motor parado á mais de 15 anos

Iniciado por datsunsss, 15 de Outubro de 2004, 03:14

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nunoturbo

Chama-se o MazdaMan à cabine de som...!!!!

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

datsunsss

Pois, eu sei disso, mas o gajo das cames aqui na zona deve levar prai 50 contos de arranjar isto, isto segundo gajos que costumam
lá ir.

Mas tenho que ir confirmar isso.

http://img52.imageshack.us/img52/7678/banner25wg.jpg" style="border:0;"/>


MazdaMan Toninho

Esta só a apreciar o andamento...

Uma árvore de cames é fabricada em aço forjado a quente (bem quente).
Encher a came significa soldar=calor, pelo que as propriedades metalúrgicas da árvore vão á ida.
Sim eu sei que se faz e que funciona. Mas por quanto tempo???

O perfil da came não é nada fácil de replicar, a não ser que exista equipamento específico de alta precisão, acompanhado de equipamento de medição adequado.

Soldar e maquinar vão empenar a came e esta vai deixar de estar dinâmicamente equilibrada (vibrações).

Portanto................se fosse eu e se fosse para ter um motor bom e durável, comprava..........outra.

Depois é preciso perceber o porquê de ter ficado assim. Só mudar peças sem descobrir o problema real é um pouco inútil a longo prazo.

Se fosse possível soldar, encher e perfilar cames facilmente, as miniHondas o meu tempo dariam 120 á hora.


datsunsss

Foi o que o meu mecanico disse , não me aconcelhou a arranjar a cam, mas o problema é que estas cams não se vendem no pingo doce.

-para que serve um motor gx se lhe ponho uma cam do 1200 normal???

 

http://img52.imageshack.us/img52/7678/banner25wg.jpg" style="border:0;"/>


MazdaMan Toninho


E eu a pensar que havia cames GX no Lidl.http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">

Mete uma foto com essa came na vertical ( para ver o desgaste).
Calma..

 


nunoturbo

http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

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Sócio Fundador n.º3

Microsurfer

Quote:
a não ser que exista equipamento específico de alta precisão, acompanhado de equipamento de medição adequado.


Na zona onde o Américo vive (SJM, oliveira de Azemeis - capital do molde) há muita empresa de metalomecânica com tecnologia de ponta e muitos torneiros que fazem trabalhos por fora, logo fazer uma arvore de cames nova não deve ser difícil (tens as especificações???http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">   ).

Quanto ao material de que é feita a cames, eu tenho uma revista inglesa em que aparece um torneiro a fazer uma arvore de cames e o material em bruto pelas imagens não parece Aço forjado mas também não eram cames de origem.
http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

Será que se usa aço forjado nas cames de origem por ser mais fácil de produzir em série e mais barato?
Será que o aço forjado é melhor que outro tipo de aço? eu acho que não.

MAZDA RX-3 Coupé

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=microsurfer>Microsurfer  http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_2506_30.jpg" BORDER=0> at: 14/1/07 1:32

Santos Silva

Calma Américo:

Segue os conselhos do MazdaMan!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

MazdaMan Toninho

Só deve seguir os conselhos quem quer.

Pois também se pode fazer uma árvore de cames em madeira ,num torno manual com umas limadelas á parte.
E ia funcionar...

Anda a Cosworth, a Kent Cams, a Crane Cams e a Carillo a gastar tanto dinheiro ...


datsunsss

Claro Mazdaman, tens toda a razã, por isso é que estou tão preocupado, não sei porquê é que só um é que tem desgaste.

http://img490.imageshack.us/img490/2418/01md3.jpg" style="border:0;"/>
http://img490.imageshack.us/img490/9077/02fi4.jpg" style="border:0;"/>
http://img408.imageshack.us/img408/8288/03yz6.jpg" style="border:0;"/>
http://img490.imageshack.us/img490/2834/04ca3.jpg" style="border:0;"/>

E agora que me dizes.

http://img52.imageshack.us/img52/7678/banner25wg.jpg" style="border:0;"/>


prelude guy

Quote:
não sei porquê é que só um é que tem desgaste


Falha na lubrificação. O que fica assim é sempre um dos extremos, onde o óleo tem mais dificuldade em chegar...

Se tiveres pachorra podes ver no trabalho que fiz, já vai p'ra 3 anos http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">
http://pub75.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=9.topic">projecto prelude

tem muita "palha", mas logo no início falou-se sobre isto
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

MazdaMan Toninho

1-Só um tem desgaste provávelmente por empeno da haste da válvula ou devido a uma má montagem, ou ainda por gripanço do "pistãozinho" que assenta sobre a came e actua a haste que vai ao martelo.Nada de especial aqui..É só verificar e reparar.

2-Quanto á came em si, visto nesta projecção, tás mal...
Isso está com bem mais do que 2 mm de desgaste, talvez uns 3 mm.
Difícil de reparar, aconselho que arranjes outra árvore de cames (usada ou nova)
Parece-me que a outra came agora á vista também tem desgaste...

3-Mas se não conseguires arranjar outra (está um motor GX á venda na T&C, por 1800€), não será por isso que o motor vai para a sucata.
Nessa altura, e em último caso apenas, arranjo-te uma solução, mas apenas [via telefone/mail ou pessoalmente. Mas a "garantia" é muito reduzida.
 Isto apesar de normalmente me recusar a  dar conselhos/opiniões sobre matérias que estão entregues a oficinas ou a profissionais.(ou em casos de tuninguçes e modificações).Apenas questões do meu mau feitio.

Mas posso abrir uma excepção porque te devo uma.....ajuda.
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 16/1/07 22:31

Umtali

Já sabes Americo, em ultimo caso ...

























South Africa, here we come! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">



 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5765_37.jpg" style="border:0;"/>

João Freire - Sócio AJA nº 11

Microsurfer

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10980_1.jpg" style="border:0;"/>

Aqui neste artigo não estão a fazem cames mas sim cambotas de qualquer maneira usam maquinação CNC, que é a que se usa nas fábricas de moldes!
Se o problema é o aço poder destemprar/empenar, a cambota também poderia sofrer desse mal, facto que é exluido pelo artigo! Logo é possível! e não custa 1800€

MAZDA RX-3 Coupé


MazdaMan Toninho

Sabes o que é aço EN 40 nitrited?
Mais abaixo no artigo "offset turning"? É que um torno trabalha peças redondas e não excêntricas (como uma came ou cambota).
Mais ao lado "computerized balancer".
Um pouco mais abaixo "inspection department where each crankshaft is checked for.....blá blá blá"
Mais abaixo ainda "magnetic particle crack detection"
Depois na foto "eccentric grinder"...
E o resto que não vês nem está escrito..

E aqui fica a faltar ainda a capacidade para fazer o carreto na árvore de cames do SSS.
E para depois fazer o tratamento térmico adequado.

Pois acabamos de descrever o processo muito simples mesmo.Idêntico, mas não igual ao da Cosworth, Kent, Crane e outros...


Já agora, penso que foi com o BillyJoe, que um "especialista" soldou a árvore de cames da moto Honda CB 250 que era di pai dele. Desenterra este tópico e delicia-te com o resultado brilhante...


Ainda te podia fazer um desenho para explicar a diferença entre uma peça "forjada" e uma "torneada". Tem a ver com a orientação dos grãos do aço da estrutura metalúrgica, e a criação de "stress points" que conduzem á quebra prematura e catastrófica da cambota/árvore de cames devido a "desiquilíbrios dinâmicos do 1º grau" que existem mum motor 4 Tempos de 4 cilindros. Mas apenas ia perder tempo com o desenho.

De qualquer forma, abandono este tópico, já perdi tempo a mais com isto.

Façam como entenderem que o motor não é meu.