Numa conversa técnica ou na aquisição de peças a forma mais correcta e elucidativa de falarmos sobre um determinado modelo é utilizar o seu código. No entanto, para além do código por vezes é necessário o ano e outra caracteristica mais especifica.
Para os mais novos aqui no forúm vamos construir um tópico onde estejam os códigos dos vários modelos, motores e também como deve ser feita a leitura desses mesmos códigos.
DATSUN/NISSANMicraK10 - Utilitário da gama Nissan. FWD, tiveram um troféu monomodelo.
100A/120A (Cherry)E10
F10
CherryN10
N12
1000 (Sunny)B10
1200 - SunnyB110 - Sedan de 2 ou 4 portas.
KB110 - Versão Coupé.
B120 - Versão Pickup.
120Y - SunnyB210
KB210 - Versão Coupé
SunnyB310
140J/160J - Violet710
A10
Bluebird 1200411
1300/1600/1600SSS - Bluebird510
520 - Versão Pickup.
160B/180B - Bluebird610 - Sedan de 4 portas e Coupé.
620 - Versão pick up, motores 1300 J15, 1500 J15, ou 2.2 Diesel SD22
Bluebird910 - 2, 4 portas ou wagon, motores a diesel LD 20 e a gasolina XXX
240K GT - SkylineC110
200L - LaurelC130
C230
220C/240C/260C/280C/300C - Cedric130 - Sedan com motor SD22
230 - Sedan ou Wagon (em Portugal) com motor SD22 diesel ou a gasolina com motor XXXX
330 - Sedan (em Portugal) motor SD22 diesel (desconheço versao a gasolina)
430 - Sedan com motor LD28
240Z/260Z/280ZS30
280ZXS130
Pick Up´s520 - motor J13 ou J15
620 - motor J13, J15 ou SD22
720 - motor SD22 ou SD23
UrvanE23
HomerF20
CaballC240
C340
SunnyB11 - Sedan 2 ou 4 portas, Coupe 3 portas, Wagon 5 portas, motores: 1300 - E13; 1500 - E15; 1700 diesel - CD17
N13 - Hatchback 3 portas: Sunny GTi, motor: 1600 - CA16DE
N14 - Hatchback 3 portas: Sunny GTi, motor: 2000 - SR20DE; Sunny GTi-R, tracção integral, motor: 2000 Turbo - SR20DET
100NXB13 - Coupe 3 portas, T-Bar, motores: 1600 - GA16DS, GA16DE; 2000 GTi - SR20DE
200SXKS13
S14
300ZXZ31
Z32 - Coupe 3 portas, motor 3000 Bi-Turbo - VG30DETT
350ZZ33 - Coupe 3 portas, motor 3500 - VQ35DE. Modelo actual.
HONDACivic 1ª Geração 1973-1977EB1 - 1ª versão com motor 1200
Civic 4ª Geração: 88-913 Portas:
EC9 – D14A1 – 1.4 SOHC Dual Carb, 90cv (Civic 1.4)
ED8 – D16A8/9 – 1.6i DOHC (ZC), 130cv (Civic 1.6i 16v)
EE9 – B16A1 – 1.6i DOHC VTEC, 150cv (Civic 1.6i-VT)
4 Portas:
ED2 – D14A1 – 1.4 SOHC Dual Carb, 90cv (Civic 1.4)
ED5 – D16A8/9 – 1.6i DOHC (ZC), 130cv (Civic 1.6i 16v)
CRX MKII:ED9 – D16A8/9 – 1.6i DOHC (ZC), 130cv (CRX 1.6i 16v)
EE8 – B16A1 – 1.6i DOHC VTEC, 150cv (CRX 1.6i-VT)
Civic 5ª Geração: 91-953 Portas:
EG3 – D13B2 – 1.3 Carb, 75cv (Civic EX)
EG4 – D15B2 – 1.5i SOHC, 90cv (Civic LSi)
EG5 – D16Z6 – 1.6i SOHC VTEC, 125cv (Civic ESi)
EG6 – B16A2 – 1.6i DOHC VTEC, 160cv (Civic VTi)
4 Portas:
EG8 – D15B2 – 1.5i SOHC, 90cv (Civic LSi)
EH9 – D16Z6 – 1.6i SOHC VTEC, 125cv (Civic ESi)
EG9 – B16A2 – 1.6i DOHC VTEC, 160cv (Civic VTi)
CRX MKIII (Del Sol):EH6 – D16Z6 – 1.6i SOHC VTEC, 125cv (CRX ESi)
EG2 – B16A2 – 1.6i DOHC VTEC, 160cv (CRX VTi)
Coupe:EJ2 – D15B7 – 1.5i SOHC, 101cv (Coupe LSi)
EJ1 – D16Z6 – 1.6i SOHC VTEC, 125 (Coupe ESi)
Civic 6ª Geração: 94-003 Portas/4 Portas:
EJ9 – D14A4 – 1.4i SOHC, 90cv (Civic 1.4i, 1.4iS)
EK3 – D15Z3 – 1.5i SOHC VTEC-e, 114cv (Civic 1.5iLS)
EK4 – B16A2 – 1.6i DOHC VTEC, 160cv (1.6 VTi)
5 Portas, 95-97:
MA8 – D14A2 – 1.4i SOHC, 90cv (1.4i)
MA9 – D15Z1 – 1.5i SOHC VTEC-e (1.5i)
MB1 – D16Y3 – 1.6i SOHC (1.6iLS)
MB1 – D16Y2 – 1.6i SOHC VTEC (1.6iSR)
5 Portas, 97-00:
MB2 – D14A8 – 1.4i SOHC, 90cv (1.4iS)
MB3 – D15Z8 – 1.5i VTEC-e, 115cv (1.5i)
MB4 – D16B2 – 1.6i SOHC, 116cv (1.6iLS, 1.6iES)
MB4 – D16Y5 – 1.6i SOHC VTEC, 125cv (1.6iSR)
MB6 – B18C4 – 1.8i DOHC VTEC, 169cv (1.8 VTi)
Aerodeck:MB8 – D14A8 – 1.4i SOHC, 90cv (1.4iS)
MB9 – D15Z8 – 1.5i VTEC-e, 115cv (1.5i)
MC1 – D16B2 – 1.6i SOHC, 116cv (1.6iLS, 1.6iES)
MC1 – D16W4 – 1.6i SOHC VTEC, 125cv (1.6iSR)
MC2 – B18C4 – 1.8i DOHC VTEC, 169cv (1.8 VTi)
Coupe:EJ6 – D16Y7 – 1.6i SOHC, 105cv(1.6iLS)
EJ8 – D16Y8 – 1.6i SOHC VTEC, 127cv (1.6iSR)
Sado550 - X31
TOYOTAStarlet/1000/TercelKP30 - Conhecido como Toyota 1000, motor K havia 2 e 4 portas e Station Wagon. Foi comercializado em Portugal.
KP60 - 1ª versão da primeira geração do Starlet, distingue-se pelas ópticas redondas, emblemas em itálico. Motores 1.0 e 1.2 (K e 3K)
KP61 - 2ª fase, ópticas quadradas, teve o seu próprio troféu e fez muitos ralis. Motor mais conhecido foi o 1.3 S (4K) existiu também com motores 1.0 e 1.2
KP62 - Refere-se a modelos de 81 e 82 com motores 1.0 ou 1.2
Corolla1ª geração 1966-1970
KE10 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor 1100 (2K)
KE11 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor 1200 (3K)
KE15 - Coupé com motor 1100
KE17 - Coupé com motor 1200
KE16 - Station Wagon com motor 1100, anterior a 1970
KE18 - Station Wagon com motor 1200, posterior a 1970
2ª geração 1971-1974/8
KE20 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor 1200 (3K)
KE25 - Coupé, motor 3K na versão Deluxe e 3K-B na versão SL e SR
KE26 - Station Wagon
TE21 - Sedan de 2 ou 4 portas com motores 1400 (T) ou 1600
(2T-C) TE25 - Coupé entre 1971 e 1972 com o motor 1400 (T)
TE27 - Coupé da 2ª fase com motores 1600 2T-C e 2T-G (2T-G só no Japão)
E3 - 3ª geração 1974 - 1979
KE30 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor 1200 (3K)
KE35 - Coupé hardtop com motor 1200 3K e 3K-B na versão SR.
KE36 - Station Wagon de 3 ou 4 portas com motor 1200 (3K)
TE31 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor 1400 ou 1600 (T ou 2T-C)
TE37 - Coupe 1600 com motor 2T-C e no Japão
2T-GTE47 - Versão bastante diferente. Mais conhecida nos mercados da América do Norte embora hajam alguns na Europa. Motores 1600 2T-C e 2T-B.
TE51 - Versão Hatchback com motor 2T-C
TE55 - Versão hatchback com motor 2T-G
4ª geração 1980 - 1984
KE70 - Sedan de 2 e 4 portas com motor 1300 (4K)
KE70 L - Versão Liftback de 3p com motor 1300 (4K)
TE71 - Sedan e Liftback com motores 1600 (2T-B e 2T-G)
TE75 - Coupe
KE76 - Station Wagon com motor 1300 (4K)
E8 - 5ª geração 1984 -1987
EE80 - Sedan e Hatchback de 4p 1300 (2-E) FWD
AE82 - Hatchback de 3p 1600 (4A-GE) FWD
AE86 - Liftback ou Coupe na versão Levin na Europa. Motor 1600 (4A-GE) RWD. Conhecido também como GT Twin Cam.
6ª geração 1988-1992
AE92 - Hatchback de 3p 1600 (4A-GE) FWD, também conhecido por Corolla GT-i. Foi o ultimo GT-i da gama Corolla até hoje.
Carina1ª geração - 10/1970- 1976
TA10 - 1ª versão, Sedan de 2 e 4 portas disponivel apenas com motor 1400 (T) e caixa de 4
TA12 - 2ª versão já com motores 1600 (2T) e possibilidade de ST com motor 2T-B e caixa de 5. Ligeiro restyling
TA14 - 3ª versão apartir de Outubro de 1975, pequeno restyling e mais motores/versões disponiveis com o motor 2T-B e caixa de 5.
T/RA15 - Versão Coupé, disponivel apenas no japão com motores 1400 e 2000 (T, 18R e 18R-G)
TA16 - Station Wagon, só disponivel no Japão
T/RA17/18 - Versão Coupé mais recente motores 1600 e 2000 (2T-B e 18R-G)
2ª geração 1977-10/1981
TA40
3ª geração 11/1981 - 1984
TA60
CoronaRT40 - Sedan de 4 portas.
RT50
RT55 - Versão desportiva GT de 2 portas.
RT80
Corona MarkIIRX12 - Corona MarkII, sedan, coupe ou SW da 2ª geração MarkII com motor 2000 4 cilindros (18R)
MX12 - Corona Mark II, Sedan, Coupé ou SW da 2ª geração MarkII com motor 2600 6 cilindros (4M)
CelicaTA20 - Coupé produzido apenas nos primeiros meses com motor 1400 (T) na versão ET
TA22 - Coupé, com motores 1600 (2T, 2T-B e 2T-G) em versões de equipamento LT, ST, GT e GTV
TA23 - Coupé, restyling do TA22 em 1975 disponivel com os mesmos motores e versões de equipamento.
TA27 - Liftback, 1ª versãom na europa algumas unidades de 1974 e 75 com motores 1600 (1T-B e 2T-G)
TA28 - Liftback de 1976 a 1977 com motor 1600 (2T-B)
RA20 - Coupé de 1971 com motor 1900 (8R) modelo de entrada na América.
RA21 - Coupé de finais de 71 com motor 2000 (18R e 18R-C, no Japão com motor 18R-G)
RA22 - Coupé com motor 2200cc (20R) destinado aos mercados americanos. Algumas unidades 2000 (18R-C) na europa.
RA23 - Coupé, apartir de 1975 com motores 1600 e 2000 (2T-B e 18R-C)
RA24 - Coupé com motor 2200 destinado aos mercados americanos (20R) Na Europa alguns modelos com motor 2000 (18R)
RA25 - 1ª versão Liftback a saír em 1973 disponivel em poucos mercados com motor 2000 (18R-G)
RA28 - Liftback de 1976 a 1977 com motores 2000 (18R e 18R-G) em versões de equipamento ST e GT
RA29 - Liftback destinado ao mercado americano com motorização 2100 e 2200 (21R e 22R)
MR-2 e MR-S no Japão e em FrançaAW11 - 1ª geração do modelo. Um dos melhores carros de sempre da Toyota e um dos melhores fun cars da história do automovel. Motores 1600 (4A-GE e 4A-GZE)
SW20 - 2ª geração, usa-se muito para fazer réplicas de Ferraris, motores 2000 (3S-GE e 3S-GTE)
ZW3 - Actual geração com motor 1.8 1ZZ-FE
Supra
MA40
MA61
MA71
CrownHiaceRH10 - Primeiro modelo, motores 1600 a gasolina
LH20 - Primeiro modelo comercializado em Portugal e montado em Ovar.
DynaRK52 - 1ª geração de 1956
RK60
RK80
JK70 - motor diesel.
JK160 - motor diesel.
JK170 - 3ª geração de 1963 a 1968, motor diesel.
JU10 e RU10 - 3ª geração, de 1968 a 1982, motor diesel ou motor 18R 2.0 a gasolina
JU15 - Modelo pré-facelift, motor diesel.
BU15 - Modelo pós-facelift, motor 3.0 diesel.
Land CruiserFJ24 - Versão de combate a incêndios.
FJ25 -
FJ28 - Station Wagon de 2 ou 4 portas e Pic kup.
BJ40 - Versão curta com motor 3.0
BJ45 - Versão longa, motor 3.5
FJ40
HJ45
HJ47
HJ60
BJ73
HiluxRN10 - 1ª geração de 1968 e 1969, motor 1490cc 2R, com comando da caixa na coluna da direcção.
RN13 - 1ª geração de 1970 a 1972, motor 1587 12R. Motor 1900cc 8R nos mercados da América do Norte.
RN15 - 1ª geração de 1970 a 1972, mercados da América do Norte.
RN16 - 1ª geração de 1972, motor 1968cc 18R, mercados da América do Norte.
RN20 - 2ª geração de 1972 a 1978, motor 12R na Europa e Japão. Motor 18R nos mercados da América do norte.
RN25 - 2ª geração
RN30 e LN30 -
RN33
RN35
RN40 e LN40 -
RN43
RN45