Uma história bonita

Iniciado por RazoR PT, 25 de Outubro de 2004, 22:17

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RazoR PT

Vou postar aqui um texto encontrado no site www.altarotacao.net

Achei engraçado algumas partes http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">

Vai hoje para a estrada a 26ª edição da prova que leva no nome a cor da nossa ilha e das nossas hortenses, o Ilha Lilás. Desde 1978 posto em marcha pelo T.A.C. e já ninguém neste país desconhece a importância e o aval de qualidade que se juntaram nesta organização. O "Lilás" é a nossa "Volta à Ilha" desde sempre. Cada vez mais pequeno para acompanhar os regulamentos federativos, especialmente se comparado com os seus antecessores dos anos 80 do passado século, o Rali é aguardado pelos milhares de adeptos da modalidade na Terceira como uma festa. E é isso que ele realmente é. Este ano as grandes novidades prendem-se com o elevado número de inscritos, que levou inclusivamente o TAC a "retocar" os horários inicialmente previstos, e a transmissão em directo da 1ª classificativa (Rocha & Mendes-1) na R.T.P. - Açores. Não será demais recordar que o Rali de São Miguel (agora Rali Açores) teve a sua primeira transmissão em directo (nos Remédios / Portões Vermelhos) em 1985, e que o Circuito da Sucata, classificativa espectáculo do Rali de Santa Maria, teve também essa bênção durante a década de 90. Mas o que tarda sempre chega e, escolhas e comentários à parte, o importante é que, a partir das 17h30 os ecrans vão encher-se de Lilás, a cor do nosso Rali...
       

Com a disputa do título a servir de chamariz, já que Gustavo Louro e Fernando Peres distam apenas dois pontos um do outro com vantagem para o terceirense, não deverão faltar lutas interessantes e disputas acesas afinal, e com tanta gente na estrada (dentro e fora dela...), é impossível que a geral se trace ao fim de poucos metros. O que proponho para este curto texto é, bem mais que a tarefa – que a mim não competirá – de analisar e prever o que se passará na estrada, mas antes de trazer umas "pinceladas" de "Lilás" dos anos oitenta. São algumas histórias curtas, mas que ficam sempre bem recordar:
Rali Ilha Lilás 1981. Em prova os dois saudosos Escort RS do "Team Apolo 20" conduzidos, respectivamente, por "Larama" e Mário Riley. Se o primeiro, como era seu timbre na Terceira, dominou os acontecimentos até desistir, já Mário Riley não evitou um aparatoso capotanço para dentro de um cerrado no troço da Lagoa do Negro. Uma esquerda, daquelas bem traiçoeiras a descer, e lá ficou o RS vermelho e preto do lado de dentro do muro! Ora o troço já foi asfaltado e corrido em várias versões e sentidos (até se passa lá desta vez...), mas a curva, essa ficará sempre a curva do Mário Riley. E o engraçado é que há quem o diga e nem faça a mínima ideia de quem seja o ex-director do Rali Açores!


Rali Ilha Lilás 1983.  Terminada a prova havia que dar lugar ao tradicional "Slalom". O mesmo teve lugar no dia seguinte ao final do Rali e como palco serviu a Avenida Álvaro Martins Homem e a rotunda do mesmo nome. O muito público não deixava que as condições de segurança fossem reais, pelo que se iniciou uma demonstração de alguns dos concorrentes, num dos "bailados" mais bonitos que as nossas ruas já viram. Em liça Horácio Franco, Rui Ferreira, Luís Franco, Luís Rodrigues e Victor Tristão. Todos em Ford Escort (do antigo MK1 ao 1800 BDA, passando pelos RS 2000). Um delírio que a memória deixará na retina por muito tempo. Nesse mesmo rali destaque para o tempo "canhão" de Rui Natal Costa com o Opel 1904 SR no Arrabalde / S.Sebastião. 3m04s na estreia regional dos pneus "slick", e que só três anos depois Tiago Costa e o potente Datsun 160 J conseguiriam apagar do livro dos recordes.
Rali Ilha Lilás 1984. Novamente o dia seguinte e o "Slalom" a darem emoções a uma prova bem disputada na estrada. Cumprida a sua segunda passagem ao percurso traçado na Rotunda e Avenida Álvaro Martins Homes e Avenida Jácome de Bruges, Rui Ferreira dá "meia-volta" ao fogoso Starlet (que também entra na história do ano seguinte...) e regressa à Rotunda. "Embica" o pequeno carro à dita e sobe lá para cima. De mão de fora e com um controlo perfeito da máquina desenhou peões de arrepiar sob um coro de assobios, aplausos e muita terra no ar! A "brincadeira" acabou por custar-lhe uma suspensão da licença, mas a imagem ainda anda por ali... Já agora, parece que havia um terceirense que também ia fazer o mesmo mas, e até hoje, dá se por "esquecido"...        


Rali Ilha Lilás 1985. Joaquim Santos estava inscrito como piloto do Toyota Starlet 1.3 s (ex-Jorge Ortigão). Luís Pimentel, o dono do carro, seria, à semelhança do que tinham feito umas semanas antes em Santa Maria, o navegador do Tri-Campeão Nacional. No dia anterior à prova e nas oficinas da EVT, à altura concessionário da Toyota na Terceira, um experimentado mecânico testa o motor do Starlet com uma forte aceleração e levando o conta-rotações a ultrapassar largamente o "red-line". Repete o feito uma e mais outra vez até que, a páginas tantas, o propulsor nipónico entregou a alma ao criador. O dito mecânico sai do carro e diz: - Outra vez? Já é o terceiro que parto assim... http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]">
E nunca ninguém compreendeu os verdadeiros motivos ou contornos desta história. O facto é que o Quim Santos nunca correu na Terceira!
E de histórias por hoje é tudo. Um grande Rali e que ganhem o(s) melhor(es)!

RoveR 414 SLi
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Celica TA22 GT

hehe

só agora é k dei por este post

esta historia é da minha ilha

acompanho o rally ILHA LILAZ a varios anos e lembro-me dessa cena dos piões em cima da rutunda

bela historia http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">

cumprimentos

Ruben