Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindrada

Iniciado por nunoturbo, 06 de Dezembro de 2005, 04:43

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nunoturbo

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Tu és grande...

Voltando à essência das minhas questões sobre o GTT.

O motor do meu GTT precisa de um escravo novo (leia-se turbo), ou melhor, de meio escravo, uma vez que neste momento o meu escravo padece do problema de tantos outros, e salvo erro mesmo de todos, mais cedo ou mais tarde, que é o caracol do escape do turbo, que racha entre á valvula e a saída de escape propriamente dita.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4141_2.jpg" style="border:0;"/>

Depois de resolver isto, não o quero tunar, apenas pô-lo a rolar decentemente e conservá-lo por muitos e bons anos.

Assim, pretendo manter o carro o mais original possível, no entanto, estou a pensar em alterar-lhe o seguinte:

- Filtro do ar - manter a caixa original mas colocar lá dentro um filtro tipo KN de maior fluxo de ar, mas em tudo igual ao original.

- Vou também alterar o circuito dos tubos do turbo, tal como se utilizava em trofeu.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4141_3_thumb.jpg" style="border:0;"/>

Para melhor compreender este motorzinho, consultem http://www.r5-turbo.co.uk/spec2.asp">Motor GT Turbo



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Kaizen

Boa Roque, entendido http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


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Rui Coelho
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JA´s de ultra Baixa Cilindrada.

Bem, andava a dar uma volta ao baú à procura de Dicas, e dei com estas 2 beldades de 1980.
Sem comentários.




 

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nunoturbo

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Kaizen

ÓLHA ELEE ALIIII!!! http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  

  Que nivel.
  De nice.
  Bem técnico.
  Ao mais alto nivel.
  Espectááculo.

  Parabéns e obrigado por partilhares http://www.deephousepage.com/smilies/grouphug.gif ALT=":[group]">  http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Não consigo ler com clareza a reportagem.

  Mr. Roque said "And she´s a good driver also"


  A verdadeira "Silver Bullet".


  Houve uma qualquer limitação em termos d epeso para conseguir atingir outros objectivos. Espero ler essa noticia em breve. http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">  


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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

MazdaMan Toninho

Em prova a condutora foi a Hazel Adams, uma miúda (colega de curso-desistiu no último ano para casarhttp://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]"> ) que pesava 92 libras ou seja 42 kilos (depois de almoçar).Não aparece nas fotos aqui.
Aqui o peso era muito mais importante do que a aerodinâmica e eu na altura pesava uns 75/80 kilos.
Tony Araujo era "açoreano" e fez rallies com um 510 SSS de 1800cc e 2 portas.
O 4º membro da equipa era o Frank Hertwig.
Em condução fui só o teste driver para fazer o "shake down" -parece a F1. Dobrou logo um dos eixos da frente.
Aqui estávamos a ensaiar a estragégia de pilotagem.
Já agora, tinha um velocímetro digital calibrado (em 1980) feito por nós (bem, o professor ajudou).
Motor testado em banco de ensaios (fazia parte de uma disciplina-termodinâmica). Tenho para aqui os gráficos dos ensaios.
Compressão 13,5;1
50cc Honda reduzido a 36cc.
Cabeça toda modificada e super isolada com amianto(ainda era permitido) para não perder o calor (energia)
Eliminados os carretos da caixa de velocidades (uh-o truque)
A carroçaria ( ou que sobra dela) era uma sandwich de chapa de alumínio de aviação, colada integralmente a bloco de esferovite de alta resistência (primórdios dos compósitos!!!).
Chassis em aço (cromo-molibdénio de alta resistência 4130).
Pressão de ar nos pneus 120 a 150 libras (8 a 10 kilos).
1000 mpg= 1600Kilómetros com 3,75 litros=425 Kilómetros por litro ou 0,23 litros aos 100.
Totalmente projectado e fabricado pelos 3 artistas mencionados.
Está totalmente ultrapassado.
Aliás, no dia a seguir estava já ultrapassado.
Ainda ganhei 400 dólares com esta história, uma boa nota na disciplina, umas reportaagens nos jornais, uma entrevista na TV, e uma carta de "louvor" do reitor da casa.
Maiores problemas;1-geometria da direcção para reduzir o atrito em curva e 2- resistência dos eixos das rodas da frente.
Não consigo por o texto/imagens maiores.Sorry.
Muitas "Sodades" destes tempos.Oh bem...

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 9/12/05 16:57

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Brilhante, um orgulho.

  Tenho algumas bicicletas em cromo-molibdénio http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  


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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

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I am spechless ...

... é uma honra http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Mas, voltando ao tema...
... porque isto até "pode" vir a interessar-me http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]"> ... exactamente na cilindrada 1600 cc. http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> ...
A questão de mudar a cilindrada através do curso eu sabia-a bem,
mas o que é isso do crossflow (fluxo cruzado)? Já percebi que só os motores antigos é que o têm mas o que é?

Já agora, as sugestões para o Escort também se aplicam a um certo CVCC que eu sei que andaste a conduzir em rallies lá nas américas (conheces o motor melhor que eu por isso nem deixo as características)...

Acerca de ter que estar bom antes de transformar. Basta um teste de compressão (bem feito e com ferramentas calibradas - aprendo rápido http://www.ezboard.com/images/emoticons/glasses.gif ALT="8)">  ) para comprovar do bom estado mecânico?

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Falou-se em cavalos extra vindos daqui, dali e do pai natal mas não será igualmente interessante o incremento da performance do motor que se consegue através de janelas de admissão/colectores de admissão trabalhados e saída de escape? Colectores e linha de escape?


  Penso que, o reverso da moeda acontece, quando não se fazem os cálculos certos nestas áreas e o motor ainda abafa mais.

   Que dizem? No "dia a dia" dá-se o devido valor ou são factores que passam um bocado ao lado?


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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

blardY


 Excelente Mazdaman http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">

 

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Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

apardal

Depois disto tudo fico com vontade de saber o que é que o Mazda Man recomenda fazer no 4A-GE! http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
http://apardalae86.no-ip.org" target="top">Toyota Corolla GT Coupe '87


ThE CrOw CsC

Quote:
Depois disto tudo fico com vontade de saber o que é que o Mazda Man recomenda fazer no 4A-GE!


... http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

Carburadores, uma nova linha de escape... E mais uns pózinhos. http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  

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