Autor Tópico: Toyota Supra Hybrid Race Car Wins- Vence 24hrs de Tokashi  (Lida 2086 vezes)

Offline Kaizen

  • Yume no Chikara
  • Administrador
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 16332
  • Liked: 1
    • Ver Perfil
    • AJA
Toyota Supra Hybrid Race Car Wins- Vence 24hrs de Tokashi
« em: 20 de Julho de 2007, 06:45 »
Toyota: Primeira Marca a Vencer Corrida com modelo hibrido.


A Toyota fez história, no passado fim-de-semana, ao terminar na primeira posição a corrida das 24 horas de Tokashi, com o modelo Toyota Supra Hybrid Race Car (HV-R).

É a primeira vez que na história do automóvel um veículo híbrido vence uma competição automóvel.

O piloto português André Couto, piloto oficial da equipa Toyota SARD contribui para este grande feito da marca.



O sucesso do modelo Toyota SUPRA HV-R nas 24 horas de Tokashi segue-se à estreia da marca, no ano passado, com a classificação do Lexus GS 450h na 17ª posição da geral, tendo inaugurado a participação de um modelo híbrido na competição automóvel.


Ao apostar no sistema híbridos na competição, os engenheiros da Toyota esperam desenvolver e apurar os sistemas híbridos de forma a torná-los mais leves e eficientes, equiparados ao que é utilizado no primeiro veículo híbrido de produção em série, o Toyota Prius. Sendo apenas o segundo ano de competição híbrida, a Toyota utilizou os dados adquiridos na corrida do ano passado para desenvolver uma unidade própria de competição que eleva ao limite as performances deste sistema amigo do ambiente.



O modelo de competição Supra HV-R foi baseado no reputado Toyota Supra GT utilizado no Campeonato SUPER GT Japonês, o qual foi transformado para acomodar todos os equipamentos do sistema híbrido. Para melhorar a regeneração de energia e obter uma maior eficiência durante a corrida, foram incorporadas duas tecnologias distintas.



1.      Três motores eléctricos

Foi aplicado um sistema de regeneração/transmissão de energia às quatro rodas com a adopção de motores eléctricos em cada uma das rodas da frente, e um motor eléctrico de 150 kW no eixo traseiro. Graças a este sistema, a regeneração de energia com três motores/geradores proporcionou a recuperação de grandes quantidades de energia durante as rápidas desacelerações, resultante das travagens a elevadas velocidades.



2. Condensadores desenvolvidos especialmente para a competição

No sentido de melhor rentabilizar a energia de pico envolvida durante a rápida desaceleração e aceleração, um sistema de condensadores rápidos foi aplicado em substituição das baterias normais recarregáveis.





Especificações do Toyota Supra HV-R



Nome do Veiculo
Denso Toyota Supra HV-R

Classe
GT/TP1

Motor
Modificado  (Super GT versão do motor 3UZ-FE)

Cilindrada
4,480cm3

Limitador de admissão
29.6mm

Potencia máx.
480 cv pico às 6.800rpm

Binário máx.
510 Nm às 5.600rpm

Motor eléctrico
Motor da frente: 10kW x 2 (em cada roda)

Motor traseiro: 150kW

Peso do veiculo
1.080 kg

Nome da Equipa
TOYOTA Team SARD

Pilotos
André Couto (Portugal)

Katsuyuki Hiranaka (Japão)

Akira Lida (Japão)

Tatsuya Kataoka (Japão)

---------------------------------

 Agora é só trocar o motor do GT-One (carro de Le Mans) por este! :)

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Offline Fast Peter

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 307
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Toyota Supra Hybrid Race Car Wins- Vence 24hrs de Tokash
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2007, 10:46 »
Não é bem só trocar o motor, o GTOne tinha 600Cv :P, mas a Toyota já voltou a testar o GTOne de 1999 em França, parece que LeMans vai ter de novo a visita da Toyota um dia destes.

Agora faltam umas fotozitas do Supra HR-V e dizer que para além de ter ganho também conseguiu a pole-position e liderou durante toda a prova.




Quote:
UPDATE 3: With 2 hours to go, the Supra HV-R has expanded its lead. it is now 17 laps up on the second- and third-place cars.

Se o meu inglês anda bem, o que entendi daqui foi que deram 17 voltas de avanço ao 2º e 3º classificados :pensador]
link