo.
Parece-se um pouco com a engenharia da fórmula 1...mas é do mais básico que há, mas nem por isso deixa de ser o inicio para se perceber como funcionam as relações de caixas e de diferencial.
Divirtam-se.
MRS

 


ThE CrOw CsC

SS, esqueceste-te do maior desgaste da linha de direcção, exactamente pelo maior atrito dos pneus...  

http://ravenboy.blogspot.com/">ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!



metralha328

#10
Boa noite a todos.
Estou com um dilema: tenho uma jantes alargadas para o meu KE20 que tem montados uns pneus 155/80 R12 (a mesma medida dos pneus nas jantes originais). Como os pneus estão lisos, preciso de 4 novos.
A questão: os 155/80 R12 dão-se bem nestas jantes alargadas? Quais são os prós e contras de montar pneus com uma medida diferente (por exemplo uns 165/70 R12 ou uns 175/70 R12)?
:thumbsup

Santos Silva

Se for de menor largura: não podes.

Tens que manter o mesmo diametro (com diferença de 5% que é o admitido pelo IMTT e IPO) para que as relações de transmissão e o velocimetro estejam afinados.

Os inconvenientes de montares pneus maior largura são:

- Maior atrito, logo maior resitência ao rolamento, logo maior consumo;
- Mais esforço na direcção
- Maior facilidade de entrar em aquaplanning
- Pneus mais caros

Vantagens:

- Melhor aderência em curva
- Melhor "visual"
- Probabilidade de encontrares pneus com maior facilidade (em 12")
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

metralha328

#12
Tenho uma dúvida: pelo teste, os pneus 175/70 R12 são aqueles mais semelhantes aos originais. Esta medida de pneus é afecta o veículo pelos inconvenientes enumerados?

Sinceramente, acham que uns 155/80 R 12 são suficientes para proporcionar uma boa condução?

Kaizen

São. Para o carro que é e para a utilização tipo dele.
Se quiseres andar a apertar ou fazer dele carro de uso quotidiano, então não.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

metralha328

Está decidido! Nas alargadas vai levar os 155/80 R12 e se possível já na próxima semana (depois mostro fotos).
Agora preços: Das marcas Fulda, Sava, Kumho, Camac andam à volta de 40€, é bom preço? (Isto novos, porque usados é quase impossível...). Alguém tem destas marcas montadas?
:thumbsup