ISUZU KBD 25

Iniciado por tome coelho, 24 de Novembro de 2006, 23:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

tome coelho

Olá a todos.

Alguns já me conhecem mas alí do canto dos Alfa Romeo, aos quais dedico todas as costelas do meu corpo, com excepção de uma, que é mais pra Lancia, mas é das flutuantes, daquelas pequeninas!

No entanto, tenho na familia um japones de respeito, que foi comprada nova pelo meu avô paterno em 1980. Uma pick-up ISUZU.

Eu odeio ter carros parados, e desde que ele faleceu (à uns 3 anos) o meu pai deixou de pagar seguro e ela ficou ali a marinar na garagem, usada apenas para pequenas deslocações agriculas, mas como me dá jeito e acho que ainda está muito boa, decidi reactiva-la... arranjaram-me um seguro baratissimo e fui leva-la à IPO.

Bastou trocar todos os fusiveis, uma lampada e soldar 3 fios do farolim da frente que estavam cortados e ela ficou quase a 100%, mas chumbou na IPO devido a travar menos de um dos lados atrás, fui a ver e ja quase não tinha cintas, troquei todas ao eixo...

O motor tem estimados +600.000, e está porreiro, demora é um bom bocado a aquecer as resistencias, mas é um relogio... fraquinho... mas um relogio. O resto do carro está bastante bom, com excepção das molas traseiras que estão um bocado fracas e pneus traseiros que tb vão ser trocados assim que chegarem os que encomendei. E é necessária uma valente limpeza (não ao motor, que não tem 1 baba)...


Vai ser carro de assistencia da equipa do ALFAnord nas 6H de Braga, se a colocar atempadamente como quero.

Como premio pela sua idade avançada (para carro) e bom comportamento resolvi oferecer-lhe a prenda de uma boa revisão completa, afinação e limpeza da injecção, assim como algum carinho...

O meu avô dizia que aquele banco corrido sem cintos era tb bom para "actividades extra curriculares"... vamos a ver http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  

No rol de prendas que lhe tenho destinadas, vai estar incluida uma de fabrico americano, para ver se induzo ao motor um bocado mais de força... não preciso de mais velocidade, dá uns bons 90-100 quando descarregada e em plano (longo), mas gostaria que nas subidas não tivesse que reduzir para 2ª quando vou carregado, mesmo na AE... vamos a ver se ela gosta!

Queria tambem a vossa ajuda a arranjar um pouco mais de informação, porque não encontro nada acerca do seu motor de 1951cc a diesel, nem sobre o carro em si (oleos recomendados, etc...)

Parece-me tb que esta é a versão menos evoluida, que ainda naqueles chassis chegou posteriormente (e já com outra carrosaria) a haver versões de travões de disco, de 4 rodas motrizes (vi uma numa sucata à uns anos) e talvez até uma evolução deste motor (isto já não sei)...

Este tem a peculiaridade de ter a bomba injectora controlada por vacuo em torno de uma borboleta controlada pelo cabo do acelerador... quando nos diesel é costume é encontrar o acelerador a controlar apenas a bomba e o motor a respirar livremente sem restrições...

Help anyone?

PS: para identificarem o modelo deixo uma das poucas fotos que encontrei, neste caso de uma bedford, mas igual... que tem uma bela caixa de pickup na linha da propria carrinha, ao contrario da minha que tem uma caixa convencional de madeira, infelizmente...

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/gm/antigos/bedford-picape-leve-1.jpg" style="border:0;"/>

 

http://www.alfanord.pt">http://www.alfanord.pt/pages/24/banner_pt.JPG"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tomecoelho>tome coelho at: 24/11/06 17:59

nunoturbo

Parabens, depois de teres o teu primeiro JA vais ver que as tuas tendencias e gostos automobilísticos se vão alterar radicalmente.

Não podes colocar fotos da "tua" carrinha?


AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Bem vindo Tomé,

  Antes de mais parabéns pela tua apresentação e espirito http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

  Nem de propósito... esta semana vi uma Isuzu KB igual á tua que gostei bastante. Eu sou entusiasta por carros de origem japonesa, mas em especial pelos comerciais. A Isuzu KB  (e a outra grande) sempre foram os "patinhos feios" da "minha" colecção. Mas esta semana vi uma Beige com caixa em metal, e ficou logo com outro ar, digamos... mais atlético.
  Dessa época só restam mesmo essas e as Datsun 620 e 720 e as Hilux RN40, demonstra bem a solidez dos carros.


  Muitas felicidades para o projecto da Isuzu, seja no uso, no restauro e nas actividades extra curriculares http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Ora sejas bem aparecido!http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

tome coelho

Obrigado pelas boas vindas!

Mas eu ainda arranjarei por aí uma caixa metalica??? Encontram-se nas sucatas?

Quanto à conversão... isso é mais dificil... uma coisa é respeito, que esse ganha-se, mas a paixão já não escolhe razões!

Ninguem tem por aí nem sequer um manual de propriétario e manutenção para tirar uma copia?

http://www.alfanord.pt">http://www.alfanord.pt/pages/24/banner_pt.JPG"/>


JMspider

Pois é eu também estou todo babado pelo projecto.

Hoje fui ver a "branquinha" pela primeira vez e o avançar das obras...

A primeira coisa que disse foi... é linda...

Agora o que se precisava mesmo era de mais documentação técnica, é que o nosso "inginieri tomesino" não aperta nem um parafuso que não passe pelo recomendação de fábrica.  

João Machado

Sócio http://www.alfanord.pt" target="top">ALFAnord n.º 1

Cumprimentos,

João Machado

Kaizen

Amigos Alfistas,


   Nas automobilias que vamos fazendo, há um senhor que tem o manual de utilizador deste modelo para venda. Na altura não o comprei, pelas razões acima mencionadas, e  porque custava qualquer coisa como 20 ou 25€
  Salvo erro, ainda o vi no Autoclássico. Em Aveiro é boa oportunidade para encontrar o manual.

  Não consegui saber quase nada, existiu uma versão a gasolina com um motor 1.8 Não sei se este catálogo da http://i2.ebayimg.com/02/i/07/f8/97/3a_1_b.JPG" target="top">Haynes será grande ajuda.

  Encontrei foi http://cgi.ebay.com/TCM-Parts-Manual-Number-PE-DA220A-Isuzu-Diesel-Engine_W0QQitemZ3829213734QQihZ017QQcategoryZ97185QQrdZ1QQcmdZViewItem" target="top">este manual caríssimo. Não tenho a certeza se é referente ao motor. E http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ISUZU-DIESEL-ENGINE-DA-120-PARTS-MANUAL_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ34217QQihZ019QQitemZ8004957089QQrdZ1" target="top">este a um preço bem mais razoável.

Tenta:

www.Isuzuclub.com
http://www.isuzu.com/company_heritage.jsphttp://www.isuzucv.com

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rviper>Rviper  http://www.celica-supra-team.ch/images/k_kool_ra28.jpg" BORDER=0> at: 29/11/06 1:17
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

JMspider

também cheguei à conclusão que nos EUA eram vendidas como chevy luv

http://www.jalopnik.com/cars/images/chevy_luv.jpg" style="border:0;"/>

Embora a imagem seja de um modelo posterior

http://www.wagoneers.com/fotos/johns-cars/chevy-luv-v6.jpg" style="border:0;"/>

João Machado

Sócio http://www.alfanord.pt" target="top">ALFAnord n.º 1

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jmspider>JMspider  http://studio.no.sapo.pt/alfisti_icons/logoan.jpg" BORDER=0> at: 29/11/06 1:44
Cumprimentos,

João Machado

JMspider

Ou também Isuzu mikado


http://home.hetnet.nl/~dcc/1.jpg" style="border:0;"/>

http://home.hetnet.nl/~dcc/4.jpg" style="border:0;"/>

João Machado

Sócio http://www.alfanord.pt" target="top">ALFAnord n.º 1

Cumprimentos,

João Machado

JMspider

vi aqui:

http://home.hetnet.nl/~dcc/nieuwe_pagina_3.htm" target="top">Isuzu links

João Machado

Sócio http://www.alfanord.pt" target="top">ALFAnord n.º 1

Cumprimentos,

João Machado

tome coelho

Sim, o LUV (Light utility veicle) usava o mesmo chassis e a carrosaria seguinte. São essas carrosarias mais modernas (creio que terão saido logo em 1981 ou 2) que tem supostamente os travões de disco dianteiros, que podem ser um interessante upgrade a bem da fiabilidade e endurance da travagem.

Agora o que eu gostava mesmo era de encontrar uma caixa metalica para a traseira, nem que tivesse que receber umas obras de restauro... dão muita pinta à maquina... isto se ela se der bem com o amigo americano (nunca mais chega...)... porque senão temos um problema de força de motor vs velocidade.

Ela vai a todo o lado, pode é ser em 2ª e 1ª http://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]"> . Não estou em crer que tenha tanta paciencia dentro de mim ! http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

http://www.alfanord.pt">http://www.alfanord.pt/pages/24/banner_pt.JPG"/>


JMspider

Mas estas não são das primeiras carroçarias

http://www.jalopnik.com/cars/images/chevy_luv.jpg" style="border:0;"/>


http://www.streetbeatcustoms.com/pas72c1105.html" target="top">Isuzu luv 76-92 sepecial parts

João Machado

Sócio http://www.alfanord.pt" target="top">ALFAnord n.º 1

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jmspider>JMspider  http://studio.no.sapo.pt/alfisti_icons/logoan.jpg" BORDER=0> at: 29/11/06 1:55
Cumprimentos,

João Machado

nunoturbo

Qualquer dia já podemos fazer um encontro só de comerciais...


AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Corolla TE71

Em primeiro muito bem vindo, tens uma máquina linda, muito fixe mesmo!!http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">
 Trata-a bem e vai aparecendo!!

 P.S-aqui em Mangualde existe uma com caixa metálica 4X4 que julgo ter vindo de àfrica, e aind circula por ai!!!

TE71 POWERSLIDER

sócio AJA 33

Kaizen

Tomé, seria muita "fruta" dizer que encontrei uma hoje numa sucata com caixa metálica. E é cá perto de nós.

  Vou ver se passo lá amanhã e vejo com mais atenção.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1