Motor 18r a trabalhar sem óleo

Iniciado por RSilva, 28 de Julho de 2009, 17:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

RSilva

Pois é, caso que me acontecia um desastre. O motor do meu Toyota Mark II quase que gripou. O mecânico não apertou bem o filtro de óleo e o carro foi perdendo óleo até ficar quase seco. Não dei por ela porque o óleo só saía com o motor a trabalhar acelerado, pelo que não tinha qualquer poça na garagem.
O motor começou a fazer muito barulho, parecia um carro a gasóleo, barulho que desapareceu depois do óleo posto.
Resultado: Apesar de trabalhar e pegar bem, faz um barulho estranho (parecem válvulas a bater) ao desacelerar e ao acelerar.
Não faz fumo nem preto nem branco apesar de que quando muito acelerado faça fumo cinzento, mas isto já fazia antes.
Alguém me pode esclarecer o que possa ser e quais os danos que isto pode ter causado ao motor?

Agradecia um esclarecimento porque pelo mecânico está "tudo bem", "vai precisar de umas afinações".
Se não fosse um Toyota já tinha ido à vida...

nunoturbo

Deves ter "gripado" bronzes da cambota ou capas de biela...
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

RSilva

Citação de: nunoturbo em 28 de Julho de 2009, 17:55
Deves ter "gripado" bronzes da cambota ou capas de biela...
Perdoem a minha ignorância no assunto, isso é grave? tem solução?

nunoturbo

Sim, é relativamente fácil e barato de resolver.

O que terá acontecido é que por falta de lubrificação em alguns componentes móveis do motor, terá havida sobreaquecimento e desgaste irremediável.

Mas só com desmontagem terás 100% de certeza.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

RSilva

Pois, já falei com o mecânico e ele diz que deve ser folga na correia. Tenho receio que esteja a tentar fugir às responsabilidades. Vamos ver no que isto dá.

Obrigado a todos pela ajuda.

Santos Silva

A corrente só faz barulho quando colocas o carro a trabalhar e ainda não tem pressão de óleo. Depois disso o esticador hidraulico estica a corrente e deixa de fazer barulho (a não ser que esteja muito gasta).
O que te aconteceu foi quase de certeza o que o Nuno escreveu. Os bronzes da cambota (são as capas onde a cambota roda) ficaram sem oleo e com o aquecimento perderam a camada de metal resistente ao desgaste e ficaram com folga. Como o binário (força de rotação) é muito grande naquela zona, qualquer pequena folga (da ordem das centesimas de milimetro) já é suficiente para fazer o tal ruido que será um tac-tac-tac-tac-tac-tac que vai acelerando com a aceleração do motor e depois, em rotações mais altas deixa quase de se ouvir.

Se o problema for esse (e os mecânicos mais experientes detectam-no de ouvido) pode fazer-se a reparação por baixo, isto é, retirando o carter e tratando apenas o que diz respeito à cambota.

Claro que nesta situação não existe consumo de óleo pois o problema não está nos cilidros/pistões. Por outro lado, a ausência de fumo é sinal que o problema não é mesmo nos cilindros.

Se precisares de mais alguma dica, manda mail ou PM ;)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

RSilva

É exactamente como descreveu, o motor acelerado não faz barulho nenhum, parece normal, agora tenho quase a certeza de que esse é o problema.

Mais uma vez obrigado.

Citação de: Santos Silva em 28 de Julho de 2009, 21:35
A corrente só faz barulho quando colocas o carro a trabalhar e ainda não tem pressão de óleo. Depois disso o esticador hidraulico estica a corrente e deixa de fazer barulho (a não ser que esteja muito gasta).
O que te aconteceu foi quase de certeza o que o Nuno escreveu. Os bronzes da cambota (são as capas onde a cambota roda) ficaram sem oleo e com o aquecimento perderam a camada de metal resistente ao desgaste e ficaram com folga. Como o binário (força de rotação) é muito grande naquela zona, qualquer pequena folga (da ordem das centesimas de milimetro) já é suficiente para fazer o tal ruido que será um tac-tac-tac-tac-tac-tac que vai acelerando com a aceleração do motor e depois, em rotações mais altas deixa quase de se ouvir.

Se o problema for esse (e os mecânicos mais experientes detectam-no de ouvido) pode fazer-se a reparação por baixo, isto é, retirando o carter e tratando apenas o que diz respeito à cambota.

Claro que nesta situação não existe consumo de óleo pois o problema não está nos cilidros/pistões. Por outro lado, a ausência de fumo é sinal que o problema não é mesmo nos cilindros.

Se precisares de mais alguma dica, manda mail ou PM ;)

RSilva

O problema encontrado pelo mecânico foi o esticador da corrente partido.
Acontece que o carro está a gastar óleo, não sei se a causa foi o facto de ter estado a trabalhar quase sem óleo ou devido a ter estado tantos anos parado.
Já coloquei vedantes das válvulas novos mas o consumo de óleo mantém-se pelo que a causa provável será os segmentos.
Já tenho o jogo de juntas de descarborização e pretendo fazer uma reparação profunda ao motor mas só quando começar a chover :green:
Para além dos segmentos, estou a pensar em substituir os cobres.

Gostaria de saber a vossa opinião acerca de outros trabalhos que recomendariam realizar uma vez que o motor vai ser aberto.
Pedia a vossa opinião sobre um bom mecânico, preferencialmente da zona de Aveiro ou Santa Maria da Feira.

Obrigado.

Dário Simoes

Boas, já que o motor vai ser aberto é de aproveitar para meter os bronzes todos, os retentores da cambota, rodar valvulas e rever a bomba de óleo, vale mais prevenir que remediar

Santos Silva

Não sei se já fizeste isto mas, manda limpar o radiador, verifica a bomba de água e a bomba de óleo.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7