Potência especifica do AE86 + Curiosidade

Iniciado por Kaizen, 14 de Março de 2004, 19:38

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Kaizen

Já não era a 1ª dezena de vezes que vejo pessoal escrever "130cv" sobre a cavalagem do Corolla GT Twin Cam - AE86. Normalmente eu respondia: "E o Pai Natal?"

  O certo que ao consultar algumas Turbo (não são minhas atenção) de 1984 pude constatar que a potência anunciada é de 130cv... sendo que as brochuras da Salvador Caetano anunciam 124cv desde o seu inicio.

  130cv penso ser a potência no Japão, com aquelas gasolinas cheias de vitamina C. Concluindo... afinal não é assim tão linear a potência dele, se bem que para mim são mais 124cv do que 130!


  Outra curiosidade tem haver com o facto do AE86 aparcer primeiro nas páginas de competição automóvel em meados de 1984, e só mais tarde é que aparece a versão de turismo na revista! Caso para dizer: "Nascido para correr"! Se bem que este titulo tem direitos de autor: Starlet.


   A DO REI ver fotos dos KP61 S em competição no troféu e ralis. Vou anotar matriculas e compara-las com a nossa base de dados! Aposto que vão haver surpresas http://www.ezboard.com/images/emoticons/roll.gif ALT=":rollin">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PedroST78

Boas!
 
 A potência de cada carro (marca e modelo idêntico) é muito variável, devido a vários factores ! Se colocares o teu AE86 num banco de potência, vais concerteza ver k ele não tem 124 hp... talvez tenha um pouco mais http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  !
  Mas também tenho visto com frequência TwinCams de origem debitarem 126, 130 cv, depende...http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">


 Agora um aparte... um AE86 Amarelo http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">  com autoblocante  com matr. AS, k está com anúncio nos Doidosporclássicos, conheces? Sabes alguma coisa acerca do carro? é de 84 e andou a correr...
 Um abraço!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Kaizen

Pois andou... basta olhar para ele! Na nossa base de dados temos umaa sequência dessas matriculas.

   

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Brunosantos

bastante interessante... http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">
se puderes diz o n.º da revista, para ver se consigo arranjar, ou então tira umas fotos ás paginas e coloca-as aqui... ( sou um bocadito doente por essas coisas http://www.deephousepage.com/smilies/augen40.gif ALT=":[augen]">  )


SPDragon

No mesmo lote de 200 e tantas revista vêm lá o mesmo carro com 121cv http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">  ...vamos lá perceber isto http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">

PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

Kaizen

Estou á espera que o SPDragon faça um estudo sobre as 200 ou 300 revistas que tem para que depois de selecionadas se transformem em cópias ou busca por originais http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Nuno toyotista

no japão os carros também pagarão imposto segundo os cavalos? se calhar é por isso que declaram menos http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  


Kaizen

Nuno... ao contrário! Pelo que me pude aperceber lá seriam 130cv e cá 124. Daí que as revistas á falta de informação íam buscar as infos de lá.

  Quase todos os motores no japão debitam mais potência lá do que cá.

  Mas eu percebi-te, tens é de compreender que neste forúm poucos percebem a "farpa" http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

FilipeAE86nr1

...eu tenho um teste de uma revista belga "l´automobile" de 1984 e vem de facto escrito que a potencia anunciada é de 124cv, mas a revista testou o carro no banco de ensaio e debitou 130cv. Também é verdade que a potência anunciada no japão é regra geral superior à europeia, isto deve-se aos calculos feitos com uma unidade de medida diferente da europeia, isto acaba por inchar um pouco as medidas de potencia...outra curiosidade....sabiam que o chassis 3 volumes do Ae86 é cerca de 20kg mais leve que o de 2 volumes, sem falar do incremento de rigidez?....apesar de não ser tão atraente, tem melhor potencial para competição, daí a razão de apenas terem sido comercializados na Bélgica e na Alemanha devido aos rallyes do grupo N....

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipeae86nr1>FilipeAE86nr1 at: 16/3/04 11:31

FilipeAE86nr1

olha...vou enviar para o mail do Aja as imgs do teste, acho é que faltam 2 paginas, mas já veio para as minhas mãos assim...

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>


Kaizen

Exacto, por isso é que foram importados os Coupes para a competição.

  Isso de 1, 2, 3 , 4 e 5 volumes é para os europeus que os carros parecem uns mços de tabaco!

  Aqui fala-se em Sedan, Coupe, Station Wagon, Liftback e Hatchback http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tumulus

para quem ainda não percebe estes códigos, qual é a diferença entre os Liftback e Hatchback ? http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">  http://www.deephousepage.com/smilies/hidesbehindsofa.gif ALT=":[sofa]">
 

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Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


Woody PT

Julgo que tem a ver com o formato da tampa da mala.

Pode abrir só mesmo a tampa (Hatchback) ou abrir a tampa e o vidro traseiro (liftback - a 3ª ou 5ª porta).

Mas não estou certo disso... http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  


Kaizen

Ontem escrevi um post mas parece que não apareceu!!

Sedan, qualquer carroçaria de 4 portas

Station Wagon, carrinha

Liftback, quando a traseira é levantada e não termina subitamente. Normalmente a tampa da mala tem vidro. Exemplo: AE86 (o nosso), KE70 2 portas,  o Corolla de 5porta da penultima geração (8ª)

Coupe, normalmente tem um bocadito de mala e a tampa da mala não costuma ter vidro. Exemplo: Celica TA22, KE25, B110 Coupe, 818 Coupe.

Hatchback, quando a traseira termina repentinamente. Nasceu desta palavra a denominação "Hot Hatch" originada pela grande moda dos GT-i´s. Explo: AE92, Sunny GT-iR, etc

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 17/3/04 22:21
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Woody PT

Quote:
Liftback, quando a traseira é levantada e não termina subitamente. Normalmente a tampa da mala tem vidro. Exemplo: AE86 (o nosso), KE70 2 portas, o Corolla de 5porta da penultima geração (8ª)

Coupe, normalmente tem um bocadito de mala e a tampa da mala não costuma ter vidro. Exemplo: Celica TA22, KE25, B110 Coupe, 818 Coupe.

Nope.

Eu não estou certo das designações correctas, mas essa não é de certeza.

Coupé tem apenas a ver com o perfil da carroçaria.
É mesmo a palavra francesa que significa "cortado" (por coincidencia é a segunda vez que escrevo isto hoje), não tem nada a ver com o vidro. Refere-se apenas a carroçarias "sem traseira", ou dois volumes e meio (disto estou certo).

A prova é que os nossos AE86 têm justamente no livrete a designação "Coupé", da mesma forma que os BMWs Coupés também o são e a mala abre sem o vidro...


Segundo o BabelFish, a palavra inglesa "hatch" significa "portal", portanto terá a ver com o formato da mala (versões três ou cinco portas) e não com o perfil da carroçaria.
Por oposição "liftback" será a alternativa, em que a tampa da mala levanta (BMW Coupé), em vez de bascular (AE86).


De maneira que eu concluo que haverá "sedan" - três volumes; "Station Wagon" - carrinhas e Coupés - Dois volumes e meio.
Julgo que os "karts carroçados" (clios, 106 e afins), tal como os monovolumes são soluções esteticas posteriores a estes termos, daí não se enquadrarem em nenhuma destas referencias (os "hot-hatches" regra geral são essas miniaturas com a traseira praticamente vertical, e considerada porta. O "hot" é pelas prestações).


...digo eu, claro...