Caixas de velocidades.

Iniciado por Blacklion, 24 de Julho de 2009, 14:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

Blacklion

Boas, alguns de vós vão dizer que lá vem o gajo com perguntas tolas outra vez.. :green:
no entanto gostaria de saber uma coisa
em conversa com um user do forum chegámos a conclusão que os KE35 sairam com a caixa T50, no entanto tb já me disseram que a caixa T50 nao serve nos motores da serie K. :hum:
entretanto gostava também de saber se alguns de vós conhecem outros modelos com motor da série K além do KE35 que venha com a caixa T50.

Está o debate aberto.  :D

Dário Simoes

Boas

como é q é possivel isso se as caixas T nao encaixam nos motores K? eu tenho aqui em casa e vou ver se será possivel isso de alguma maneira, mas tanto quanto sei os ke35 tinham caixas k50

Santos Silva

As caixas têm a ver com o motor a que estão copladas e não ao modelo de viatura.

Caixas K50 para moteres do tipo K (2K, 3K, 4K, ...)

Caixas T50 para motores tipo T (2T, 2T-B, ...)

Não são intermutáveis.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Em honrosas excepções, a Toyota utilizou caixas de velocidades com provas dadas em modelos/versões especificas e de produção mais limitada. Tanto em modelos FWD como RWD.

Um dos casos foi o uso da T50 em três versões de motores da série A.


Os motores da série K têm uma inclinação de origem, as caixas T são todas "direitas". Portanto só as caixas K é que são plug & play nos motores K.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Só a título de curiosidade, para feitos e utilizações específicas existem adaptadores para as caixas servirem noutros motores. Este tipo de material está normalmente disponível apenas no Japão ou EUA.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Toylex

Citação de: nunoturbo em 30 de Julho de 2009, 09:37
Só a título de curiosidade, para feitos e utilizações específicas existem adaptadores para as caixas servirem noutros motores. Este tipo de material está normalmente disponível apenas no Japão ou EUA.

Estarás a falar das "CLOCHES"  ??? Isso é uma peça importante e intermediária do motor p/ a caixa, dou exemplo da minha Stout:

Caixa original Toyota e foi-lhe montado o motor Nissan D22, e loga na 1ª inspecção que lhe fiz por baixo vi uma CLOCHE que claramente foi maquinada num torno p/ fazer a junção cx.Toyota/motor Nissan.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

nunoturbo

Não obrigatoriamente.

Existem uns adaptadores que ficam entre a caixa e o motor.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Blacklion

A chapa do meu carro, montado na fabrica de ovar matriculado em Portugal em 09-1976



No sistema da toyota bate certo, ou seja o meu numero de chassis marca caixa T50, sendo que me informaram que efectivamente não é habito a T50 vir nos motores da serie k no entanto o meu vem e está correcto. Disseram que provavelmente a coloche é que é igual á K50 ou K40

Por ultimo a caixa K50 é quadrada em baixo e a minha é redonda.

continua o debate :D

fernandokp61

Por acaso o motores K tambêm podem utilizar caixas T.Dou como exemplo o Starlet de competição do João Ramos que têm uma caixa T-50.

Santos Silva

A caixa é "qualquer coisa" por fora mas por dentro não tem nada a ver :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Além de que o motor do B1 está em posição vertical, ao contrário dos motores de série.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

...por causa do funcionamento dos carburadores DELLORTO...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Mich

O meu KE35 também diz na chapa de características que tem a caixa T50...

lobster_kp61

pelo que percebi acima, se as caixas T50 dão nos motores k então a caixa K50 dá no motor 4A, certo?
Cumprimentos,

Ricardo Viveiros

Blacklion

#14
Nop. A t 50 leva uma cloche diferente para servir nos motores k. Na caixa k50, a propria cloche é o corpo da caixa, pelo que nao dá para adptar noutros motores.

Sent from my GT-S6500D using Tapatalk 2