Mais um JA - Datsun 120Y

Iniciado por RicardoJSF, 07 de Junho de 2009, 19:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

RicardoJSF

Depois de quase um ano para começar o restauro do meu 120Y de 2 portas tive uma má notícia: o chassis encontrava-se rachado na zona frontal, fruto do seu passado de rallys clandestinos.

Isso levou-me à procura de um outro 120Y e tive a felicidade de encontrar este no estado que as fotos mostram.

Para já não há nada a fazer neste carro e as coisas vão sendo feitas à medida das necessidades.














Crashed

está com um aspecto excelente  :clap: :clap:
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

blardY


Parabéns pela compra Ricardo, o carro parece estar em óptimo estado!
Estima-o  :clap:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

nunoturbo

Se fizer jus ao aspecto geral, parece um verdadeiro achado.

Parabéns!
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

RT

Parece novo :clap: :clap:

Parabéns pela aquisição!

:clap: :clap:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

JONAS1200


Nem precisas mudar nada, está perfeito assim.  ;)
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

RicardoJSF

Vim agora mesmo do meu mecânico.

Troquei condensador e platinado e o carburador foi afinado.Não troquei as velas porque estavam novas.

Para a outra semana vão ser revistos os seguintes pontos:

- mudança de óleo e filtro

- mudança do filtro do ar

- limpeza e afinação do carburador

- mudança da junta da bomba de água

- mudança das tubagens do radiador

- eliminar uma pequena fuga de gasolina

- panela de escape nova

- afinação geral dos travões

- casquilhos de nylon feitos por encomenda para os braços de direcção/suspensão

Para já é só isto. Quando mandar pintar o carro, tenho que trocar o guarda lamas esquerdo devido à reparação tosca que levou. Mas como tenho outros 2 guarda lamas esquerdos suplentes não há problema.

Atenção que o carro tá em bom estado geral e para muitos uma pintura e afinação do carburador bastavam, mas eu sou picuínhas como o raio.

Cumprimentos

prelude guy

Olá, parabéns pela máquina  :D

As jantes de ferro alargadas, sendo coisa própria do 1200, ficam sempre bem. Mas, se a ideia for da-lhe o máximo de originalidade, aconselho-te a ver uns catálogos de época e apreciar os magníficos tampões que o 120Y trazia de origem  :drool:

Se és picuínha, então vieste ter ao clube certo.

Deixa-me então acrescentar duas coisas à tua lista:

- devias trocar o óleo de travões e purgar o circuito com óleo novo; se possível fazer recuar os êmbolos das maxilas (como se fosse para meter pastilhas novas) para assim eliminar todo o óleo velho.
- trocar a junta da bomba de água? Geralmente as bombas quando berram começam a verter dando ideia da junta não estar a vedar... não será isso mesmo ???

De resto, participa e aparece com o carro nos encontros  ;)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Carreiras

Ja tinha visto este carro noutro forum, por isso ja o pude felicitar pela compra.

Não posso acrescentar mais nada ao que já foi dito, nem o que eu possa dizer sobre o carro constitui novidade alguma.

Apenas tenho a dizer que é um grande carro, de fácil manutenção e de utilização óptima!

Camry 2200

Parabéns pela aquisição. Está em óptimo estado esse 120Y.  :clap:

Já que falaste nos casquilhos de nylon, tem-me surgido uma dúvida nesse campo. Os casquilhos de nylon não tornam o carro muito mais duro e com mais tendência a notar-se a vibração própria do andamento?
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

RicardoJSF

Citação de: Camry 2200 em 18 de Junho de 2009, 00:31
Parabéns pela aquisição. Está em óptimo estado esse 120Y.  :clap:

Já que falaste nos casquilhos de nylon, tem-me surgido uma dúvida nesse campo. Os casquilhos de nylon não tornam o carro muito mais duro e com mais tendência a notar-se a vibração própria do andamento?

Pode ficar ligeiramente mais duro mas as suspensões são tão macias que não vai ser problema.

Finalmente a semana passada consegui levar o carro ao mecânico.
Da lista que coloquei aqui apenas falta mandar fazer um casquilho de nylon para o apoio do braço de direcção do lado direito que está gasto. Todos os outros casquilhos, borrachas e rótulas estão em muito bom estado.

Dentro de 15 dias volto lá para o fazer e resolver outra coisa. Tenho que substituir o vedante da caixa do lado do veio de transmissão porque está a verter uma coisa mínima, mas já que o carro está como está aquilo é uma "mancha" que tem que ser retirada.

Agora outra coisa. O carburador foi limpo e já foi afinado 3 vezes, mas continua a desafinar e se agora o ralenti está bom (ou seja como eu gosto) se eu for em segunda e desacelerar (para passar uma lomba por exemplo) quando volto a acelerar o carro dá um coice e só depois acelera. Será da mistura não estar correcta?

Ajudem-me se puderem.

Obrigado

nunoturbo

Esse sintoma do carburador pode ser evidencia de uma entrada de ar suplementar no carburador.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

RicardoJSF

Não poderá ser ar a mais na mistura?

Fábio 120y

Isso pode ser muita coisa, o que o pessoal já disse ou mesmo folgas no distribuidor que com o impacto fazem-se sentir...
No meu acontecia isso mas era sempre que acelerava, mas resolvi o problema com um kit de distribuição...

Jcarl

Pode ser a bomba de vácuo (que está pegada ao distribuidor) que não esteja a fazer o vácuo. Também se pode resolver substituindo os cabos de ignição (cabos das velas), enfim, pode ser muita coisa, como já foi dito... Boa sorte com a máquina!