Potência especifica do AE86 + Curiosidade

Iniciado por Kaizen, 14 de Março de 2004, 19:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Ó Woody... tive a pensar neste assunto mais uns minutos e de facto é bastante caricato meterm no livrete Coupe quando o carro é um Liftback!!

  Estive a rever todos os modelos da época e de facto todos alinham pela diferença Coupe/Liftback sendo o nosso AE86 a excepção a todos os restantes modelos!!

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

DXCup Racer

Isto é como em tudo... no meu caso também ouço muita gente dizer que os TOYOTA COROLLA DX 12Valvulas têm 75 cavalos... mas ninguem admite que eles têm realmente 73,7cvs (dono não incluido).

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>

http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>


Tumulus

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">   então posto isto, temos que:

sedan = 3 volumes (motor, habitáculo e traseira) = Datsun 1200 4portas

coupé = 2 volumes e meio (motor e habitáculo com traseira cortada) = Datsun 1200 coupé

station wagon = carrinhas

hatchback = 2 volumes (motor e habitáculo) = AE92, Sunny GT-iR, Civic Type-R ou mesmo o VTi

liftback = toyota celica 2003

monovolumes = Datsun Urvan, Toyota Hiace

(corrigi a minha blasfémia... http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]"> )

 

Datsun Power! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 17/3/04 23:21

Kaizen


  Liftback, tens a 7ª geração do Celica como disses-te, o Celica RA23/4/5/8/9 de 1973 a 1977. Todos os Celicas GT-Four.



  Woody, mais outra questão.... nos states o AE com mala é o: AE86 Coupe.... e o Liftback é o: AE86 Sprinter, certo?

  Se eu estiver correcto, é mais um factor que serve para distinguir os Liftback´s dos verdadeiros Coupés Toyota.

(Sempre tendo em conta que nos nossos livretes diz Coupe)

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 17/3/04 23:22
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

FilipeAE86nr1

...rviper...."not quite right...."
nos Eua, ambos os ae86 são denominados "corolla gts" ou "corolla sr5" de acordo com o motor e afins...de facto, eles chamam o 3 volumes de coupé e o 2 volumes de liftback,. mas há uma razãO para isso, é que os donos dos ae86 de 3 volumes têm a noção que o 3 volumes não é tão atraente...então valem-se de argumentos para validar o ego, para tal usam denominações como Coupé só porque soa melhor! e isto é veridico....
....eu tenho os catálogos da época, ambos os modelos vem denominados como coupés, o 2door coupé (3 volumes) e o 3 door coupé, o 2 volumes, a 3ª porta será a mala (hatch)....

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>


Woody PT

E disso não tenho dúvida:
O nosso é um coupé.

É uma designação bastante anterior ao AE86 (atrevo-me a dizer, anterior á entrada da Toyota na Europa).
Os nomes que lhes dão são outra coisa. Se lhe chamarem bife com batatas fritas, não é por isso que um ovo a cavalo lhe fica bem http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">


A designação "coupé" tem a ver com o perfil do carro, nada mais. O três volumes poderá eventualmente também ser considerado coupé (a mala é bastante curta), mas ao lado do dois volumes e meio (não o acho um dois volumes), acaba por ser um sedan.

As designações "hatchback" e afins já são americanices. Os janponeses, na sua relativamente recente cultura automovel (pelo menos nas línguas/designações ocidentais) acabaram por misturar tudo.
Se os gajos lhes dão o nome, estará correcto, mas pelos padrões que existiam (actualmente cada fabricante dá o nome que acha que vende mais), dificilmente estará correcto.



Um exemplo algo distante:
Antes existiam as categorias Turismo e grande Turismo, o que dava origem ás siglas T e GT.
Como a sigla GT até vendia, quase todos os carros europeus passaram a "chamar-se" GT.
Como isso já não indicava rigorosamente nada, pelo menos a Renault (e alguns italianos) começou a distinguir com GTS, de "special"
Entretanto veio a injecção, que colocava um "i" em todos os modelos com essa motorização (á semelhança do "D" nos diesel).
Actualmente, a sigla GTI apenas serve como argumento de marketing (uma vez que todos os motores são a injecção), ao ponto de já existirem modelos "GTI TDI" (reparem na redundancia do "i", se lermos as siglas por extenso, pelo seu significado, o resultado nem faz sentido).

Reparem, p.ex., que os nossos AE86 são denominados apenas como "GT" e não "GTI", apesar de serem de injecção (e dos primeiros multiponto, por sinal).
A meu ver, isto porque a sigla "GTI" não tinha qualquer impacto ainda, na altura pouco ou nada significava junto do mercado.
Tanto que o seguinte (EE92? o FWD) exactamente com o mesmo motor já era conhecido como o "corolla GTI"



Da mesma forma que "Coupé" adquiriu status de desportivo, perfomante. Logo as marcas passaram a chamar coupé a qualquer carro menos comprido, apenas como argumento de marketing.


Esta é a minha leitura, claro. Continuo a achar que o COAE86 é um Coupé,, pelo seu perfil, não pelo nome que lhe deram.


Kaizen

Woody, concordo contigo.

  Mas para mim o AE86 é um Liftback e não um Coupe. Para isto baseio-me em todos os modelos Toyota produzidos até ao AE86 em especial o Celica.

  Agora estou com pouco tempo, mas se puderes dá uma vista de olhos á Galeria de modelos e vê a diferença entre o Celica TA22 (Coupe igual ao meu) e o Celica RA28 Liftback e as suas semelhanças com o AE86 http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">


  Apesar de eu manter o nome Liftback e não Coupe, estou a dar-vos razão na maior parte das vossas analises http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Woody PT

Lá está.

O problema é que a Toyota mistura as várias nomenclaturas e nós ainda mais ao olharmos para os nomes de outro países.


Se achares que um português chamado Ricardo se deva chamar Richard nos EUA, tudo bem.


Pessoalmente, não tirando valor aos Japoneses, continuo a seguir as designações usadas na Europa e que sempre usei.

No que me diz respeito, o meu carro foi "baptizado" como Coupé e é o que está no livrete.
No que diz respeito á configuração da carroçaria, sigo a que sempre segui (muito antes de usar a net e/ou de conhecer a designação sejaoqueforback), é um Coupé de três portas (ou um três volumes de três portas, se quiser ser purista e falar em português).

Mas a globalização já nos dá direito de chamarmos o que quisermos, desde que haja pelo menos outro que faça o mesmo.
(já falamos também sobre o nome, tu queres chama-lo de Levin e para mim não deixa de ser um Corolla)


PedroXXL

Pois mas o AE86 não é um 3 volumes...´
É um 2 volumes e meio de 3 portas.

Pedro Leal


Woody PT

Há duas versões:

Três portas:
http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/EFG/ec3.jpg" style="border:0;"/>

E duas portas:

http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/LMNO/My_AE86_4AGZE_b.jpg" style="border:0;"/>

http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/HIJK/Jens_AE86_2a.jpg" style="border:0;"/>

Este até é português:
http://www.tuningpt.com/trackdays/leria2/leiria2picsbest/DSCF1856.jpg" style="border:0;"/>