Autor Tópico: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965  (Lida 23070 vezes)

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Re: Toyota 2000 GT
« Responder #15 em: 24 de Outubro de 2006, 17:05 »


Link para Video deste modelo.

Não consegui encontrar o link directo.

Vale a pena perder algum tempo neste stand virtual. Os videos são deliciosos e podemos encontrar modelos muito raros.

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Re: Toyota 2000 GT
« Responder #16 em: 01 de Novembro de 2006, 01:46 »

Offline kombota

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Pormenores...
« Responder #17 em: 17 de Abril de 2007, 21:54 »










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Re: Pormenores...
« Responder #18 em: 17 de Abril de 2007, 21:56 »


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Re: Pormenores...
« Responder #19 em: 27 de Agosto de 2007, 01:34 »
João Freire - Sócio AJA nº 11

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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #20 em: 23 de Setembro de 2008, 10:50 »
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« Última modificação: 25 de Setembro de 2008, 14:42 por nunoturbo »
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #21 em: 30 de Outubro de 2008, 10:50 »

Que amoroso  :D


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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #22 em: 11 de Maio de 2009, 18:58 »
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #23 em: 14 de Outubro de 2009, 21:27 »
Noticia no SAPO:

http://auto.sapo.pt/Novos/Noticias/Toyota-2000-GT-2801.aspx

Toyota 2000 GT
Um desportivo pouco celebrado
14-10-2009 12:26:53

 Agressivo e com tecnologia de ponta, a Toyota 2000 GT não conheceu um relevante, mas abriu caminho para os seus sucessores e chegou a rivalizar com os míticos Porsche e Ferrari.
No Salão de Tóquio de 1965, a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC), empresa fundada em 1937, apresentava um estudo do que iria ser o seu primeiro superdesportivo. Denominado 2000 GT, este modelo reunia linhas agressivas, com alguma semelhança ao lendário Jaguar E-Type, com um desempenho digno de nota, graças à adopção de um moderno motor de seis cilindros.

Dois anos mais tarde, o carro chegava às ruas, marcando a sua estreia com a participação de uma versão cabriolet - desenvolvida para esse propósito - no filme 007 You Only Live Twice, em que Sean Connery personifica o famoso agente secreto James Bond. O design deste Toyota de imediato captou as atenções do grande público.

Do longo capot sobressaiam os faróis escamoteáveis redondas, posicionados na extremidade frontal, e os retrovisores, na posição típica dos carros nipónicos daquele tempo. O habitáculo ficava bastante recuado e tinha uma terceira porta, para acesso ao porta-bagagem. O descapotável usado no filme do agente 007 fazia lembrar os roadsters britânicos, com as suas rodas raiadas.

Equipado com um bloco de 2,0 litros - daí a denominação 2000 GT -, duplo comando de válvulas de alumínio, três carburadores duplos Solex (produzidos pela Mikuni) e debitando 149 cv de potência bruta, o carro conquistou diversas provas nacionais famosas como os 1.000 Km de Suzuka (em Junho de 1966), os 500 Km de Suzuka (em Março de 1967), as 24 Horas de Fuji (em Abril, um mês antes de estar disponível ao público) e as 1.000 Km de Fuji (em Julho).

O Toyota 2000 GT quebrou nada mais nada menos que 16 recordes de velocidade. Com a devida preparação, manteve-se por 48 horas a uma velocidade média de 203,8 km/h; numa outra prova, fez seis horas à média de 210,4 km/h.

Longe das pistas, era o único nipónico capaz de enfrentar um Porsche ou um Ferrari - ainda que não os modelos mais potentes dessas marcas.

Como se pode esperar de um superdesportivo do país do Sol Nascente, este Toyota recorria às mais avançada das tecnologias disponíveis na época, designadamente, o chassis do tipo backbone era revestido por uma carroçaria de alumínio, instalada na fábrica da Yamaha (o verdadeiro fabricante do carro, embora não ostentasse a sua marca).

As quatro rodas tinham suspensão independente, com braços sobrepostos, e travões a disco. A caixa de cinco velocidades era uma autêntica novidade, dado que na altura era pouco comum. Para conduzir a potência ao solo, o GT 2000 dispunha de pneus radiais 165 SR 15.

O seis-cilindros, também fornecido pela Yamaha, era montado atrás do eixo dianteiro e os dois únicos bancos ficavam quase sobre o eixo posterior, gerando uma excelente distribuição de peso: 48% à frente, 52% atrás. Além de muito estável, o carro tinha uma enorme poder de aceleração, cumprindo o sprint de 0 a 100 km/h abaixo da fasquia dos 10 segundos, e atingindo uma velocidade máxima anunciada de 200 km/h.

No entanto, o 2000 GT esteve longe de ser um sucesso comercial: apenas 337 unidades foram comercializadas até 1970, quando deixou o mercado.

Tal ficou a dever-se, em primeiro lugar, ao facto de ser um carro de produção onerosa e, por isso mesmo, dispendioso para o padrão do mercado interno na época. Em segundo lugar, não teve êxito ao nível de exportação: os japoneses estavam ainda no início da sua penetração no mercado norte-americano e faziam-no com carros pequenos, económicos e baratos - apenas 54 americanos se interessaram em adquirir este desportivo proveniente de uma marca sem a tradição que os europeus esbanjavam.

Por outro lado, faltava-lhe ainda espaço ao nível do habitáculo (sobretudo para pernas e cabeças) e uma boa dose de potência, para se impor aos muscle-cars americanos equipados com os massivos motores V8 dos anos 60.

Mesmo assim, mereceu a atenção de um ícone americano, o texano Carroll Shelby, que preparou uma unidade para as pistas na classe C-Production SCCA. Com 205 cv de potência bruta, competiu durante 1968 e chegou a conseguir um segundo lugar, atrás de um Porsche

Uma tentativa de atender à demanda local por maior binário foi feita através do 2300 GT, com uma cilindrada de 2,3 litros e um comando de válvulas único, além da opção de transmissão automática de três velocidades.

O limite de rotações era mais baixo, 6.200 rpm em vez das habituais 7.000 rpm, indicando que a potência máxima era atingida bem antes. Mas apenas nove unidades foram construídas, todas com volante à esquerda, ou seja, destinadas à exportação. O sucesso que o 2000 GT não obteve foi-o logo conseguido por outro desportivo nipónico, o Datsun 240Z, lançado em 1969.

No final dos anos 70, as linhas agressivas da frente deste Toyota serviram de inspiração para o famoso Celica Supra, que nas décadas seguintes estabeleceria a marca como fabricante não só dos económicos Corollas, mas também de desportivos com estilo, desempenho e tecnologia fascinantes.

E as fotos:


« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 21:40 por Santos Silva »
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #24 em: 14 de Outubro de 2009, 21:28 »
E mais algumas:
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 21:31 por Santos Silva »
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #25 em: 14 de Outubro de 2009, 21:29 »
E mais uma e já agora, Este texto não vos diz nada?... :assobio Vejam no primeiro post!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 21:36 por Santos Silva »
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #26 em: 20 de Outubro de 2009, 22:28 »
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #27 em: 25 de Novembro de 2009, 15:43 »
TOYOTA MOTORSPORT FESTIVAL 2009





« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 15:45 por nunoturbo »
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #28 em: 26 de Novembro de 2009, 14:52 »
トヨタ2000GT(FR/5MT)【動画試乗記】


トヨタ2000GT(FR/5MT)(後編)【動画試乗記】

Paula Silva
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Re: TOYOTA - 2000GT (MF10) 1965
« Responder #29 em: 16 de Março de 2012, 18:07 »
É desenterrar o tópico mas creio que vale a pena para avisar que está uma reportagem sobre o 2000GT com um modelo com matrícula portuguesa este mês na topos e classicos!