Pedro Dias e o Datsun 240 Z no 7º Monte-Carlo Historique

Iniciado por nunoturbo, 30 de Janeiro de 2004, 20:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Regularidade Historica: 7º Monte-Carlo Historique
Data: 27/01/2004 10:15
Está ai à porta uma das provas mais míticas dos ralis de regularidade, o 7º Monte-Carlo Historique. Este ano voltamos a ter uma lista de inscritos invejável onde encontramos Daniel Cool vencedor do rali em 1999, John Buffun 3º em 2000 vai acompanhado por Ralph Beckman 3º em 99, o vencedor de 2000 Tom Granli também esta presente, o segundo classificado desse mesmo ano Daniel Reuter o vencedor de 2001 Philip Armstrong, Otto Kristensen, vencedor em 2002 vai sair com o nº1 nas portas, Gianmaria Aghem, terceiro em 2002 e claro Monty Karlan um expert neste tipo de provas, que só neste rali tem um palmares invejável segundo em 99, em 2000 como navegador do piloto de ralis John Buffun ficou em terceiro, em 2003 só não ganhou a prova porque no desempate perdeu para Jean Ferry que este ano não vai defender a vitória conquistada o ano passado.

Os acima referidos são conhecidos pela sua regularidade neste tipo de prova, mas também estão inscritos concorrentes tão conhecidos ou mais que estes, como Tony Fall, Jean Ragnotti, "Tchine", pilotos que tivemos o prazer de vê-los correr no saudoso Rali de Portugal, Erik Comas, ex-piloto de F1 que trás sempre a sua equipa (Comas Historic Racing) e os seus sete Alpines, Alan Lopes, experiente piloto de Todo-o-Terreno com várias chegadas ao Lago Rosa (Dakar) Peter Patrick, conhecido por ter posto de pé o BPR, Jean Sage, conhecido jornalista pelas suas reportagens sobre os Ferrari, e Stephan Roux, companheiro de equipa de Luís Marques no Campeonato Francês de GT e responsável por ter posto de pé o Trofeu Porsche em França, não fosse ele na altura Director de Comunicação da Porsche-France.
A todo, a caravana é constituida por 39 Porsches,30 Alfa Romeos, 29 Renault Alpine (sim, só Renault Alpine) e 27 Lancias, mas ainda há mais.

Para defender as cores nacionais foi criada a equipa PIRATE (Portuguese Historique Rally Team), constituída por 5 duplas: Pedro Dias da Silva / João Vilarinho num Datsun 240Z que o ano passado terminaram em 73º, Joaquim Amaral Marques / Ricardo Amaral Marques no habitual Morris Cooper S, João Pinheiro / Jorge Alves num Porsche 911 Carrera RS, Pinto Antunes / Segarra Marques num Ford Escort TC que o ano passado não tiveram uma participação muito feliz e João Queiroz / Marta Queiroz num BMW 2002 Tii que o ano passado terminaram na 22ª posição.

O rali começa dia 30 de Janeiro pelas 15h com a etapa de concentração para os participantes que têm saída marcada de Copenhaga (Dinamarca).
Esta edição tem algumas novidades em relação a outros anos, como road-book mesmo que nas zonas de regularidade não tem distâncias, mas é bem mais fácil do que realizar o rali todo à volta dos mapas.
Mas como se sabe o itinerário muito tempo antes, antes cabia aos participantes realizarem os seus próprios road-book, este ano ficou só a tarefa de identificar as distâncias que não eram fornecidas pela a organização.
O trabalho foi realizado pela dupla do Datsun 240z Dias da Silva / João Vilarinho que não conseguiram escapar a uma placa de gelo e que necessitaram da ajuda de um limpa neves.
Desejamos melhor sorte quando for a prova a esta e as outras 4 equipas nacionais.



FPPF

 

The older I get, the faster I was...

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 30/1/04 14:50
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

» Nuno Mourão 30/01/2004 09:10:13

É com enorme orgulho Luso e satisfação que assistimos ao gradual aumento de participações Portuguesas em eventos desportivos além fronteiras, nomeadamente, relacionados com clássicos. Assim, e não esquecendo de forma alguma todos os participante deste ano no Monte Carlo Historique, é com particular satisfação que o AJA - Amigos dos Japoneses Antigos (em www.amigosjaponesesantigos.web.pt) torce pela dupla - Pedro Dias / João Vilarinho em DATSUN 240Z.

Votos de um excelente rally para todos os participantes e que o nome de Portugal fique mais uma vez dignamente registado e representado na história do automobilismo mundial!

BOA SORTE

In SPORTMOTORES - FORUM "Ralis de Regularidade " - Portugueses no 7e RALLYE MONTE-CARLO HISTORIQUE

http://www.sportmotores.com" target="top">www.sportmotores.com

 

The older I get, the faster I was...

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 30/1/04 14:42
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

http://www.patricksoft.fr/">www.patricksoft.fr/

Para acompanharem o desenrolar da prova e os tempos!

http://www.acm.mc/rallye-histo/acm_rallye_histo.php" target="top">www.acm.mc/rallye-histo/acm_rallye_histo.php

O site da organização!

The older I get, the faster I was...

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 30/1/04 14:49
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">

  O autocolante do AJA deu mais 25cv no banco de potência http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

pedromatos77

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/roll.gif ALT=":rollin"> http://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif ALT=":[bebado]">  


nunoturbo

Dos 350 concorrentes inscritos para o 7º Rallye de Monte Carlo, 43 não marcaram presença na primeira prova especial do rali. Alguns por nem comparecerem às verificações técnicas

As restantes três provas do dia realizaram-se sem neve, com Amaral Marques a conseguir um 3º lugar na 3ª prova, a melhor classificação do Portuguese Historic Rally Team. Pedro Dias / João Vilarinho e João Queiroz / Marta Queiroz estão a realizar prestações dentro do normal.

114º Pedro Dias / João Vilarinho Datsun 240Z +1186

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

7º Monte-Carlo Historique: Dia complicado  
Data: 02/02/2004 21:05  
O dia amanheceu cedo em Vals-Les-Bans para o segundo dia do 7º Rallye de Monte Carlo. A caravana composta agora por 296 viaturas percorreu hoje perto de 435km sendo estes pertencentes à parte competitiva da prova dividida por quatro provas de classificação.

Para o Portuguese Historic Rally Team o dia não foi fácil. A dupla do Datsun 240Z, Pedro Dias / João Vilarinho, logo a caminho do 1º troço do dia ficaram sem gasolina valendo a assistência de Amaral Marques para o duo do Nissan continuar em prova.

A 1ª prova do dia estava coberta de gelo o que tornou a tarefa da dupla do Morris Mini, Amaral Marques / Amaral Marques, muito difícil pois não tem pneus com pregos o que os levou a perder três posições na classificação geral.

A segunda prova do dia não teve nem neve, nem gelo, e ao contrário da terceira que voltava a ter placas de gelo. Globalmente para o Portuguese Historic Rally Team esta foi a melhor do dia, pois colocou os seus 3 carros dentro dos 70 primeiros.
A quarta e ultima prova, com pouca neve, foi positiva para a equipa lusa do Nissan, ao colocar o carro japonês no 21º lugar e na geral a colocar o carro nos 100 primeiros (97º),

Para o Portuguese Historic Rally Team o dia acabou por não correr tão mal. Todos os seus elementos subiram na classificação estando a dupla do BMW, João Queiroz / Marta Queiroz, no 29º posto.

Na classificação geral quem teve um dia mau foi o "expert" das dunas do Dakar, Alain Lopes. O gaulês deu-se mal com o gelo do Mónaco e caiu para o 151º posto, depois de ontem ter sido o segundo melhor.
Quem ganhou com isso foi Tchine, que ascendeu ao quinto posto. Na liderança está na mesma Daniel Reuter com Monty Karlan a 11 pontos, o que em termos de tempo significa que os 2 primeiros estão separados por 1,1s.

Amanhã, entramos na parte mais difícil da prova, com partida de Gap pelas 7H30 e chegada ao Mónaco pelas 13h, depois de realizadas mais 2 provas de classificação. Por volta das 20h começa a "etape finale", conhecida pela sua passagem pelo Col de Turini e por terminar no Porto Albert que noutros tempos era só realizada pelos 60 primeiros.



Classificação:
1º Daniel Reuter / Cédric Pirotte MG B 331p
2º Monty Karlan / Stein Roed Volvo 142 +11p
3º Marco Aghem / Stefano Delfino Lancia Fulvia 1600 HF +111p
4º John Buffum / Ralph Beckman Porsche 911 S +149p
5º "Tchine" / Leon Lejeune Opel Commodore GSE +183p
(...)
29º João Queiroz / Marta Queiroz BMW 2002 TII +588p
(...)
79º Amaral Marques / Amaral Marques Morris Mini Cooper +1267p
(...)
97º Pedro Dias / João Vilarinho Datsun 240Z +1571p
(...)
292 equipas classificadas
 
 
FPPF com A.I.
 

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

SPDragon

O q interessa é chegar ao fim.... http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

nunoturbo

Quote:
O q interessa é chegar ao fim....


e passear os autocolantes do AJA!!!

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Não... o que interessa é dar coça aos outros carros http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">

  Chegar ao fim é mais que óbvio que chega... a não ser que um aluimento de terras ou coisa do genero impeça o Datsun, de resto não estou a ver hipotese do carro ceder http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

SPDragon

É obvio q não estou a falar em avarias mecanicas, mas sim o cuidado em andar em piso de neve, escorregadio e traiçoeiro em estradas de curvas e contra curvas com piso molhado.Todo o cuidado é pouco.

MAS COM OS AUTOCLANTES AJA ESTÁ ABENÇOADO PELOS DEUSES

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

nunoturbo

Monte Carlo Histórico: 3º dia de prova  
Data: 04/03/2004 00:24  
Em Gap cedo se começaram a ouvir os motores de outros tempos para a primeira parte do 3º dia do 7º Rallye de Monte Carlo. Pelas 7h30 foi dada a partida para a segunda parte da etapa comum. Pela frente os concorrentes enfrentavam duas provas de regularidade, uma com 31,65 km e outra de 24,49 km.

Destas duas, apenas a primeira prova do dia contou para a classificação geral. A segunda, foi anulada por causa de um incidente com a dupla Pierre Brenet / Olivier Sussot.

O dia, globalmente para as hostes do Portuguese Historic Rally Team, foi bastante positivo, com todos a subirem na classificação geral. Mesmo o próprio Amaral Marques, que não tem pneus com pregos e a prova estava coberta de gelo, sentiu grandes dificuldades.

No final da etapa, Amaral Marques dizia "Na primeira prova diverti-me mas, mais uma vez, a falta de pneus com pregos não ajudou a um melhor resultado. A segunda correu-nos muito bem, foi pena pois fazíamos um lugar entre os 10 primeiros. Contudo, acima de tudo, tem que estar a nossa segurança, por isso estou de acordo com a anulação."

Para a família Queiroz estava reservada uma situação caricata na primeira prova do dia. A meio da mesma surge um polícia que os mandou parar e ordenou que fossem mais devagar pois a etapa estava com muito público. Com est< pequena peripécia perderam cerca de 1 minuto.

A dupla do Nissan, Pedro Dias / João Vilarinho, para não variar, continuaram a fazer a sua prova regular e sem grandes exageros, mantendo-se dentro dos 100 primeiros.

Na classificação geral a "luta" ao cronómetro entre Monty Karlan e Daniel Reuter continua ao rubro, sendo agora a vantagem para Karlan por uma escassa margem, 40 pontos, o que corresponde 4s.

A prova recomeçou por volta das 20h e deverá ter terminado por volta da 0h com perto de 70km em regularidade divididos por 3 provas com a passagem mítica pelo Col de Turini.

Classificação:
1º Monty Karlan / Stein Roed Volvo 142 - 360p
2º Daniel Reuter / Cédric Pirotte MG B - +41p
3º Marco Aghem / Stefano Delfino Lancia Fulvia 1600 HF - +125p
4º John Buffum / Ralph Beckman Porsche 911 S - +178p
5º "Tchine" / Leon Lejeune Opel Commodore GSE - +209p
(...)
28º João Queiroz / Marta Queiroz BMW 2002 TII - +620p
(...)
75º Amaral Marques / Amaral Marques Morris Mini Cooper - +1386p
(...)
95º Pedro Dias / João Vilarinho Datsun 240Z - +1689p
(...)

282 equipas em prova
 
 
José Ant. Marques com A.I.
 

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Monte Carlo Histórico: Resumo dos Portugueses  
Data: 06/02/2004 00:41  
João Queiroz / Marta Queiroz (BMW 2002 TII) terminaram na 30ª posição na 7ª edição do Rallye de Monte Carlo Historique, uma das mais importantes e mediáticas competições internacionais para automóveis clássicos, sendo a equipa portuguesa com a melhor classificação.

A equipa possui um vasto palmarés em provas de clássicos que é garantia de uma participação condigna e que, não havendo nenhum factor imponderável, que no automobilismo pode sempre acontecer, espera se venha a traduzir num resultado próximo daquele a que está normalmente habituada, ou seja um dos primeiros lugares.

4 equipas portuguesas a participar

Para além da equipa João Queiroz / Marta Queiroz (BMW 2002 TII), a edição deste ano do Rallye Monte Carlo Historique contou com a participação de mais três equipas portuguesas: António Pinto Antunes / José Segarra Marques (Ford Escort TC), Pedro Dias/ João Vilarinho (Datsun 240 Z) e Joaquim Amaral Marques / Ricardo Amaral Marques (Morris Cooper S). A equipa de Pedro Dias/ João Vilarinho (Datsun 240 Z) acabou a prova na 82ª posição.

António Pinto Antunes / José Segarra Marques (Ford Escort TC) abandonaram a prova ainda na etapa de concentração e a equipa de Joaquim Amaral Marques / Ricardo Amaral Marques (Morris Cooper S) abandonou a prova na etapa final.
 
 
José Ant. Marques com A.I
 

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Nuno mete aí os resultados finais.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tumulus

é esta a mákina? http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Fotos: Eduardo Carpinteiro Albino
do website http://www.sportmotores.com/" target="top">www.sportmotores.com

http://193.126.231.100/srvhome/sportmotores/img/fotos/8752.JPG" style="border:0;"/>

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>