TOYOTA - Corolla W.R.C.

Iniciado por Fast Peter, 04 de Janeiro de 2006, 06:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fast Peter

TOYOTA COROLLA
WORLD RALLY CAR

O Toyota Corolla WRC começou a ser idealizado em Fevereiro de 1996.

http://img273.echo.cx/img273/4944/diagrama1ij.jpg"/>

"Nessa altura as 16 pessoas que formavam o nosso grupo de pesquisa e desenvolvimento iniciaram reuniões diárias para tomar decisões." Disse o responsável técnico da TTE Dagobert Rohrer. Acrescentou ainda: "Em ritmo de cruzeiro essas reuniões passaram a semanais, porque todos sabiam o que tinham de fazer e os problemas que tinham de solucionar face às características base do novo Corolla com o qual estávamos a trabalhar."

Em termos de carroçarias a TTE optou pela versão hatchback que oferecia a estrutura com maior rigidez. Outro desafio da TTE passou pelo facto de até aquela altura ser o WRC com a mais pequena distância entre eixos que todos quanto disputavam o mundial. Deste modo era de esperar que a estabilidade direccional fosse prejudicada em curvas rápidas. "Deste modo começamos a trabalhar no sentido de baixar o centro de gravidade. É certo que o Corolla tem as rodas nos extremos da carroçaria, o que é uma vantagem, mas o motor está colocado numa posição muito avançada, o que faz com que a repartição de massas esteja longe de ser a ideal." Para resolver estes problemas a TTE aproveitou os limites do regulamento WRC e foram colocados na traseira vários elementos como a roda suplente, o depósito de combustível de 80 litros, o radiador para refrigeração do circuito hidráulico, bem como um reservatório de 35 litros de água.

http://imageshack.us">http://img440.imageshack.us/img440/3948/corollawrc32fh.jpg"/>
 
Na versão base Corolla, a repartição de pesos é de 60% à frente e 40% atrás. No WRC a TTE conseguiu um compromisso na ordem dos 54.4% à frente e 45,6% atrás. Face ao anterior Celica GT-Four foi um grande avanço.

Outra grande vantagem do Corolla WRC em relação ao Celica é o desenho das cavas das rodas, desta forma maximizou-se o curso da suspensão que passa a ser de 210mm no Corolla WRC em quanto que no Celica este valor era de 185mm e como disse Dagobert Rohrer " quando isso era possível!"

As vias do Corolla são mais estreitas que as do anterior Celica e a suspensão é assegurada pelo sistema McPherson triangulados com amortecedres Ohlins com reservatórios de óleo separados.

Como diz Dagobert Rohrer: "As vias são de 1564mm à frente e 1556mm atrás, o que é ideal para troços de terra, pelo que face aos regulamentos temos uma margem de 100mm que podemos utilizar em todo ou em parte nos ralis de asfalto.
O diferencial dianteiro é gerido electronicamente, o diferencial central blocado e o diferencial traseiro mecânico, com a repartição de potência entre os dois eixos a ser repartida por uma embraiagem (hang-on cluch). A nova caixa de velocidades sequencial de accionamento hidráulico foi desenvolvida em colaboração com a X-Trac. Para engrenar uma velocidade mais elevada basta um leve puxão num Joystick colocado no lado direito do volante, enquanto que para reduzir basta um leve empurrão.

http://img440.imageshack.us/my.php?image=corollawrc18mt.jpg">http://img440.imageshack.us/img440/9107/corollawrc18mt.th.jpg"/>

No futuro será possível fazer variar o bloqueamento dos três diferenciais, graças a um circuito hidráulico comandado por uma central electrónica única, mas no início preferimos mantermo-nos fieis à solução que se revelou eficaz no Celica."

A embraiagem é automática e permite que o piloto não tire o pé do acelerador enquanto faz uma passagem de caixa. No Corolla WRC uma passagem de caixa demora apenas cerca de seis centésimos de segundo.
 Para o desenvolvimento do Corolla WRC, a TTE teve sempre as palavras simplicidade e sofisticação em mente.
O objectivo era utilizar a tecnologia ao máximo, desde que aplicada da forma menos complexa possível. Assim a TTE utilizou dois sistemas hidráulicos com apenas uma bomba de dois níveis e dois circuitos.

Falando da gestão electrónica, Dagobert Rohrer refere que a alimentação está centralizada num "power management unit". A cablagem está unificada e uma única central electrónica está encarregue da sua gestão através de uma programação altamente sofisticada. Como exemplo, na travessia de um rio, se a pressão da água impedir uma ventoinha da refrigeração de funcionar, será desligada automaticamente para depois ser ligada também automaticamente. Com soluções deste género os fusíveis são suprimidos.

http://img440.imageshack.us/img440/1334/insidecorollawrc8vj.jpg"/>

FICHA TÉCNICA
MOTOR: ( 3S-GTE )

4 cilindros em linha DOHC 16v montado transversalmente.
1972,3 centimetros cúbicos

300Cv/5700rpm
510Nm/4000rpm
Max rpm's 7200rpm
Injecção DENSO EFI, e turbo Toyota CT20

DIMENSÕES

Comprimento: 4100
Largura: 1770
Altura: 1365
Entre Eixos: 2488

IMAGENS!!! (Cliquem para aumentar)

Apresentação do carro.
http://img12.echo.cx/my.php?image=preepoca3ox.jpg">http://img12.echo.cx/img12/5633/preepoca3ox.th.jpg"/> http://img12.echo.cx/my.php?image=apresentacao12oo.jpg">http://img12.echo.cx/img12/5807/apresentacao12oo.th.jpg"/> http://img12.echo.cx/my.php?image=apresentacao25az.jpg">http://img12.echo.cx/img12/780/apresentacao25az.th.jpg"/>

Equipa de pilotos
http://img12.echo.cx/my.php?image=equipa16lu.jpg">http://img12.echo.cx/img12/7674/equipa16lu.th.jpg"/> http://img12.echo.cx/my.php?image=equipa27qt.jpg">http://img12.echo.cx/img12/7316/equipa27qt.th.jpg"/>

Em acção.
MONTE CARLO
http://img12.echo.cx/my.php?image=montecarlo174yz.jpg">http://img12.echo.cx/img12/7074/montecarlo174yz.th.jpg"/> http://img12.echo.cx/my.php?image=montecarlo133dx.jpg">http://img12.echo.cx/img12/800/montecarlo133dx.th.jpg"/> http://img423.imageshack.us/my.php?image=mon9qw.jpg">http://img423.imageshack.us/img423/8537/mon9qw.th.jpg"/>
http://img12.echo.cx/my.php?image=montecarlo098kd.jpg">http://img12.echo.cx/img12/1819/montecarlo098kd.th.jpg"/> http://img12.echo.cx/my.php?image=montecarlo182lo.jpg">http://img12.echo.cx/img12/4066/montecarlo182lo.th.jpg"/> http://img12.echo.cx/my.php?image=montecarlo111hq.jpg">http://img12.echo.cx/img12/66/montecarlo111hq.th.jpg"/>

SUÉCIA
http://img12.echo.cx/my.php?image=suecia056eq.jpg">http://img12.echo.cx/img12/9950/suecia056eq.th.jpg"/>http://img12.echo.cx/my.php?image=suecia104bp.jpg">http://img12.echo.cx/img12/2810/suecia104bp.th.jpg"/>
http://img12.echo.cx/my.php?image=suecia119vc.jpg">http://img12.echo.cx/img12/9039/suecia119vc.th.jpg"/> http://img12.echo.cx/my.php?image=suecia127nr.jpg">http://img12.echo.cx/img12/3281/suecia127nr.th.jpg"/>

SAFARI
http://img282.echo.cx/my.php?image=safari18wg.jpg">http://img282.echo.cx/img282/6118/safari18wg.th.jpg"/> http://img288.echo.cx/my.php?image=safari29pu.jpg">http://img288.echo.cx/img288/6914/safari29pu.th.jpg"/>
http://img288.echo.cx/my.php?image=safari31wu.jpg">http://img288.echo.cx/img288/336/safari31wu.th.jpg"/> http://img288.echo.cx/my.php?image=safari48xz.jpg">http://img288.echo.cx/img288/1449/safari48xz.th.jpg"/>

PORTUGAL
http://img281.echo.cx/my.php?image=portugal17ou.jpg">http://img281.echo.cx/img281/7222/portugal17ou.th.jpg"/> http://img281.echo.cx/my.php?image=portugal24zx.jpg">http://img281.echo.cx/img281/3411/portugal24zx.th.jpg"/> http://img281.echo.cx/my.php?image=portugal30eh.jpg">http://img281.echo.cx/img281/1954/portugal30eh.th.jpg"/>
http://img281.echo.cx/my.php?image=portugal46fy.jpg">http://img281.echo.cx/img281/5849/portugal46fy.th.jpg"/> http://img281.echo.cx/my.php?image=portugal51ym.jpg">http://img281.echo.cx/img281/3285/portugal51ym.th.jpg"/> http://img281.echo.cx/my.php?image=portugal60me.jpg">http://img281.echo.cx/img281/7158/portugal60me.th.jpg"/>

CATALUNHA
http://img281.echo.cx/my.php?image=cataluna12zp.jpg">http://img281.echo.cx/img281/116/cataluna12zp.th.jpg"/> http://img281.echo.cx/my.php?image=cataluna25vv.jpg">http://img281.echo.cx/img281/5936/cataluna25vv.th.jpg"/>
http://img281.echo.cx/my.php?image=cataluna33ji.jpg">http://img281.echo.cx/img281/5254/cataluna33ji.th.jpg"/> http://img281.echo.cx/my.php?image=cataluna47yq.jpg">http://img281.echo.cx/img281/291/cataluna47yq.th.jpg"/>

CORSEGA
http://img12.echo.cx/my.php?image=image451an.jpg">http://img12.echo.cx/img12/5757/image451an.th.jpg"/> http://img281.echo.cx/my.php?image=corsega11qj.jpg">http://img281.echo.cx/img281/1830/corsega11qj.th.jpg"/> http://img287.echo.cx/my.php?image=corsega29ly.jpg">http://img287.echo.cx/img287/1405/corsega29ly.th.jpg"/> http://img287.echo.cx/my.php?image=corsega36um.jpg">http://img287.echo.cx/img287/96/corsega36um.th.jpg"/>
http://img287.echo.cx/my.php?image=corsega45qy.jpg">http://img287.echo.cx/img287/912/corsega45qy.th.jpg"/> http://img287.echo.cx/my.php?image=corsega57vz.jpg">http://img287.echo.cx/img287/7190/corsega57vz.th.jpg"/> http://img287.echo.cx/my.php?image=corsega65mb.jpg">http://img287.echo.cx/img287/5940/corsega65mb.th.jpg"/> http://img287.echo.cx/my.php?image=corsega73jg.jpg">http://img287.echo.cx/img287/6025/corsega73jg.th.jpg"/>

ARGENTINA
http://img273.echo.cx/my.php?image=argentina16dw.jpg">http://img273.echo.cx/img273/5818/argentina16dw.th.jpg"/> http://img267.echo.cx/my.php?image=argentina21ce.jpg">http://img267.echo.cx/img267/1857/argentina21ce.th.jpg"/>
http://img264.echo.cx/my.php?image=argentina33ir.jpg">http://img264.echo.cx/img264/1506/argentina33ir.th.jpg"/> http://img261.echo.cx/my.php?image=argentina40ie.jpg">http://img261.echo.cx/img261/6963/argentina40ie.th.jpg"/>

ACROPOLE
http://img276.echo.cx/my.php?image=acro19td.jpg">http://img276.echo.cx/img276/5605/acro19td.th.jpg"/> http://img276.echo.cx/my.php?image=acro28pr.jpg">http://img276.echo.cx/img276/7348/acro28pr.th.jpg"/>
http://img267.echo.cx/my.php?image=acro31yt.jpg">http://img267.echo.cx/img267/9072/acro31yt.th.jpg"/> http://img264.echo.cx/my.php?image=acro41ws.jpg">http://img264.echo.cx/img264/9757/acro41ws.th.jpg"/>

NOVA ZELÂNDIA
http://img273.echo.cx/my.php?image=newz15hq.jpg">http://img273.echo.cx/img273/1732/newz15hq.th.jpg"/> http://img274.echo.cx/my.php?image=newz23ei.jpg">http://img274.echo.cx/img274/7457/newz23ei.th.jpg"/>
http://img278.echo.cx/my.php?image=newz38mj.jpg">http://img278.echo.cx/img278/2964/newz38mj.th.jpg"/> http://img279.echo.cx/my.php?image=newz41xf.jpg">http://img279.echo.cx/img279/8759/newz41xf.th.jpg"/>

FINLANDIA (1000 lagos)
http://img273.echo.cx/my.php?image=fin14nk.jpg">http://img273.echo.cx/img273/5690/fin14nk.th.jpg"/> http://img270.echo.cx/my.php?image=fin23qc.jpg">http://img270.echo.cx/img270/4514/fin23qc.th.jpg"/>
http://img274.echo.cx/my.php?image=fin39sa.jpg">http://img274.echo.cx/img274/2362/fin39sa.th.jpg"/> http://img275.echo.cx/my.php?image=fin40hm.jpg">http://img275.echo.cx/img275/9370/fin40hm.th.jpg"/>

CHINA
http://img278.echo.cx/my.php?image=china10oj.jpg">http://img278.echo.cx/img278/1189/china10oj.th.jpg"/> http://img288.echo.cx/my.php?image=china21np.jpg">http://img288.echo.cx/img288/9720/china21np.th.jpg"/>
http://img263.echo.cx/my.php?image=china36uj.jpg">http://img263.echo.cx/img263/2033/china36uj.th.jpg"/> http://img262.echo.cx/my.php?image=china43bc.jpg">http://img262.echo.cx/img262/6983/china43bc.th.jpg"/>

SAN REMO
http://img290.echo.cx/my.php?image=san16hh.jpg">http://img290.echo.cx/img290/6739/san16hh.th.jpg"/> http://img272.echo.cx/my.php?image=san23nc.jpg">http://img272.echo.cx/img272/2594/san23nc.th.jpg"/>
http://img280.echo.cx/my.php?image=san36qk.jpg">http://img280.echo.cx/img280/124/san36qk.th.jpg"/> http://img282.echo.cx/my.php?image=san47bn.jpg">http://img282.echo.cx/img282/4341/san47bn.th.jpg"/>

AUSTRALIA
http://img51.echo.cx/my.php?image=aust10of.jpg">http://img51.echo.cx/img51/8251/aust10of.th.jpg"/> http://img65.echo.cx/my.php?image=aust22iz.jpg">http://img65.echo.cx/img65/2677/aust22iz.th.jpg"/>
http://img203.echo.cx/my.php?image=aust32ut.jpg">http://img203.echo.cx/img203/1493/aust32ut.th.jpg"/> http://img207.echo.cx/my.php?image=aust40ti.jpg">http://img207.echo.cx/img207/7416/aust40ti.th.jpg"/>

Grã Bertanha ( RAC )
http://img81.echo.cx/my.php?image=wrcgreatbritain99auriolaction6.jpg">http://img81.echo.cx/img81/2601/wrcgreatbritain99auriolaction6.th.jpg"/> http://img81.echo.cx/my.php?image=wrcgreatbritain99auriolaction7.jpg">http://img81.echo.cx/img81/7237/wrcgreatbritain99auriolaction7.th.jpg"/>
http://img150.echo.cx/my.php?image=wrcgreatbritain99sainzaction2h.jpg">http://img150.echo.cx/img150/6733/wrcgreatbritain99sainzaction2h.th.jpg"/> http://img286.echo.cx/my.php?image=wrcgreatbritain99sainzaction5h.jpg">http://img286.echo.cx/img286/6601/wrcgreatbritain99sainzaction5h.th.jpg"/>

Post realizado por FastPeter para Toyotistas.com e agora partilhado aqui aos Amigos dos Japoneses Antigos.

http://uploads.clix.pt:8080/fotos/data/imagens/2545339/40C4F0BF177F75759B7D17C33A4BA77D17C3.jpg"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=umtali>Umtali at: 28/10/07 1:05