DATSUN - Bluebird (510) 1968-1973

Iniciado por kombota, 21 de Fevereiro de 2004, 04:36

Tópico anterior - Tópico seguinte





kombota

Há alguns dias cruzei-me com uma carrinha idêntica.

Apesar de fazer parte da segunda geração das "510" cuja produção se inicio em 1978 penso que não faz sentido estar a criar um novo tópico pelo que vou colocar algumas fotos neste tópico para o pessoal babar alguns pormenores.

Conheci a carrinha ainda com as jantes originais e respectivos tampões (incluindo a faixa branca nos pneus). Entretanto está nas mãos de um artista que já lhe eliminou o silenciador e lhe colocou umas jantes de "estilo"...

Se o exterior apresenta linhas experimentalistas dos inícios dos anos 80 comuns à época de transição para os carros de plástico, o interior é uma loucura e tudo está no sítio.

O painel de instrumentos é bem desenhado e a combinação de materiais muito porreira.

A carrinha que vi tinha o L20B, caixa automática e A.C.

Muito bom mesmo!

As fotos do modelo em causa:



http://www.cardomain.com/ride/2361320/1979-datsun-510

Nelson (kombota)



Datsunbat

Boas a todos...há já algum tempo que andava para inserir aqui neste magnífico tópico umas actualizações...assim sendo é hoje mesmo!!!

E respondendo ao Kaizen que me mandou mensagem pelo Umtali e SS para dedicar menos tempo ao FB aqui vai o meu contributo que penso que será giro...

A caixa do filtro de ar das 3 gerações...

A caixa do filtro de ar depende da geração! Se for da 1ª e 2ª nao tem a bossa por debaixo, porque o carro simplesmente não tem servo-freio. Os da 3ª geração, vendidos em finais de 71 e até inícios de 73 já tem servo-freio, e são mais curtas e têm uma bossa inferior, que por acaso até muitas das vezes são vítimas de gasolina!

1ª geração - 69-70 - Sem servo-freio de travão


2ª geração meio de 70 a meio/final de 71 - Sem servo-freio de travão


3ª geração - 71/72 - 73 - com servo-freio


In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Os primeiros 510 (fossem eles 1300, 1400, 1600 e 1800) são modelos derivados do Datsun Laurel, que por acaso são bastante semelhantes, senão veja-se as fotos deles...





E o Laurel é um modelo que foi introduzido em 1968.

Estes Laurel, conhecidos como C30, eram os mais luxuosos deste segmento, e tinham inúmeros extras, mesmo até na motorização que era 1800 e 2000.

Ora bem, e aqui começa o 510...sabemos que o 510 era o carro mais versátil que a Datsun tinha...familiar, desportivo de raça, elegante, agressivo e mais uma quantidade de adjectivos.

O facto de ter as diferentes referências estão relacionadas com o facto de termos tido umas grande introdução destes carros no nosso mercado, vamos lembrarmo-nos que em 1971 pura e simplesmente tínhamos de esperar para adquirir um 1200 ou um SSS.

Agora...e voltando às letras...a primeira referência do 510 é: L510-xxxxx...e porquê, porque além de significar Left, significava também motor L e continuidade do Laurel...logo, estes de carroceria L510-xxxxx são a primeira geração, de 68 a finais de 69. E que têm como característica o painel de instrumentos/velocímetro muito similar ao do 1200, era corrido e não em redondo.

Depois com a 2ª geração aparecem duas referências, e que tem a ver com o local onde eram montados, e aí temos os PL510-xxxxx e os KD510-xxxx...que querem dizer o seguinte:

PL510-xxxx - P quer dizer que tem volante à esquerda e L do motor L

KD510- xxxxx - Quer dizer que K igual a esquerda (contrariamente a levar-nos a pensar em Coupé) e o D referente ao motor poder ser L.

Depois ainda temos mais...temos os NL510-xxxx que quer dizer que são 1400 cc...e que são muito raros, em que N possivelmente local de montagem, cidade, país ou qq coisa, não posso precisar, e o L que quer dizer motor L

E ainda...temos os mais raros e que penso terem sido mesmo os primeiros que são à semelhança do Datsun 1200 e são LB510-xxxx...mas esses percebe-se que L de motor L e B possivelmente de ser sedan.

E para finalizar quer os Coupés, quer os 2 portas sedan são ou PL ou KD...
In DATSUN We Trust!