Mais SUZUKI SC100/Whizzzkid

Iniciado por whizzzkid, 16 de Janeiro de 2006, 06:37

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whizzzkid

Boas:

É com todo o gosto que partilho convosco mais alguns sites/informação sobre o Whizzzkid que traduzi de um dos sites que abaixo indico.

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Quando as filas de trânsito se tornam de tal modo compactas e frequentes, que corremos o risco de ficar "eternamente presos nos engarrafamentos"...então há que tomar medidas drásticas.

Os engarrafamentos em Toquio e Osaka são dos piores do mundo, e a solução do governo japonês foi oferecer reduções fiscais e nos parqueamentos para os utilizadores dos chamados "micro-carros". Legislação específica foi criada nesse sentido e é assim que nasce uma nova classe de veículos: a classe-K.

A Suzuki já tinha sido a primeira empresa japonesa a produzir um veículo da classe - K (em 1955), e as suas ofertas sempre estiveram entre as melhores do mercado.
Um dos modelos que teve um começo auspicioso foi o Cervo de 1972. Foi um daqueles raros momentos em que a marca decidiu "apimentar" a espécie!

Tratava-se de um coupé 2+2 baseado num outro "micro-carro" (media apenas 3,20 m) de tracção traseira: o Suzuki Fronte.
Utilizava um pequeno motor a 2 tempos, de 539 cc, e debitava uns modestos 28 cv.
A sua velocidade de ponta também pouco tinha de excitante... 105 km/h.
Mas há que ter em atenção que tinha sido concebido para ser um citadino, e nada mais que isso.

No entanto para o mercado de exportação, a Suzuki transformou o Cervo, naquilo que viria a ser o "fogoso SC100 GX" (ou GX-R, na versão topo de gama).
Este modelo ficou conhecido no Reino Unido pela alcunha de Whizzkid.
O velho motor a 2 tempos foi substituido pelo novo motor traseiro (Alto) de 4 cilindros, de 970 cc, e passou a dispôr de uns generosos 47 cv.
Esta nova motorização fez com que o pequeno coupé realmente "disparasse" !
A sua velocidade máxima passou para 137 km/h ao cronómetro e dispunha de uma aceleração brilhante, aliada a um consumo excepcional.

Vendeu-se "quase a preço de saldo", e no seu segmento, nunca nenhum constructor europeu tinha alguma vez apresentado um nível de equipamento tão requintado como o SC100: conta-rotações, bancos reclináveis (à frente e atrás), rádio (Clarion), isqueiro, travões de disco dianteiros, suspensão independente às 4 rodas, desembaciador do vidro traseiro, faróis de longo alcance, encostos de cabeça, manómetros de temperatura, pressão de óleo e voltímetro, etc etc.

De 1979 a 1982 os concessionários ingleses não chegaram para as encomendas.Hoje ... lá ( como cá...como tantos outros carros japoneses da época) tem muito pouco status como veículo clássico!



            SUZUKI SC100 WHIZZKID (1979-82)

            ESPECIFICAÇÕES:

            TIPO DE MOTOR: 4-cilindros
            CAPACIDADE: 970 cc
            POTÊNCIA: 47 bhp @5000 rpm
            TRANSMISSÂO: 4-velocidades +m.a
            VELOCIDADE MÁXIMA: 85 mph (137 km/h)
            UNIDADES PRODUZIDAS:  894,000 (7,539 UK Whizzkids)

       
       
      SUZUKI SC100 WHIZZKID CAR
      CARS > USED CAR HISTORY > SUZUKI SC100 WHIZZKID
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      TITLE: SUZUKI SC100 WHIZZKID Cars at Auto Lemon - Used Car History
   
 Para os que gostarem de ver fotos do bichano e  de ver como é um restauro bem feito aconselho a irem a estes sites:

http://www.suzuki-sc100.demon.co.uk/">www.suzuki-sc100.demon.co.uk/
http://www.afrit13.com/suzuki/">www.afrit13.com/suzuki/
http://www.thegarage.demon.nl/">www.thegarage.demon.nl/

Também estão disponíveis os códigos da Suzuki na Galeria de modelos.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">   http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  

Aqui poderão perceber porque é que que tenho esta pancada por este carrinho e neste último os "iniciados" poderão apreciar como é um trabalho bem feito.
 
Deliciem-se !!!http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  
Principalmente com o trabalho de restauro do último site.
Estou mortinho por por o meu de "pernas para o ar" (mas primeiro tenho que ver se a Companhia de Seguros se chega à frente com o $$$$$ para arranjar o 1200.http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">   http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">   )

 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=whizzzkid@amigosdosjaponesesantigos>whizzzkid  http://www.suzuki-sc100.demon.co.uk/images/suzulogo.gif" BORDER=0> at: 16/1/06 0:54

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

prelude guy

Ó Nuno,
não seria melhor transferir este tópico para a "Galeria de Modelos"?...
... afinal está aqui uma bela apresentação de um JA (se o fizerem podem apagar esta minha mensagem )http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

blardY

whizzzkid e fotos do teu maquinão!?
Em tempos andei a "namorar" um, mas conhecia-o por Fronte GXG, mas parece-me que estamos diante do mesmo modelo!
Belo tópico http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]"> http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Dretty33

hehe, desconhecia por completo este maquinão!

Muito porreiro e bom textohttp://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">

um abraço