Tópico sobre decapagem e metalização de carroçarias

Iniciado por madcooper, 25 de Novembro de 2005, 18:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Salvo erro é um Mini, mas não tenho a certeza.


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

madcooper

Exacto..é um minizito.

http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  


nunoturbo

Bem me parecia. Para um carro também não JA com 4 mts e qq coisa de comprimento o orçamento era o dobro...



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

TiagoBento

Ora boa tarde a todos!
Para quem está a pensar restaurar um clássico seja ele carro ou mota, aqui vai uma informação que poderá ser bastante útil.

Pedi um orçamento para passar o meu Datsun a jacto de areia, na serralharia Damião na Benedita (Rio Maior).

Os valores são:
200€ só limpeza a jacto de areia.
250€ limpeza a jacto de areia e metalização.

Porreiro não acham?

Apesar de o meu carrito estar em forma relativamente a chapa, estou a pensar mesmo limpá-lo até á raiz e metalizar, para evitar corrosão.
Ou então só limpar a jacto e só aplicar aparelho epoxico, sem a metalização.

Qual destas vos parece melhor?

Se precisarem de mais alguma informação apitem.

Abraço


:thumbsup
O Datsun não é um carro, é um modo de vida...

Umtali

Os preços são muito aceitáveis mas ...


MUITO CUIDADO com o jacto de areia!!! A experiência e a tendência é que quem faz o trabalho de decapagem está habituado a trabalhar com ferro grosso e não tem sensibilidade para a chapa dos nossos carros. Resultado: paineis TODOS empenados que os bate-chapas pedem para serem substituidos!!!!!!!   :wall  :wall  :wall

Quanto à metalização: o resultado é MUITO aspro, ao contrário do que é necessário para uma boa pintura ... era preferível mandar zincar o carro!  :-X

João Freire - Sócio AJA nº 11

lavrador

boas. cuidado. eu fiz isso au meu mas foi primeiro todo decapado com DECAPANTE e depois fui eu com muito cuidado que passei o jato com muito juizo porque isso se for muito proximo da chapa empena . ja agora digo que fica um bom trabalho e nao e nada caro.
Toyota veio para ficar!

Pedro Neto

Obrigado por partilhares Tiago, são bons preços, pode-me ser útil, pois sou de perto, sou de Leiria
Umtali explica lá como é isso de zincar, é assim tão mais macio? mas podemos sempre amaciar depois do primário antes de pintar.
se alguém tiver uma opinião de qual delas a melhor diga.
e preços?
Abraços

Umtali

CitaçãoUmtali explica lá como é isso de zincar, é assim tão mais macio? mas podemos sempre amaciar depois do primário antes de pintar.

Eu referia-me à zincagem normal que fazemos com peças pequenas ....  :assobio

Quanto à metalização, fica tão aspro que seria necessário umas boas camadas de primário de enchimento (que não é nada barato!!!) até conseguir uma superfície lisa  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

MetalicMan

Como o DC2 algum dia vai à faca completa, ando a estudar os meios/ custos/ benefícios/ desvantagens!

Para começar, temos a tradicional decapagem à base de areia, que infelizmente, na maior parte das vezes, deixa a chapa picada!
Temos também um método mais recente que eu tenho ouvido falar com esferas de vidro, que resulta também muito bem, e supostamente não deixa marcas

E tenho visto no youtube Decapagem com bicarbonato de sódio, mas como eu não sou de ir no conto do vigário, gostava de iniciar este tópico para dissipar todas as dúvidas e implementar soluções que vou desenvolver junto do pintor (como se fosse um irmão para mim), para restaurar o meu DC2 e possivelmente, aprender algo e ajudar alguém que passe pelo mesmo!!

A reter em ideia:
- Funciona com compressor
- Usa Bicarbonato de Sódio como agente decapante (achei sacos de 15Kg por pouco mais de 10€ se bem me recordo)



Basta procurar no Youtube que surgem kit's feitos em casa, e outros mais profissionais, e alguns até de alugar!
Tags de procura:
- DIY soda blaster
- Soda blaster

Se procurar no google também há toneladas de informações, a minha única dúvida aqui prende-se com o facto de se já alguém viu isto a funcionar/ usou, visto que é um forum de restauros :D

Vamos colocar as nossas máquinas como novas :D

Para aguçar o apetite pelo assunto:



Antes:


Depois:
http://www.execyacht.com/images/sodaafter3.jpg

Antes:


Depois:


Espero que desperte tanto o interesse como a mim me despertou :D

Camry 2200

Temos aqui no fórum tópicos que falam deste assunto.

O principio dos 3 processos é o mesmo: Projecção de material abrasivo por pressão de ar. A diferença está nos materiais, uns mais abrasivos que outros.

O que conheço melhor é por jato de vidro. Tem a vantagem de ser pouco agressivo para as peças decapadas mas perde-se em rapidez.

O vulgar jato de areia normalmente é muito agressivo. No caso de decapagem de carroçarias, por exemplo se tiver podres, desaparecem literalmente, além de provocar aquecimento demasiado na chapa. Há inclusive relatos de carros que ficaram completamente empenados depois de decapados.

Para carroçarias, o melhor seria decapagem quimica.

Quanto a decapagem a bicarbonato de soda, não conheço muito bem mas do que tenho visto, parece ser o menos agressivo e provavelmente mais rápido.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

#25
Para carroçarias o ideal é mesmo a decapagem química por imersão. No Reino Unido há muita oferta e os preços são bons, porque não implica grande mão de obra e o investimento nas máquinas dilui-se com o número de trabalhos efectuados. Gostava de encontrar algo assim em PT. Não havendo é claramente uma área onde alguém devia apostar.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

prelude guy

Tenho as minhas sérias dúvidas de que a decapagem química funcione como deve de ser num carro. Além disso não existe por cá, logo é "carta fora do baralho".
Há quem faça decapagem a bicarbonato (ex. procurar por "Pura Pressão"). Para uma carroçaria sem ferrugem e de preferência com pintura de origem é excelente. Se tiver ferrugem, torna-se quase uma redundância, pois o 1º objectivo da decapagem é eliminar a ferrugem e aí o bicarbonato nem faz cócegas.
Sobre alumínio, vidro ou borracha é muito eficaz.

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)