Lavagem do carro

Iniciado por blardY, 13 de Fevereiro de 2008, 01:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

blardY


 Não sei como custumam lavar os vossos JA´s, há quem o faça a seco, eu confesso que em dias de sol ou quando o carro vai circular logo de seguida, nunca à noite, lhes dou um bom banho com água.

Encontrei este produto que me pareceu muito interessante

http://ecotecnologia.wordpress.com/2007/12/13/lavagem-de-carro-sem-gua/" target="top">ecotecnologia.wordpress.com/2007/12/13/lavagem-de-carro-sem-gua/

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10
Vice Presidente da Direcção

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

duke900

Esse não conheço, mas já esprimentei o Nowet " não estou a fazer publicidade" e resulta... o carro fica com um acabemento que parece que foi polido.


FC

Blardy,lava com agua e por cada balde adiciona 2 dl de petroleo ;)
Socio AJA nº 55

blardY


FC nunca tinha ouvido essa, parece-me bem  :D
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Kaizen

Já que a Hi-lux não vai ficar pronta para a época de casórios,e a conselho do Crashed, vou oferecer isto ao meu AE86 em Maio:

www.maximodetalhe.com
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Crashed

Sai caro mas vale bem a pena  :clap: :clap:
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Janpas

Boas

Seria interessante cada um de vós que deu ideias e opiniões sobre os produtos a aplicar numa lavagem, fazerem o seguinte:
Cada um tira uma fotografia ao carro, como nos spots publicitários onde metem uma fita no meio do capot e metade lavam normal e a outra metade com os ditos produtos e nós comentamos.
:drool:
Saudações Nipónicas
Sócio nº50

Na BOA a semana VOA
有り難う

powerPT

Vão-me crucificar mas paciência...vou explicar um pouco do conceito detalhe automóvel, mais propriamente em termos de lavagens.

Fiz um artigo para um website meu e exponho aqui parte:

Lavagem e Secagem
Este processo é o mais importante para se manter a viatura com bom aspecto. É mesmo o inicio de um bom detalhe e de manutenções bem feitas.
Deve-se comprar dois baldes, pequenos, algo de 5 litros chega perfeitamente.
Num dos baldes colocar uma tampa e meia ou duas de Einszett Exclusiv Glanz e colocar água até perfazer os 5 litros mais ou menos. No outro balde colocar apenas água limpa.

Sobre o processo, simples, primeiro de tudo lavar as cavas das rodas. Podemos levantar um pouco o carro caso o espaço entre o pneu e a cava seja curto e com uma escova do género da Viking Wheel & Fender Brush ou até uma de lavar costas (de banho). Basicamente molhar e esperar 1 minuto, depois borrifar com Einzett Car Star e esfregar com a escova anteriormente referida (ou similar). Depois passar novamente por água. Poderá desejar o aspecto natural e para isso utilize a diluição de Meguiar´s HyperDressing com diluição 1:4.

Após isto lavar as jantes. Basta colocar num balde champô e água (veja o nome do champô no parágrafo anterior) e depois com a escova Ez Detail Brush molhar na água e na jante. Algo normal. Por fim com uma luva de microfibras (podemos comprar em qualquer superfície comercial) lavar o exterior da jante (mesma coisa de passar pela água com champô). Caso seja necessário, com um pincel lavar as cavidades dos pernos.
Depois passar água na jantes e por todo o carro, deve-se evitar lavar ao sol. A superfície convém estar sempre molhada. Com uma luva de pêlo de ovelha natural (pode ser a profissional e assim não molha as mãos), enxagua no balde com o champô e passa numa secção de 70cm x 70cm (mais ou menos, se o automóvel estiver muito sujo a secção diminui) e depois passar pela água limpa. Novamente meter a luva no champô e passar na secção, depois água limpa. Fazer isto intercaladamente e porquê? Porque assim evita-se que a luva fique com impurezas e sobretudo que a água com champô se mantenha sempre limpa. A água do outro balde, caso esteja muito suja pode ser mudada por nova.

Também atenção para não deixar secar a espuma, ou seja, ir molhando os painéis. Por fim secar com uma toalha microfibras waffle weave, basta estender a toalha e puxar pelas pontas. Tanto na lavagem como aqui na secagem não pressionar, sempre suavemente.

No final os pneus dão aquele toque e portanto, lavar (após lavagem das cavas) com uma escova, poderá ser uma dura daquelas de banho (à venda nos hipers), com champô normal, como se lavasse a pintura. Após isto, para ainda melhorar a limpeza borrifar APC e esfregar com a escova. Secar com um pano microfibras e aplicar condicionadores (no final da lavagem da pintura) como Duragloss Wet Look Tire Shine (para aspecto mate) ou o Mothers FX Tire Shine (para um look mais brilhante), com uma esponja ou aplicador próprio para pneus. Se vir que sujou a jante, um pano microfibras e retire de imediato o indesejável da jante.

Como capricho, poderá utilizar um booster para abrilhantar a pintura, depois do automóvel seco, isto é, vai avivar o look da sua viatura. Isto pode ser feito com o Z-8 Grand Finale Spray Seal. É liquido, borrifa-se numa secção de 50cm x 50cm e remove-se em seguida com auxilio de um pano microfibras. Sempre assim por todo o carro. Utilizar vários panos para que não fiquem vestigios de excessos na pintura.


(1) Einszett Car Star - deve ser diluido numa proporção de 1:1 e colocar num borrifador.
(2) Meguiar´s HyperDressing - poderá ser diluido com água destilada em 1:4, 1:3, 1:2. Quanto mais água for diluída, menos efeito brilhante confere. Portanto, 1:4 dará um aspecto limpo mas mate.
(3) APC - é um produto que se obtém pela diluição do Einzett Blitz com água destilada, proporção de 1 de blitz e 20 de água. Cuidado com diluição mais agressiva, esta é suave e dará para tudo.


Nota: os panos de microfibras para a pintura não se vendem nos hipers nem nada que se pareça, existem lojas dedicadas a produtos de detalhe.


Uma coisa que para qualquer pessoa que pretende aspecto de novo durante anos e anos, é excluir completamente o petróleo das escolhas! Isto danifica as borrachas, plásticos e até o próprio verniz da pintura. Dizem que não mas depois aparecem carros com borrachas meias estaladas, plásticos ressequidos e esbranquiçados, pintura sem brilho. Sobre a pintura depois de lavar com petroleo, sim sim fica linda e porquê? Devido à gordura do mesmo, mas efectuem uma lavagem digna que veremos os resultados, quando essa gordura desaparecer.

Posso acrescentar que tenho pessoas conhecidas, amigos e colegas, aos quais fiz detalhe e após 3 anos os carros com mais de uma dezena de anos parecem novos! Estes só têm cuidado com as lavagens pois nunca mais lhes toquei  :)
Hummm, a pensar no que aqui meter.

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Janpas

Boas

Por falar em "DETALHES", ficou por explicar um detalhe, todo esse trabalho tem custo zero porque cada um de nós irá faze-lo com dedicação e carinho pela sua "Amante de 4 patas (Rodas) mas os produtos mencionados são coisa para quanto ?

Saudações Nipónicas

Post Scriptum - E as solicitadas fotografias de promenor para vermos as diferenças ?
Sócio nº50

Na BOA a semana VOA
有り難う

fellowmax

Citação de: Janpas em 30 de Janeiro de 2009, 18:35
Post Scriptum - E as solicitadas fotografias de promenor para vermos as diferenças ?

Eu uma vez coloquei uma foto do genero apenas para mostrar o quanto estava queimada a pintura e quase fui crucificado  :shhh: :shhh:


Por isso não insistas muito  :green:
Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

Kaizen

Janpas, no site da maximo detalhes tens várias fotos de antes e do depois.

O meu vai ter custos, não quero ser eu a faze-lo... quero que corra bem  :lol
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

powerPT

Existem vários tipos de detalhe. Cada pessoa saberá o que deseja efectuar, neste caso apenas referi a lavagem pois segui o título do tópico.

Podemos enumerar assim como base alguns tipos de detalhe como: detalhe exterior, detalhe interior, detalhe motor.
Em cada um deles pode-se fazer x passos, tudo depende do objectivo pretendido.

Falando no detalhe exterior, eu costumo ter por base isto:
- Lavagem profunda das jantes e respectiva selagem
- pré-lavagem geral
- lavagem geral
- descontaminação da pintura e vidros
- correcção da pintura (o vulgar polimento) envolvendo quantas fases forem necessárias
- Polimento de cromados
- Limpeza e condicionamento de plásticos e borrachas
- Selagem de vidros
- Aplicação de selante e/ou cera (apenas lido com ceras de carnauba)

Em cada um destes passos também as coisas variam de carro para carro!

Muito haveria a falar sobre o detalhe...mas mais que palavras as fotos dizem muita coisa, não todo porque podemos omitir certos defeitos mas lá está, posso fazer demonstrações e logo vêm  :green:

Um dos passos, o de correcção da pintura é algo muito complexo e a segurança é muito importante!

Mas eu cito mais uma coisa:

CitaçãoTodas as etapas seguem certas metodologias e os produtos utilizados são da mais elevada qualidade, comprovada e testada a nível mundial, daí que as marcas utilizadas sejam referência a nível profissional e de elite.

Explicando a segurança numa das etapas mais importantes de um detalhe, a correcção de pintura vulgarmente chamada de polimento.
A primeira coisa a fazer é retirar os contaminantes, por meio de uma "plasticina" lubrificada que arranca os mesmos e torna a pintura suave ao tacto. Vejam a imagem que ilustra a descontaminação em pormenor em versão ampliada:




A descontaminação é uma fase muito importante, assim posteriormente não estamos a corrigir sobre lixo, estamos sim sobre uma superficie limpa, suave e pronta a ficar impecável.

Segue-se então a fase de isolar todos os pontos críticos, borrachas, plásticos, basicamente todo e qualquer local sujeito à passagem de esponjas, aquando do polimento.

Feito isto, todo o automóvel é medido em termos de espessura de pintura. Para tal é utilizado uma ferramenta denominada de Paint Thickness Gauge (PTG), partes ferrosas e não ferrosas como o caso do alumínio.
Poderão ver algumas medições nestas imagens:





(mostro apenas as miniaturas)

Nunca removo mais de 10 microns e apenas em casos extremissimos, habitualmente situo o corte entre 3 a 5 microns. Como podem ver na imagem da contaminação, podemos generalizar um pouco a espessura das camadas e dizer que a camada de verniz, segundo os estudos já efectuados, possui entre 80 e 90 microns, agora façam as contas a quantos cortes agressivos poderemos fazer...

Agora sim, estamos aptos a corrigir a pintura da melhor maneira, sendo ou não repintura. Efectuamos sempre uma correcção essencial, nunca exagerada a não ser que seja expressamente pedida pelo proprietário mas até hoje nunca tal aconteceu. Portanto, vou até ao necessário, apenas e só.
Na fase de polimento poderão ser usadas várias fases, cada caso é um caso, cada corte será feito tendo em conta o estado, a idade e as pretensões e estamos constantemente a efectuar medições com o PTG. Apenas refiro o corte pois é a fase que remove mais verniz, a fase de polimento e acabamento serão só para suavizar a superficie e conferir um acabamento à minha maneira.

Como vêm, os métodos são bem diferentes do habitual, das oficinas ditas banais onde são removidas grandes quantidades de verniz e um sinal super simples e empírico que podem constatar da veracidade disto é: vejam os hologramas ("manchas", "clarões") na pintura quando bate o sol. Isto deve-se a quê? A um corte excessivo e mal feito, novamente microscopicamente temos um verniz desnivelado e consequentemente provoca uma reflexão refracionada, se é que posso assim chamar.



E muito muito mais...  ;)

Podem ver fotos nos vários fóruns dedicados.
Hummm, a pensar no que aqui meter.

Datsunbat

Boas amigos!

Não posso deixar de responder quanto á lavagem do meu automóvel!

Já o lavei por 3 vezes desde que o restaurei e faço sempre da seguinte forma, que não sei se será a mais correcta.

1 - Uso dois baldes, um com água morna e outro com àgua fria.
O da água morna tem uma tampa e meia de champô com cera (uso da redex), o outro apenas tem água propriamente dita.

2 - Uso sempre panos de camurça natural, e são 3 no total, portanto, um para a água quente com champô, outro para a água fria e um seco para limpar no final.

3 - Inicio a lavagem pelo tejadilho do carro, primeiro com o pano da água quente e champô, pois esta etapa é muito fixe, pois retira a sujidade mais facilmente, depois tiro a espuma e o excesso de água com o pano de água fria, este encontra-se meio seco, no final limpo com um seco para secar mesmo a peça...

4 - Repito estas etapas depois de forma alternada, tampa da mala, traseira, porta, capôt e depois o mesmo mas do lado oposto ao que comecei.

5 - Com uma escova húmida retiro o lixo das caves das rodas e em seguida passo com uma igual mas seca.

6 - as jantes e pneus são lavadas com produtos específicos e da forma específicada na emblagem.

Até agora não me tenho saído mal...

O que dizem?

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!