Dakar: Mitsubishi e Peterhansel foram os mais "duros&qu

Iniciado por nunoturbo, 22 de Janeiro de 2007, 15:32

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Dakar: Mitsubishi e Peterhansel foram os mais "duros"
Data: 21/01/2007 16:51

Com o final do Euromilhões Lisboa Dakar 2007 ficou uma grande lição que andava meio esquecida: a prova africana ganha-se acima de tudo com resistência e fiabilidade. O facto da Mitsubishi vencer a prova sem ter ganho nenhuma etapa, demonstra isso mesmo, pois a Volkswagen com 10 triunfos em etapas não conseguiu melhor que o 4º lugar através de um dos seus pilotos mais lentos: Mark Miller.

A etapa de hoje tinha 17km cronometrados e era uma espécie de passeio de consagração para os resistentes, e dizemos "espécie" porque Nasser Al-Attiyha sofreu uma penalização de 90 minutos que o fez perder dois lugares na geral com a chegada à vista. A derradeira etapa foi para quem quis andar verdadeiramente depressa, com os VW de De Villers, Sainz e Sousa a verem Robby Gordon colocar o Hummer no meio. Andar depressa é para os pilotos de rali e Freddy Loix registou o 6º tempo um Buggy, o norte americano Michael Petersen também deu nas vistas com 8º tempo ao volante de outro Buggy.

Stephane Peterhansel somou o seu 9º triunfo no Dakar - 3º nos automóveis - facto que mantém o francês como o "Mr. Dakar" e contribuiu para a marca dos três diamantes somar mais um triunfo ao seu extenso palmarés. Peterhanel e Luc Alphand sofreram alguns problemas na fase inicial da etapa, mas quando o verdadeiro Dakar chegou os dois homens dos Pajero ascenderam e liderança e, em nome do interesse da equipa, mantiveram as posições sme lutarem entre si. Convém referir que este ano os Pajero chegaram à liderança mais tarde que nos anos anteriores, mas o importante é o resultado final.

E como o Dakar deste ano se revelou duro, os mais experientes tiveram oportunidade de brilhar, como foi o caso de Jean Louis Schlesser. O homem conhecido como "Raposa do Deserto" esteve bem neste Dakar, venceu duas etapas onde o seu Buggy estava mais à vontade e foi brindado com o 3º lugar na geral. Continua a ser uma referência na prova e é o melhor privado que se intromete ano após ano entre os oficiais. Curiosamente Schlesser ajuda a pintar o pódio de azul,branco e vermelho, pois são três equipas francesas a dominar a prova que durante anos partiu de Paris e nas qual os franceses surgem em força.

Mark Miller terminou no 4º posto, um lugar que lhe "caiu do céu" no dia de hoje graças aos problemas de Nasser Al-Attiyha. O norte americano, que tem lugar na equipa alemã por interesses comerciais da mesma, nunca acompanhou o ritmo dos melhores, mas viu-se longe de grandes problemas no Touareg e a classificação espelha isso mesmo. Foi a magra consolação da Volkswagen na prova. Hirsoshi Masuoka decidiu à ultima hora não abandonar a competição e fazer mais um Dakar, em boa hora o fez já que se não fossem os problemas que o atrasaram muito, teria contribuído para um pódio Mitsubishi.

Nasser Al-Attiyha terminou como o melhor representante da X-Raid, estrutura que mais não é do que a representante da BMW enquanto a marca bávara não se decide por um envolvimento oficial. O piloto do Qatar perdeu imenso tempo na fase inicial, mas passada a parte mais complicada andou sempre entre os oficiais e ainda venceu uma etapa. No final teve um mau prémio, ao perder na derradeira etapa dois lugares devido a uma penalização. Agora passa dos climas tórridos de África para o gelo do norte da Europa com vista a disputar o Rali da Suécia.

No 7º lugar ficou o melhor portugês - Carlos Sousa. Possuindo as mesmas condições que os pilotos de fábrica, Sousa não desiludiu apesar da posição algo recuada, sendo esta o reflexo de uma prova complicada. Sem contratempos, o nosso melhor piloto internacional de TT poderia ter ido muito longe, ficando com a "mágoa" de não ter ganho nenhuma etapa em África, apesar de o ter tentado mais que uma vez. No dia de ontem só mesmo Mark Miller o impediu de conseguir o intento.

Robby Gordon foi um dos pilotos que mais impressionou pela "montada" que usa. O Hummer H3 na versão do Dakar é um carro impressionante e a estrutura de Gordon soube retirar os ensinamento da desilusão que foi a presença em 2006, vencendo uma etapa e conseguindo um lugar no "top-ten". Carlos Sainz foi o 9º, sendo esta uma magra compensação para o piloto mais rápido em prova que contou com 5 triunfos em etapas. "El Matador" mostrou que já pouco fica a dever aos melhores "experts" do Dakar e ainda tem a vantagem de ser extremamente rápido. A fechar o "top-ten" ficou Stephane Henrard que além de ter o apoio da VW usa um buggy que resulta dos VW Tarek utilizados pela marca em 2004.

Nos camiões os russos da Kamaz viram interrompida a sua senda vitoriosa, tudo porque o seu principal piloto errou e acabou com o camião tombado. Na altura já Vladimir Tchagine liderava a categoria e a ganhar vantagem, mas um erro deitou por terra as aspirações russas e permitiou que Hans Stacey levasse um MAN ao triunfo. Foi a vitória da tecnologia frente à resistência e simplicidade dos veículos russos, mas que também não são imunes a um capotanço. Mesmo assim a Kamaz colocou um camião no 2º posto por intermédio de Ilgizer Mardeev. O checo Ales Loprais num Tatra foi o 3º classificado.

Nas motos Ciryl Desprees leva para França o trinfo na frente de David Casteu e e do norte americano Steve Blais. Um pódio KTM, maarca que este ano já teve maior oposição que em 2006. Hélder Rodrigues foi o 5º classificado e o melhor "não KTM", além do melhor lusitano. Rodrigues lidferou uma representação bem competitiva onde Riben Faria e Paulo Gonçalves também brilharam em algumas etapas. O 5º lugar de Rodrigues é excelente e poderá abrir-lhe portas para voos maiores. Maior experiência em navegação é o que o português precisa, porque a rapidez está comprovada. Não pode ser esquecida a queda do dominador da prova - Marc Coma na 13ª etapa quando parecia ter o rali ganho. Foi mais umexemplo de que só se ganha após passar a linha de chegada.

Em relação aos representantes lusos, teremos uma notícia à parte, mas este ano os problemas foram mais que muitos na categoria automóveis. Além de Sousa, Miguel Barbosa foi 24º e nos camiões Elisabete Jacinto terminou no 21º lugar.

Ternminou mais uma edição do Lisboa Dakar, 132 motos, 109 automóveis e 60 eram os números que se registam à chegada da prova à hora da publicação desta notícia. Recorde-se que partiram de Lisboa 245 motos, 180 carros e 85 camiões.

Classificação da 15ª etapa:
1º Giniel de Villiers - VW - 7m42s
2º Carlos Sainz - VW - a 2s
3º Robby Gordon - Hummer - a 26s
4º Carlos Sousa - VW - a 42s
5º Jean Louis Schlesser - Schlesser - a 43s
6º Freddy Loix - Buggy - a 53s
7º Jutta Kleinchmidt - BMW - a 1m02s
8º Michael Petersen - Buggy SMG - a 1m07s
9º Miguel Barbosa - Nissan Proto - a 1m09s
10º Nani Roma - Mitsubishi - a 1m17s
(...)

Classificação final:
1º Stephane Peterhansel - Mitsubishi - a 45h53m37s
2º Luc Alphand / Gilles Picard - Mitsubishi Pajero Evo - a 7m26s
3º Jean Louis Schlesser / Arnaud Debron - Buggy Schlesser Raid - a 1h33m57s
4º Mark Miller / Ralph Pitchford - VW Touareg - a 2h10m16s
5º Hiroshi Masuoka / Pascal Maimon - Mitsubishi Pajero Evo - a 2h44m31s
6º Nasser Al-Attiyah / Alan Guehennec - BMW X3 CC - a 3h31m59s
7º Carlos Sousa / Andreas Schulz - VW Race Touareg 2 - a 5h10m54s
8º Robby Gordon - Andy Grider - Hummer H3 - a 7h04m07s
9º Carlos Sainz / Michel Perin - VW Race Touareg 2 - a 7h25m45s
10º Stephane Henrard / Brigitte Becue - VW Buggy TDI - a 8h28m29s
11º Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz - VW Race Touareg 2 - a 8h44m34s
12º Bernard Errandonea / Jean Pierre Garcin - Buggy - 9h22m26s
13º Nani Roma / Cruz Senra - Mitsubishi Pajero Evo - a 9h36m29s
14º Sergey Shmakov / Konstantin Meshcheryakov - Buggy ZIL - a 10h10m38s
15º Jutta Kleinschmidt / Thina Torner - BMW X3 - a 10h28m45s
(...)

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José António Marques

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nunoturbo

Quote:
Com o final do Euromilhões Lisboa Dakar 2007 ficou uma grande lição que andava meio esquecida: a prova africana ganha-se acima de tudo com resistência e fiabilidade.


E a provar isso mesmo é o facto de o vencedor ser um Mitsubishi!

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Kaizen

Os VW Tarécos eram mais que as mães e andavam bastante mais que os Mitsubishi... até a prova se tornar dura. Um jornalista disse: "A Mitsubishi soube aproveitar" mas não foi isso que aconteceu. A Mitsubishi "impôs-se" na altura certa e prevista e ganhou.


  De realçar também a categoria T2, aquela em que os carros são mais próximos dos de produção e com motores Diesel, e aí, o dominio foi total dos japoneses:

Posição - Geral -  Piloto - Veículo

1 - 25 - Jun Mitsuhashi - TOYOTA Land Cruiser HJD 100

2 32  Ronan Chabot - TOYOTA LAND CRUISER  

3 40  Shusei Yamada - TOYOTA Land Cruiser HDJ 100
   
4 51  Xavier Foj - TOYOTA LAND CRUISER

5 61  Christian Barbier - MITSUBISHI PAJERO

6 71  Joan Pujolar - TOYOTA LAND CRUISER

7 89  Rafael Lesmes Suarez - NISSAN  

8 96  Eduardo Campoy Lopez - MITSUBISHI PAJERO

9 106  Mario Ferreira - TOYOTA LAND CRUISER

10 108  Jean Marc Despujols - TOYOTA LAND CRUISER HDJ100  
 

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

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10 primeiros, 10 JANAS!http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  

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