Limpeza/lavagem do circuito de água ...

Iniciado por nunoturbo, 20 de Janeiro de 2006, 16:48

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Corolla KE70L

Eu não sou grande expert da datsun, mas acho que primeiro devias varejar o radiador e colocavas liquido novo, mesmo que não fosse dos melhores, deixas andar uns kilómetros e trocas de novo o líquido, possivelmente vai ficando o circuito mais limpo, mas garanto-te que essa côr de barro nunca vai desaparecer por completo.  Podes sempre fazer o mesmo sem varejar o radiador, só que em vez de limpares só o circuito também estás a limpar o radiador, e penso não ser tão eficaz... Já sabes, podes sempre ir trocando o liquido para ir limpando, e quando achares que está razoavelmente limpo metes liquido melhor.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...


prelude guy

'Tás com azar... veio um "especialista" Toyota e agora tens um "especialista" Honda... a malta da Datsun anda a boicotar-te http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

No meu caso a cor de barro despareceu por completo (mas demorou uns 8 anos http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  ).

Deves ter:
- um "bujão" na base do radiador para o despejar
- um tampão no topo para o encher
- um parafuso de purga numa parte alta do circuito para o sangrar
- um parafuso numa parte baixa do bloco para despejar o líquido (barro http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  )do bloco.

Deves porque como não conheço esse motor e pode lá não estar isto tudo.

Vamos aos trabalhos:
Motor frio,
Botão da "chaufage" no quente (não queremos aprisionar o barro nesse pequeno radiador).

Abrir o tampão (para libertar a pressão) e desapertar o bujão. Escorrer tudo.
Abrir o parafuso do bloco e escorrer essa também.

Como está muito mau vai dar mais trabalho:
- desapertar abraçadeiras dos tudo que ligam ao radiador e retirar os tubos. Dar uma valente mangueirada para dentro do radiador até sair só água limpa em baixo.

- abrir o compartimento do termostato e retirar o termostato. dar valente mangueirada para esse buraco até sair água limpa do buraco do bloco (se achares muita areia para a camioneta podes evitar esta parte).

- Fechar/ligar tudo. Encher radiador com água ou anticongelante barato. Eu adicionaria um "limpa-radiador" (embora o Mazda Man não aconselhe, nunca tive problema com nenhum).
- Quando estiver cheio abrir o parafuso da purga e deixar sair todo o ar até começar a sair só água.
- Meter o motor em funcionamento até atingir a temperatura normal (o melhor é mesmo ir fazer uns 10kms, mas se o carro não está a circular deixa trabalhar ao ralenti uns 15 minutos).
- Parar o motor e esperar que arrefeça (3 horas)

- Retirar este líquido pelo "bujão" do radiador e pelo parafuso do bloco.
- Colocar algum anticongelante bom até começar a sair verdinho pelo bujão do radiador.
- fechar o bujão do radiador e encher até começar  a sair pelo buraco do bloco. Quando sair verdinho pelo buraco do bloco meter o parafuso.
- Encher até cima e abrir a purga até sair líquido verdinho. Fechar a purga. Fechar o radiador - substituir TAMPÃO DO RADIADOR (é preferível ter a certeza que o tampão cumpre bem com a função de manter e libertar a pressão no nível certo).

- Pôr o motor a trabalhar até temp. normal e parar.
- Esperar para arrefecer o motor abrir o tampão e repor o nível do líquido (vai ser necessário, por certo).

Pronto, foi o melhor que consegui fazer
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

São 10 € de consultoria http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]">

Diverte-te http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

EthosTA22

o meu muito obrigado, isso merece uma ponteira de escape em inox que tenho aqui guardada, caso sirva para o prelude http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

foi excelente! ate a minha avo consegue fazer tudo isso com a descriçao que deste http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">  http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  http://www.deephousepage.com/smilies/kiss3.gif ALT=":[kiss]">  

Sócio AJA Nº 72

Corolla KE70L

Bem, este prelude guy é do melhor, muito mais técnico!!!
Ethos, já que estás com a mão nos tubos aproveita e instala um turbo garret e um intercooler , só para prevenir....http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...


fellowmax

Quote:
foi excelente! ate a minha avo consegue fazer tudo isso com a descriçao que deste


Sim, sim....








Vê lá é se não te esqueces de pedir á tua avó os 10€ de consultoria http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=fellowmax>fellowmax  http://img113.imageshack.us/my.php?image=daihatsu5kg.jpg" BORDER=0> at: 1/3/07 13:04
Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

Corolla KE70L

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  A minha como não foi tão técnica levo so 7.5€...http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...


EthosTA22

http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

Sócio AJA Nº 72