Restauro Datsun 240z

Iniciado por FilipeA, 10 de Março de 2007, 17:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carreiras

formidável!

este carro tem um design 5 estrelas e a andar deve ser uma bala!

TiagoKapa

è com muita pena minha que venho aqui dizer isto, entao este topico esta a enterrar-se? este devia ter fotos novas todos os dias >:D o carro é lindo de todos os angulos portanto ha muitas fotos ainda por tirar portanto toca a postar ai montes delas!
Como se tem portado o carro?

FilipeA

#212
Ola Tiago

O carro não se tem portado mal, fez cerca de 2000 km depois do restauro, só tem um problema é que nao consigo andar devagar... e o RED LINE aparece muito rapido  :green:

O trabalhar do carro não estava como desejado e assim comprei uns carburadores novos, vendidos pela Nissan e com 1 ano de garantia .... ou 12.000 km  :lol

Hoje foi o dia de os montar, depois de muitas marcações e adiamentos por causa do mau tempo, finalmente estão no carro.









Depois da montagem (há horas atras) o velocimetro mostrava 190 km/h e não abusei mais, porque fico com medo do excesso ...

O mecanico trabalhou 25 a 30 anos na Datsun / Nissan e a minha ideia é que ele parece um médico a atender um paciente... pois falou-me dos "sintomas" do carro como ele estava aos quais eu respondi que ele tinha razão, de facto o carro sofria daquele ou outro problema.

Bem, já estou mais contente, problema resolvido....

Agora, e dado que isto é uma doença, ando a adquirir material que só saiu nos 240z de COMPETIÇÃO ou extras muito raros.

- COBERTURAS DA OPTICAS -usadas de serie nos carros de competiçao e opçao em versões do 240z mais luxuosas.





- O VOLANTE DE COMPETIÇAO - Os carros de competiçao, tinham uns volantes diferentes dos carros de serie, pois o aro em madeira tornava-se escorregadio e algo fino, além disso o diametro é um pouco grande e o habitaculo acumulado de "tralha de competiçao" tinha que ter muito espaço... assim a NISMO, firma que trabalha todos os produtos de competiçao da Nissan criou um volante para os 240z de Competição, com um diamtero mais curto, aro mais largo e forrado a napa.

Ainda restam alguns novos por ai, e eu tenho um  :green:









- RELOGIO DE COMPETIÇAO - sao raros e na altura do restauro tem arranjar um, mas só consegui o relogio com calendario, opçao essa tambem disponivel para os S30, mas o relogio de competiçao com cronometro e contador de voltas era usado nos carros de competiçao e no 432...
O relogio é composto por 2 peças, o relogio e uma pequena caixa que continua a contagem das horas / voltas/ segundos quando este se encontra parado por ordem do pendura que pode tomar apontamentos das voltas.... Num Z quem é que vai tirar tempos....  :assobio

Após alguns contactos, aqui está ele, agora é so montar no carro, vai ficar lindo  :dance:







um pequeno manual que indica as funções deste relogio....



- AS JANTES DE COMPETIÇAO

As jantes de competiçao só sairam nos carros de competiçao e em mais nenhum modelo do 240z/260z
Eram destinadas apenas para a Competiçao, sendo estas diferentes da versão de estrada do 432 , iguais às que tem os nossos 240zs.
Já vi alguns carros cá com estas jantes.

Jante estrada 432/432R - 14 X 5,5
Jante Competiçao       - 14 X 7

Bem, consegui uma com ajuda de um amigo, e esta tem muita historia para contar...



A jante e as coberturas das opticas sao iguais à da seguinte foto.



Apesar de possuir estes artigos só o relogio é que vai ser montado.

Filipe Azevedo







TiagoKapa

Filipe, outro dia falou-me dessas peças por email mas nao ha nada como ver, nem que seja por fotos!
Assim que me sair o euromilhoes eu falo, ai poderei fazer uma oferta á altura deste carro e extras :clap:
Qual é a diferença para as jantes normais? á primeira vista sao iguais
O carro estava a trabalhar assim tao mal para terem que ser novos os carburados? os antigos nao foram reparados? parece que se confirma que novo é novo!
  :drool:Maquina!! :drool:

Carreiras

estupendo!

pena tenha desparecido o conceito destes carros

FilipeA


Tiago

Isto dos automoveis antigos tem muito que se lhe diga, o carro andava bem, mas o trabalhar nao era aquele que tinha anteriormente, estava um pouco acelerado e alem disso ouvia um pouco as valvulas e isto aconteceu após uma ida ao mecanico... além disso aquecia ligeiramente e foi todo reparado, levou tudo novo.

Após varias tentativas de resoluçao do problema, ler e ouvir opinioes de casos identicos, optei por adquirir carburadores novos e rectificar novamente o "timing" do carro, alem disso por descarga de consciencia mudei o termoestato, que tinha 2000 km, mas enfim...

Feito isto, encontra-se muito melhor e som das valvulas desapareceu, além de ter um trabalhar mais sereno e certo.

Isto para dizer que nos dias de hoje sao poucas as pessoas que sabem realmente trabalhar em motores de carburadores e acertar com o "timing".

Só para teres um ideia um motor descontrolado, timing, carburadores, etc, pode levar ao aquecimento do carro, e o que estava a acontecer no meu era que a mistura ar/gasolina estava bastante rica, os carburadores tb nao estavam no seu melhor, aumentava o consumo, ficava com cheiro a gasolina, o fumo do escape era preto, a abetura dos carburadores nao estava sincronizada, etc.

Tiago, se visses o homem trabalhar no motor de uma forma "rudimentar" sem electronica alguma, recorrendo apenas a jogo de palhetas e a uma lampada que ligou a massa do carro e à bobine de chamada e esta acendia quando o timing seria o correcto, bem tudo aquilo a que estamos habituados a ver nos dias de hoje, nao tem qualquer valor ali....

No final até achei engraçado como é que as coisas funcionam, e por vezes o dificil torna-se facil e vice-versa. Estamos sempre a aprender.


Filipe Azevedo

Castello

UAU  :clap:

Estes pormenores e a sua qualidade realmente fazem a diferença. Fantástico 8)

Camry 2200

Este Datsun está realmente um espectáculo. Dá gosto ver restauros assim.

A propósito, gostei de ver o carro na Topos & Clássicos deste mês. Parabéns! :clap:
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

FilipeA

#218
Citação de: Camry 2200 em 02 de Março de 2009, 09:24
Este Datsun está realmente um espectáculo. Dá gosto ver restauros assim.

A propósito, gostei de ver o carro na Topos & Clássicos deste mês. Parabéns! :clap:

Em relação a esse artigo, fiquei bastante triste devido ao que foi lá publicado, por varios factores.

1- Enviei um email inicial a contar uma breve historia do carro e como tinha acontecido tudo isto.

2 - Ficou combinado enviar um texto escrito por mim, para posterior publicação, assim como umas fotos diferentes do carro. Até lá esperavam pelo meu artigo.

3 - Quando já tinha o texto preparado, telefonei a dizer que iria enviar o que tinha. No dia seguinte ligam-me a informar que tinha sido editado e ira ser publicado, já a revista estava à venda...

Fico triste, porque o texto está cheio de erros ortograficos, tem repetições de palavaras, foram retirados excertos do email e foram colocados, sem qualquer ordem ou sentido.

Por tudo isto deixa bastante a desejar a parte editorial da revista em relação a estes aspectos.

Filipe Azevedo

TiagoKapa

Boas
Eu comprei essa revista so por causa do artigo sobre 240z mas ate me arrependi,so veio confirmar a minha preferencia pela concorrencia na qual analisam carros em vez de por fotos (esta é a minha opinião claro) primeiro acho que nao dizem quase nada sobre o carro em questão que é hoje em dia muito procurado pelas suas qualidades, ate a propria nissa os restaurou e vendeu-os novamente como novos em 97 com garantia  e tudo, isto so mostra a procura que este modelo tem, encheram foi umas paginas com fotos nada mais e segundo o texto em relação a este 240z especifico estava muito fraco na minha opinião, um restauro destes merecia destaque a sério e algumas paginas para texto e fotos decentes documentando algumas fases do restauro ou peças novas e fotos do excelente resultado final
Filipe por acaso nao arranjo um diferencial autoblocante? um conhecido meu tem um 240z e queria um

RT

Gostei de ver que o carro ainda brilha! :D

Por uma questão de gosto pessoal, não punha os vidros nos faróis. Prefiro ver o 240Z sem esses mesmos vidros.



Cumps e continua a estimar essa máquina. :D
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Datsunbat

Boas!!!

Realmente são mesmo esse tipo de pormenores que fazem toda a diferença!!! E estás a trabalhá-los de uma forma mais que perfeita!!! Os meus sinceros parabéns!!!

Simplesmente divinal!!! Adoro o teu 240Z e é já uma referência nacional a nível de restauros!!!

Ah, esta semana está muito fixe na Topos e Clássicos!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Castello

Boas,

Fui comprar a T&C só pelo artigo do teu 240z e a verdade é que fiquei desiludido pela falta.
Falta de informação em fotos, materiais, peças novas e tudo o resto que o Filipe aqui nos mostrou, sempre ao mais alto nível.

Estou desiludido com essa revista.


Um abraço.

FilipeA

Citação de: RT em 04 de Março de 2009, 20:29
Gostei de ver que o carro ainda brilha! :D

Por uma questão de gosto pessoal, não punha os vidros nos faróis. Prefiro ver o 240Z sem esses mesmos vidros.



Cumps e continua a estimar essa máquina. :D


Eu tambem nao vou colocar as coberturas, apenas gosto de ter uma peça que era rara na altura e está apenas a "ornamentar" a colecção.


Citação de: Datsunbat em 04 de Março de 2009, 22:14
Boas!!!

Realmente são mesmo esse tipo de pormenores que fazem toda a diferença!!! E estás a trabalhá-los de uma forma mais que perfeita!!! Os meus sinceros parabéns!!!

Simplesmente divinal!!! Adoro o teu 240Z e é já uma referência nacional a nível de restauros!!!

Ah, esta semana está muito fixe na Topos e Clássicos!!!

Cumps.
Mário

Mário, obrigado pelos comentarios e o que estas a fazer ao teu carro tambem é um trabalho notavel, penso que será algo que nunca esqueceremos, pelo trabalho, dedicaçao, €€€ gastos, mas no final a satisfaçao recompensa, vais ver...

Obrigado pelos comentarios


Filipe Azevedo

Fábio 120y

Mais uma vez parabens!!
No meu ver este restauro vai ficar para a história.