MAZDA - RX-7 - 1982

Iniciado por CelicaGTI, 15 de Dezembro de 2003, 05:52

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CelicaGTI

Mazda RX-7 1982

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Motor Rotativo Wankel
2x573 cm³
2292 cm³
Compressão  9,4
85 kW (115 Cv) às 6000rpm, 152 Nm às 4000rpm
Peso 1080 kg
Vel. Máxima  200km/h
0 aos 100 em 8,9s

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Simplesmente Lindo


 

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MazdaMan Toninho

Linda máquina.
Todos os RX7 são lindos.

Mas este exemplar não é de 1982, mas sim um dos primeiros RX7 a sair e é de 1978 ou 1979 ou até de início de 1980.
Tem os párachoques e a traseira antiga.
Mecânicamente vinha equipado com um reactor térmico para controlo de poluição, coisa que vem dos tempos de RX2, e faz gastar mais gasolinas e rouba aí uns 10/15 cavalos reais.
Tem ainda uma ignição elecrónica da 1ª geração, com "triggers" externos.
O interior é também diferente.
Houve uma cor original azul, mas esta não é a original.
O voltímetro estava ligado ao conta rotaçoes pelo que desde que a rotação passase das 2500 rpm, o voltimetro marcava sempre carga, mesmo que já se tivesse partido a correia do alternador.
Não avisava quando o nível de óleo estava a chegar ao mínimo, coisa importante nos Wankel.
Para recordar e chorar, este modelo custava novo no Canadá em 1980 cerca de 5500 dólares ou seja 500 contos.
A 5 de Maio de 1980 fui comprar um novo, mas havia uma lista de espera de 6 meses, tamto para este como para o 626 sedan 2000 (muito bonito), pelo que acabei por compara o GLC ( ovo amarelo) que ainda hoje tenho, a precisar de recuperação (ver foto na galeria).
Tenho artigos de jornais da época de tudo isto.


nunoturbo

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Sócio Fundador n.º3

MazdaMan Toninho

Qual é a questão??
Este de rallyies é um modelo 12A de 81/82/.....

Uma das diferenças entre este e o de 79/80 está bem visível nas fotos. Os parachoques.

Este sim é igual ao meu.
E pela matrícula este e o meu já foram quase "irmãos".
A matrícula original do meu era "992 BNM" do Ontário, Canadá este é "CCR 510" da British Columbia,Canadá.
Já agora entre estas 2 províncias há uns 5000 kilómetros de distância.
Um pequeno país.

Este veste jantes Enkel e pneus de neve "Nokia Hakkapalitta", especiais para rallies de neve e surpreendentemente muito baratos (cerca de 40€ cada em 1987).
Quando eu andava por lá em rallies com o meu velho Renault Fuego Turbo Gordini (2200 cc) também calçava destes pneus na neve e BF Goodrich na terra e asfalto.
Belas recordações.


nunoturbo

http://autozine.kyul.net/Manufacturer/pic/Mazda_RX7.jpg" style="border:0;"/>

Mazda was founded in 1920 in the name of "Toyo Kogyo", producing machine tools. In 1931, it started producing 3-wheel truck, but cars came as late as 1960, when R360 Coupe was launched.
From the very beginning of its car operation, it started working on rotary engines (licensed by NSU and Dr. Wankel). Toyo Kogyo knew if they did not have a unique technology, they could have been absorbed by other car makers under the guidance of Japanese government. Therefore during the 60's and early 70's they worked hard to improve the rotary engine and eventually making it for mass production.  

Their first saloon was launched in 1962, and the brand name "Mazda" had been chosen. 5 years later, the first rotary car, Cosmo coupe, was launched as a small scale production bounded in Japan. The coupe version of the Familia saloon, R100, gained the rotary engine next year. Attack to the US market started in 1970, and rotary engines found prosperity there - 8 years later, the one millionth rotary car was produced. That year also saw the introduction of RX-7.

Following several energy crisis,  the hope of rotary-engined mass production cars broke, leaving only the niche RX-7 sports car carried on. Mazda's fortune in the US also left with the rotary. In 1979, Ford acquired 25% stake in Mazda, starting a joint venture in the US to produce cars for both firms. That venture, AutoAlliance, produced Probe and MX-6 and today still builds Cougar and 626.

In 1984, the company name was formally renamed to Mazda. The trio of saloons, 323, 626 and 929, worked well in the 80's to push Mazda's sales up. Before the breakage of bubble economy, Mazda decided to expand its models to premium car market, in other words, following the route of Acura, Lexus and Infiniti. That created Xedos in Europe and Eunos in Asia, both brands share the same cars - the smaller Eunos 500 (Xedos 6) and bigger Eunos 800 (Xedos 9, or Mazda Millenia). Now as you know, the breakage of bubble economy led to the failure of this ambitious project, causing heavy loss and eventually had to seek help from Ford. The latter increased stocks to a third and took the effective control of the Japanese car maker. The independence of Mazda has gone.
 

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Cortina Team

Mais um pouco de história

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/japcorei/antigos/rx7-ger1-1978-1g.jpg" style="border:0;"/>

http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado2/rx7-1.htm" target="top">www2.uol.com.br/bestcars/cpassado2/rx7-1.htm

Para saberem mais, basta "desfolhar" o site http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

kombota

http://escortmk1.no.sapo.pt/Rx7/Rx7%2001.jpg" style="border:0;"/>http://escortmk1.no.sapo.pt/Rx7/Rx7%2002.jpg" style="border:0;"/>

http://escortmk1.no.sapo.pt/Rx7/Rx7%2003.jpg" style="border:0;"/>http://escortmk1.no.sapo.pt/Rx7/Rx7%2004.jpg" style="border:0;"/>

http://escortmk1.no.sapo.pt/Rx7/Rx7%2005.jpg" style="border:0;"/>http://escortmk1.no.sapo.pt/Rx7/Rx7%2006.jpg" style="border:0;"/>

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

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kombota

Especificações, modelos e história deste modelo neste link:

http://www.rx7uknet.dircon.co.uk/rx7_x605.html">www.rx7uknet.dircon.co.uk/rx7_x605.html

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">    

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kombota

http://www.nostalgiccar.com/02_zaiko/zaiko/za0215/01.jpg" style="border:0;"/>

http://www.nostalgiccar.com/02_zaiko/zaiko/za0215/0215.html" target="top">Restantes Imagens

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


MazdaMan Toninho

Correcção;
esse não foi o 1º Rx-7.
Foi o 2º.


O 1º tem a frente e a traseiras diferentes (párachoques e avental) e outras muitas diferenças mecânicas e de acabamentos.


CelicaGTI



O link de um fórum com um restauro do RX7:



http://www.forum-auto.com/automobiles-mythiques-exception/section5/sujet378225.htm">RESTAURATION et PREPARATION mazda RX7 FC3S FC n/a