Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas

Iniciado por CelicaGTI, 19 de Setembro de 2003, 03:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

CelicaGTI


Novo Prius supera expectativas


O volume de encomendas da segunda geração do Prius no mercado japonês superou largamente as expectativas da Toyota


A Toyota anunciou hoje que as encomendas para a nova geração Prius atingiram as 11 mil unidades nas primeiras duas semanas de comercialização no Japão, superando largamente as expectativas da própria empresa. Refira-se que o construtor japonês estima comercializar três mil unidades do modelo por mês, ou 36 mil por ano, no Japão.


As vendas do modelo nos mercados estrangeiros iniciar-se-ão no final deste ano.


O modelo anterior, lançado em 1997, foi o primeiro veículo híbrido produzido em série, tendo as suas vendas globais atingido as 120 mil unidades.


Nota: Será que vamos ter mais turnos nas fábricas da toyota e por conseguinte mais emprego? http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">


 

http://us.f1f.yahoofs.com/users/5cb12890/bc/My+Documents/__hr_10c3.jpg?bf2KOa_A1.SvygVH


CelicaGTI

BOM DIA MARGINAL
26 de Abril de 2004
 
Um passeio pela marginal faz sempre um bom dia. Ainda melhor com o Toyota Prius que consegue fazer 19 km à beira mar com apenas 71 cêntimos. Que pena dias como este serem, ainda, tão marginais...
 
Quase metade do preço de um bilhete de comboio entre a Cruz Quebrada e Cascais - 1,10 euros – foi o que o novo Toyota Prius pediu para fazer perto de 20 km. Gastou, exactamente, 0,722 litros, que custam cerca de 0,70 e, o que significa um consumo médio que bate qualquer super-diesel-económico do segmento: 3,8/100. E estas contas não contemplam a hipótese de levar mais quatro pessoas além do condutor, nem foram obtidas a empatar o trânsito. Apenas cumprimos o limite local, entre os 50 e 70 km/h. O monitor a cores na consola central – controla por toque a climatização, sistema de navegação, telefone e audio – mostra em tempo real donde provém a energia que está a fazer andar o Prius: se do motor, das baterias ou de ambos. Simultaneamente, também mostra o ciclo de recarga.
A gestão é feita sem qualquer intervenção do condutor. Sente-se que o arranque só não é mais vigoroso devido à nossa contenção no acelerador. Por norma, as rodas recebem energia do motor a gasolina e eléctrico, a condição que disponibiliza mais força. Vencida a inércia inicial, o motor a gasolina passa a "alimentar" as rodas e sobra energia para repor a carga na bateria. Tratando-se de uma zona plana, frequentemente conseguimos manter 50 a 60 km/h apenas com a energia das baterias, isto é, sem gastar uma gota de gasolina. Infelizmente, e apesar do Prius ter o pack de baterias mais evoluído do Mundo para este tipo de finalidade, a energia gasta-se muito mais depressa do que "renasce", embora o sofisticado sistema de gestão aproveite todas as situações, em especial as desacelerações ou descidas, para converter o motor eléctrico em gerador, de forma a carregar as baterias colocadas atrás do banco traseiro com o movimento de desaceleração das rodas dianteiras.
Por esta altura, com mais de metade da marginal percorrida, incluindo meia dúzia de paragens em semáforos, o computador de bordo indica uma média de 4,3 litros desde o "reset" à saída de Lisboa. E o mais aconchegante foi o facto deste valor estar a ser alcançado com o ar condicionado ligado para repor o ambiente a bordo, naturalmente sobreaquecido pelo já forte Sol de Primavera. Isto só é possível porque o sistema de climatização do Prius é o mais sofisticado do mundo automóvel, recorrendo a um compressor eléctrico alimentado pelo circuito de 500V, naturalmente convertido para 12V à entrada dos componentes.
À chegada a Cascais, e tendo a informação de baterias carregadas – a carga normal de serviço das baterias oscila entre os 25 e 75 por cento, só descendo ou ultrapassando estes níveis em casos excepcionais – aproveitamos o primeiro semáforo para pressionar o botão EV à esquerda do volante. Este botão tão exclusivo permite "bloquear" o Prius em modo eléctrico, desde que haja energia nas baterias e não se ultrapasse os 50 km/h. Atravessámos a Vila sem um único ruído. Todos os outros veículos parecem escandalosamente poluidores e barulhentos. Quando o sinal acústico avisa que a carga está a terminar já vamos a caminho do Guincho, com 2,3 km no parcial. 2300 metros sem gastar uma gota de gasolina, o que baixou a média final para 3,8 L/100. Nesta meia hora que durou a viagem uma outra função do mostrador digital diz-nos que regenerámos 400 Wh, o suficiente para alimentar um pequeno frigorífico durante meio dia...
Que pena o pouco incentivo e interesse do Estado, o preconceito de alguns potenciais compradores e o preço aproximado de 34 mil euros não permitirem multiplicar por muitos milhares um dia assim na marginal.

Sandro Mêda
in AutoHoje
 


XII Automobilia em Aveiro 28/29 de Maio - Visitem o AJA

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho


Kaizen

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>

XII Automobilia em Aveiro 28/29 de Maio - Visitem o AJA

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

CelicaGTI

Toyota Prius com versão desportiva

http://autnn.xl.pt/noticias/imagens/APriusGT.jpg" style="border:0;"/>


A marca japonesa concebeu uma versão de altas performances do seu modelo híbrido Prius, capaz de debitar 145 cv


A Toyota vai aproveitar o Festival de Goodwood, no Reino Unido, para revelar uma versão desportiva do Prius. Ainda sob a forma de protótipo, o Prius GT é animado pela motorização de 1, 5 litros do Yaris T Sport, o que se traduziu num acréscimo de potência de 29%, de 77 cv para os 99 cv.

A parte eléctrica do sistema híbrido foi também melhorada. O circuito de alta voltagem desenvolve agora 550V, tendo melhorado 50 V quando comparado com a versão de estrada. Esta melhoria possibilita a instalação de um motor eléctrico mais potente que desenvolve 82 cv – potência semelhante a uma motorização 1.4 a gasolina. O motor 1.5 em conjunto com o motor eléctrico (que podemos comparar com um turbo compressor eléctrico) disponibiliza agora 145 cv, permitindo ao Prius acelerar dos 0-100 km/h em 8,7 segundos.

O aumento de potência implicou uma revisão do sistema de suspensão (amortecedores, molas e barras estabilizadoras), o qual foi optimizado para um melhor controlo e aumento da aderência. Outra transformação passou por retirar todo o interior, tendo sido substituídos pelos bancos, cintos de competição e pelo «roll bar», o que permitiu retirar cerca de 180 kg em relação à versão «convencional».

A Toyota salienta ainda que as emissões e os consumos mantêm-se inalterados quando o Prius é conduzido a velocidades normais, dado que a maior potência do motor de combustão é compensada por uma maior eficiência do sistema eléctrico, assim como pela redução de peso.




 

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho


nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

No Jogo da PS2, GT4 Prologue, uma das provas consiste em dar uma volta a um circuito utilizando o minimo de combustível possível, fiquei surpreendido, o carro utilizado é um PRIUS!!!



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

CelicaGTI


Mais novidades do Toyota Prius...

Toyota duplica produção do Prius

http://autnn.xl.pt/noticias/imagens/APrius2003.JPG" style="border:0;"/>

O construtor japonês vai duplicar a produção do seu modelo híbrido, de forma a responder à crescente procura do modelo

A Toyota decidiu aumentar a produção mensal do modelo híbrido Prius das 10 mil para as 15 mil unidades, com o objectivo de satisfazer a crescente procura nos principais mercados mundiais.
Este acréscimo de produção irá agradar sobretudo à divisão norte-americana da Toyota, a qual já indicou que necessita de aumentar significativamente os stocks do modelo para o próximo ano. Refira-se que a lista de espera para o Prius nos Estados Unidos varia entre os seis e oito meses.




Comentários: Um carro de sucesso, concerteza.



 


CelicaGTI


Author    BigJap

Ready 4 Alpen Rallye
Posts: 207
(16/9/04 14:55)
Reply | Edit | Del All


Económico, amigo do ambiente e seguro eis as principais características do Toyota Prius, que, nos testes EuroNCAP, foi um dos oito automóveis a conseguir as almejadas cinco estrelas, a classificação máxima, com a particularidade de se ter revelado o mais seguro para as crianças.

http://www.toyota.pt/media/global/images/specials/prius_launch/sViewing/gal_imgs/i800/03.jpg" style="border:0;"/>

Também pela primeira vez um automóvel apresentou um sistema inteligente de aviso para a utilização dos cintos de segurança à rectaguarda. Tratou-se do Volvo S 40 que foi igualmente premiado com cinco estrelas. Este é considerado um importante desenvolvimento sobretudo porque, apesar da obrigatoriedade do uso do cinto à rectaguarda é sabido que existe uma clara reserva à sua colocação, não só em Portugal, onde é obrigatório, como na maior parte dos países da Europa. Os dados estatísticos referem que a utilização do cinto nos bancos traseiros, em toda a Europa, já permitiu salvar cerca de sete mil vidas.

Deve, aliás, referir-se que nesta 14ª Fase concorreram 12 modelos de dez marcas (a Toyota apresentou o Prius e o Corolla Verso e a Opel o Astra e o Tigra) e apenas quatro não conseguiram as cinco estrelas, com o Fiat Dobló a revelar as maiores carências em termos de segurança de passageiros e crianças, quedando-se apenas nas três estrelas.

Estes resultados são os segundos a analisar a segurança das crianças em caso de embate frontal e lateral, referiu Claes Tingvall, o Presidente do EuroNCAP. É muito importante registarmos que oito dos carros testados conseguiram alcançar a classificação de cinco estrelas. Isto significa que os construtores estão atentos e desenvolvem modelos que se integram num grau de exigência de segurança entre as 4 e as 5 estrelas, acrescentou.

A questão dos peões. Um problema que continua por solucionar é o da protecção dada aos peões. Constituindo aqueles as principais vítimas da sinistralidade rodoviária, até agora ainda não se conseguiram obter resultados satisfatórios que assegurem uma redução nos índices de mortos e feridos resultantes de atropelamentos.

Enquanto a Honda continua a liderar o desenvolvimento de modelos menos perigosos para os peões, ficamos desapontados quando constatamos que os restantes construtores estão ainda muito atrasados neste capítulo. Se responderam de forma muito positiva ao desafio lançado com a segurança das crianças e estes resultados são disso a prova, falta um esforço mais no sentido de pouparmos mais vidas de peões, disse ainda Claes Tingvall. E, na verdade, até esta 14ª Fase não se conseguiu ir além das 3 estrelas e mesmo assim apenas em quatro casos. Depois do Mazda Premacy foi agora a vez do Honda Jazz e do Volkswagen Golf mostrarem estar no caminho certo, ainda que o modelo nipónico tenha conseguido maior percentagem de protecção.

O teste completo EuroNCAP é formado por três tipos de testes de colisão diferentes: um impacto frontal a 64 km/h com sobreposição de 40% contra uma barreira deformável que simula outro veículo, um impacto lateral a 50 km/h contra uma barreira deformável, e um impacto lateral a 29 km/h contra um poste. A utilização de manequins de teste de colisão permite avaliar as forças exercidas sobre o corpo do condutor e do passageiro da frente num impacto frontal. O EuroNCAP tem como parceiros a Comissão Europeia, os ministérios dos Transportes alemão, holandês e britânico e o automóvel clube alemão ADAC.


Fonte: ACP

Edited by: BigJap at: 16/9/04 15:00



Comentários: Excelente, obrigado pelo artigo BigJap!



 


BigJap

Desculpa caríssimo, só depois de postar é que reparei que era aqui que devia ter colocado, esqueci-me que já havia um post aberto com este modelo da Toyota

thanks http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


PedroXXL

Se voçês lerem na T&C o artigo de opinião ADN do Adelino diniz, vêm lá um grande elogio ao toyota prius. Ele chega a comparar o prius ao velhinho Citroen ID/DS queando diz que são automoveis muito à frente no seu tempo!

Pedro Leal


Kaizen

Alguém viu ontem um programa (acho que na SIC qq coisa) sobre o Prius? Não vi, mas disseram-me que foi bem fixe. Mostrava o funcionamento do parking assist program (ou nome técnico do genero).

  Gostava de ver ou ter visto http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

AJA na automobilia do Hacets - 20 e 21 de Novembro @ Moita

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PedroST78



 Boas!
Por acaso vi o programa da SIC, que referes, foi o "MegaCiência", dá ao Sábado a seguir ao almoço ( se o almoço for sempre tomado a horas decentes...http://www.deephousepage.com/smilies/muede06.gif ALT=":[zzz]"> )
 Acho este programa muito interessante e elucidativo, e fiquei muito surpreso por terem dado conhecimento do modelo "Prius" da Toyota. De facto, chegou a uma altura, em que pensei se aquilo não fosse mesmo um programa da Toyota, pois deram grande destaque a este modelo explicando o funcionamento dele, os combustiveis usados e mostrando (aqui a parte de maior interesse...http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]"> ) como ele é capaz de estacionar sozinho, sim sozinho mesmo....
  O "Prius" é capaz de estacionar sozinho, recorrendo à elevada tecnologia que possui, deram mesmo um pequeno filme de um estacionamento, onde a japonesinha que ia ao volante apenas se limitou a ver o carro estacionar sozinho ( parecia o KITT... http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> ) num lugar entrincheirado entre uma Hiace e um Carina!
  Explicaram mesmo que o carro não excede certos valores de velocidade quando efectua a manobra de estacionamento e que basta um simples toque num dos pedais para que este se imobilize por completo e desligue o motor, pois o computador do veìculo não é (ainda...) capaz de reconhecer certos movimentos que estejam atrás dele, como por exemplo, uma pessoa que esteja a atravessar na sua rectaguarda durante a manobra de estacionamento http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">

 Mas no final ficou mesmo bem arrumadinho.... duvido que a japonesinha fizesse melhor...http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  


MARCFER

É Caso para dizer que para a TOYOTA: "O FUTURO É JÁ AQUI"! http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Subaru Leone 1400 GSR coupe.

CelicaGTI

O Spot Publicitário do Prius:

http://john1701a.com/prius/videos/Prius_Moving-Forward_City.avi">john1701a.com/prius/videos/Prius_Moving-Forward_City.avi

Curioso é mesmo o facto de o Prius estar à venda à largos meses e só agora a SC se dignou a publicitar um Spot (talvez obrigada a issohttp://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> ).

-----------------------------------------------
V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro

V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.


Nuno toyotista

O resultado foi conhecido hoje

press release da toyota
Quote:
Toyota Prius wins 2005 European Car of the Year
Prius reaches the top position with 406 points

The Toyota Prius has been voted 2005 Car of the Year by the 58 members of the European Car of the Year Jury. After 2 rounds of voting, the car was chosen from a list of 7 finalists and declared clear winner after gathering 406 points.
Tadashi Arashima, President and CEO of Toyota Motor Marketing Europe said: "We are absolutely delighted to receive the 2005 Car of the Year award for Prius. We believe that hybrid technology, in particular as implemented in the Prius with our revolutionary Hybrid Synergy Drive® system, represents a big step forward in reducing the environmental impact of automobiles, while at the same time enhancing driving performance. We are proud and honored that Prius has been endorsed so strongly by the prestigious group of journalists who make up the Car of the Year jury. This is a major milestone in the acceptance of the hybrid powertrain and the recognition of its potential to become a mainstream technology. It is also a great encouragement to us in our work on developing more environmentally friendly vehicles."

Prius, the world's first mass produced hybrid vehicle, is propelled by the combination of an electric motor and a petrol engine. This unique system, called Toyota Hybrid Synergy Drive®, will spearhead the development of new environmentally friendly powertrains and is part of Toyota's effort to create the ultimate eco car.

Since its introduction in early 2004, Prius sales in Europe are expected to reach 8,500 units this year.
Next year, the sales target has been set at 15,000 units for Europe, whilst an increase in production capacity will allow 180,000 cars to be sold worldwide.



Resultado dos 7 finalistas:

Toyota Prius-406
citroen c4-267
Ford Focus-228
Opel Astra-180
Renault Modus-151
Peugeot 407-135
Bmw 1-83


site oficial http://www.caroftheyear.org/pages/Coty05.htm" target="top">www.caroftheyear.org/pages/Coty05.htm

http://www.caroftheyear.org/imagenes/COTY2005/prius.jpg" style="border:0;"/>


http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">  


MARCFER

É mais uma vez, a Toyota a "Dar Cartas"; Maravilha!!!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Subaru Leone 1400 GSR coupe.