Toyota Supra Hybrid Race Car Wins- Vence 24hrs de Tokashi

Iniciado por Kaizen, 20 de Julho de 2007, 06:45

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Toyota: Primeira Marca a Vencer Corrida com modelo hibrido.
 

A Toyota fez história, no passado fim-de-semana, ao terminar na primeira posição a corrida das 24 horas de Tokashi, com o modelo Toyota Supra Hybrid Race Car (HV-R).

É a primeira vez que na história do automóvel um veículo híbrido vence uma competição automóvel.

O piloto português André Couto, piloto oficial da equipa Toyota SARD contribui para este grande feito da marca.

 

O sucesso do modelo Toyota SUPRA HV-R nas 24 horas de Tokashi segue-se à estreia da marca, no ano passado, com a classificação do Lexus GS 450h na 17ª posição da geral, tendo inaugurado a participação de um modelo híbrido na competição automóvel.


Ao apostar no sistema híbridos na competição, os engenheiros da Toyota esperam desenvolver e apurar os sistemas híbridos de forma a torná-los mais leves e eficientes, equiparados ao que é utilizado no primeiro veículo híbrido de produção em série, o Toyota Prius. Sendo apenas o segundo ano de competição híbrida, a Toyota utilizou os dados adquiridos na corrida do ano passado para desenvolver uma unidade própria de competição que eleva ao limite as performances deste sistema amigo do ambiente.

 

O modelo de competição Supra HV-R foi baseado no reputado Toyota Supra GT utilizado no Campeonato SUPER GT Japonês, o qual foi transformado para acomodar todos os equipamentos do sistema híbrido. Para melhorar a regeneração de energia e obter uma maior eficiência durante a corrida, foram incorporadas duas tecnologias distintas.

 

1.      Três motores eléctricos

Foi aplicado um sistema de regeneração/transmissão de energia às quatro rodas com a adopção de motores eléctricos em cada uma das rodas da frente, e um motor eléctrico de 150 kW no eixo traseiro. Graças a este sistema, a regeneração de energia com três motores/geradores proporcionou a recuperação de grandes quantidades de energia durante as rápidas desacelerações, resultante das travagens a elevadas velocidades.

 

2. Condensadores desenvolvidos especialmente para a competição

No sentido de melhor rentabilizar a energia de pico envolvida durante a rápida desaceleração e aceleração, um sistema de condensadores rápidos foi aplicado em substituição das baterias normais recarregáveis.

 

 

Especificações do Toyota Supra HV-R

 

Nome do Veiculo
 Denso Toyota Supra HV-R
 
Classe
 GT/TP1
 
Motor
 Modificado  (Super GT versão do motor 3UZ-FE)
 
Cilindrada
 4,480cm3
 
Limitador de admissão
 29.6mm
 
Potencia máx.
 480 cv pico às 6.800rpm
 
Binário máx.
 510 Nm às 5.600rpm
 
Motor eléctrico
 Motor da frente: 10kW x 2 (em cada roda)

Motor traseiro: 150kW
 
Peso do veiculo
 1.080 kg
 
Nome da Equipa
 TOYOTA Team SARD
 
Pilotos
 André Couto (Portugal)

Katsuyuki Hiranaka (Japão)

Akira Lida (Japão)

Tatsuya Kataoka (Japão)
 
---------------------------------

  Agora é só trocar o motor do GT-One (carro de Le Mans) por este! http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">
 

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Fast Peter

Não é bem só trocar o motor, o GTOne tinha 600Cv :P, mas a Toyota já voltou a testar o GTOne de 1999 em França, parece que LeMans vai ter de novo a visita da Toyota um dia destes.

Agora faltam umas fotozitas do Supra HR-V e dizer que para além de ter ganho também conseguiu a pole-position e liderou durante toda a prova.
http://img440.imageshack.us/img440/5605/densosardsuprahvrteamshvg0.jpg" style="border:0;"/>
http://img337.imageshack.us/img337/9995/toyotasuprahvr1bc8.jpg" style="border:0;"/>
http://img337.imageshack.us/img337/5430/toyotasuprahvr3mq3.jpg" style="border:0;"/>

Quote:
UPDATE 3: With 2 hours to go, the Supra HV-R has expanded its lead. it is now 17 laps up on the second- and third-place cars.

Se o meu inglês anda bem, o que entendi daqui foi que deram 17 voltas de avanço ao 2º e 3º classificados http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">
http://www.autobloggreen.com/2007/07/15/denso-sard-supra-hv-r-takes-pole-at-tokachi/" target="top">link

http://img176.imageshack.us/img176/7008/a1bp6lo9.gif"/>