"Lavagem" do motor?

Iniciado por nunoturbo, 18 de Janeiro de 2006, 03:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

prelude guy

Bem, isto há que aproveitar as pesquisas que cada um vai fazendo.

"Flushing Oil"

É este o termo apropriado do produto para os fins deste tópico.

Procurando por "engine cleaner" ficamos com os produtos de limpeza externa do motor.  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

fellowmax

Se usares oleo para a limpeza, utiliza sempre sintetico 0W30 ou algo do genero, porque o oleo mineral não tem a mesma capacidade detergente.

Isso de abrir o Bujão a quente pode dar roscas lixadas http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> , agora petroleo nem para limpar por dentro nem por fora como algumas pessoas usam, tudo o que são juntas têm tendencia a ficar ressequidas.

Isto na opinião de um maçarico.

Um Oleo bom para limpar é o Quaquer State sintético, já vendi muito desse oleo (nos velhos tempos) sempre com excelentes referencias dos clientes e oficinas.

Cumprimentoshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

prelude guy

Andava aqui a vascular... "como polir alumínio" http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  (o que não encontrei nada, mas já tenho o meu método montado) e olhem onde fui esbarrar!...

Acho que agora até sou capaz de acrescentar aqui uma ideia ou duas... http://www.deephousepage.com/smilies/burnout.gif ALT=":[burnout]">

O "sludge", que por cá se chama mais de "borra" ou "jorra" pode ser realmente um problema bastante grave.

A XADO tem 3 referências diferentes para tratar deste problema e posso-vos dizer que já temos disponível uma delas - VitaFlush, que estamos a comercializar em saquetas de 20 ml. Aplica-se 1 saqueta por cada litro de óleo, mas para os nosso casos aconselho aumentar a dosagem em 50%). Como custam 2,5 Euros cada, a limpeza do interior do motor fica em 10 Euros... o que não me parece mesmo nada caro.
Também por isso estamos a oferecê-la na compra de um pack de 3 revitalizantes para motor.
Mais pormenores:
http://revitaxado.pt/store/ds_product_info.php?products_id=69&digistore_custid=c0fc80b1f4ee109f3e4cec6cfe6ba996" target="top">Vitaflush - saquetas

E aproveito para deixar um exemplo do que estamos a falar.

A tampa das válvulas do TA22:
 
http://www.revitaxado.pt/Luis/tampa%20v%e1lvulas%20antes.JPG" style="border:0;"/>

http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">
a jorra que ali se vê é no topo do motor - não fica óleo depositado ali - só se capotar http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  ).
Devido aos mais sensíveis asbtenho-me de mostrar como está na base... o cárter tinha acumulado talvez 1 cm de espessura daquele "alcatrão" http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":("> .
Foi para tratamento com indicações para ir ao jacto de areia por fora... e por dentro http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]"> .

Segundo os mecâncios esta situação da acumulação de jorra ocorre por se mudar o tipo e a marca de óleo e por não se fazerem as mudanças em tempo devido. Um motor sempre assistido na marca costuma apresentar-se muito mais limpo interiormente, precisamente por levar sempre o mesmo óleo no intervalo devido.

Como é evidente aquela jorra não dá saúde nenhuma. O principal problema é mesmo o de contaminar o novo óleo assim que este é colocado. Depois pensa-se que temos óleo para fazer 10 mil kms e na verdade... http://www.ezboard.com/images/emoticons/tired.gif ALT="|I">  

Não vou garantir que o Vitaflush limpa toda a borra acumulada com o tempo, mas que ajuda, ajuda muito! Além disso é seguríssimo, tanto para o motor como para a saúde (para terem uma ideia não tem qualquer toxicidade se ingerido http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  ).
Tem uma aparência idêntica à valvulina, não contém acetonas, ácidos ou solventes. Apenas detergentes e dispersantes... e revitalizante, claro http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)"> .

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)