Tópico dos JA's Clones

Iniciado por jcsantos, 05 de Janeiro de 2005, 20:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

jcsantos

Abri este tópico para colocarmos aqui imagens dos Japoneses Antigos que foram clonados por outras marcas.


Ao contrário do que parece a foto a seguir não é de nenhum Mitsubishi Lancer, mas sim do seu clone americano Eagle Vista.

http://www.geocities.com/dakar2005_aja/EagleVista.JPG" style="border:0;"/>

João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

jcsantos

E agora um Chevrolet Nova, em versões de 4 e de 5 portas, neste caso cópia de um Toyota Corolla E8.

Penso que ainda houve clones de outras gerações do Corolla, mas mais recentes, tenho de ver se encontro.

4 portas
http://thumbs.automart.com/imgs/ag/automart/cst/280/172/829/128/0/feed/thumb/10520039555001030.jpg" style="border:0;"/>

5 portas
http://i7.ebayimg.com/03/i/03/22/6a/25_12_sb.JPG" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 5/1/05 14:51
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

jcsantos

Holden Astra LB, clonado a partir de um Nissan Pulsar (Cherry) N12 e foi produzido entre Agosto de 1984 e Fevereiro de 1986.

http://www.holdenhistory.com/images/model/LB1.jpg" style="border:0;"/>

Este Holden era fabricado na fábrica na Nissan na Austrália juntamente com o Pulsar N12, e era equipado com o motor E15 da Nissan.


Este modelo sofreu um restyling em Fevereiro de 1986 e foi produzido até Setembro de 1987, passando a designar-se por Holden Astra LC, o motor passou a ser o E16 da Nissan.

http://www.holdenhistory.com/images/model/LCa1.jpg" style="border:0;"/>
http://www.holdenhistory.com/images/model/LCa2.jpg" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 5/1/05 15:13
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

jcsantos

O substituto do modelo acima apresentado foi o Holden Astra LD, produzido entre Setembro de 1987 e Agosto de 1989, e baseado no Nissan Pulsar (Sunny) N13.
Mas, neste modelo, os motores 1.6 e 1.8 utilizados já eram produzidos pela GM, e chegaram a equipar os Nissan Pulsar vendidos na Austrália.

http://www.holdenhistory.com/images/model/LD1.jpg" style="border:0;"/>
http://www.holdenhistory.com/images/model/LD2.jpg" style="border:0;"/>
http://www.holdenhistory.com/images/model/LD3.jpg" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 5/1/05 15:26
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

jcsantos

Pois é, parece que os nossos amigos australianos da Holden sabiam que de facto o que era bom era japonês e que sem ser através de cópias de modelos japoneses dificilmente aguentavam o sucesso da Toyota e da Nissan na Austrália.

Sendo assim depois de clonarem o Pulsar/Sunny N13, passaram para o Toyota Corolla E90, que foi baptizado como Holden Nova LE, a produção começou em Agosto de 1989 até Outubro de 1991.
Neste caso a produção já era realizada numa fabrica da Holden.
Os motores utilizados eram o 1.4 (6A-F) e o 1.6 (4A-F) da Toyota.

http://www.holdenhistory.com/images/model/LE2.jpg" style="border:0;"/>
http://www.holdenhistory.com/images/model/LE3.jpg" style="border:0;"/>


Em Outubro de 1991, este modelo sofreu um restyling e passou a designar-se por Holden Nova LF, a produção durou até Outubro de 1994.
Aos 2 motores já referidos atrás, juntaram-se mais 2, também eles da Toyota, o 1.6 EFI (4A-FE) e o 1.8 EFI (7A-FE)

http://www.holdenhistory.com/images/model/LF1.jpg" style="border:0;"/>
http://www.holdenhistory.com/images/model/LF2.jpg" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 5/1/05 20:05
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

jcsantos

A seguir ao Corolla E9, a Holden clonou ainda em Outubro de 1994 o Corolla E10, com a designação de Nova LG

Os motores utilizados foram o 1.6 EFI (4A-FE) e o 1.8 EFI (7A-FE) da Toyota.

http://www.holdenhistory.com/images/model/LG2.jpg" style="border:0;"/>

João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

blardY


 Excelente tópico!

Desconhecia a maioria destes clones http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

jcsantos

Deixando um bocadinho a Holden em paz (ainda há mais) http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

O modelo a seguir é um Ford Maverick que na Austrália era um clone do Nissan Patrol GR Y60.

Penso que os moteres que o equipavam eram os mesmos do Patrol, ou seja eram de origem Nissan, com especial atenção para os monstruosos 4200cc tanto a gasolina como a gasóleo.

http://users.bigpond.net.au/blmiller/4WDing/Maverick/maverick.jpg" style="border:0;"/>
http://photos.carsales.com.au/2398990.jpg" style="border:0;"/>
http://photos.carsales.com.au/2399126.jpg" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 5/1/05 19:45
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

jcsantos

O Mazda 121 (igual ao primeiro comercializado em Portugal), também teve direito a ter os seu clones. Neste caso até foram 2: Ford Festiva e Kia Pride.

Kia Pride
http://www.fordfestiva.com/gallery/prides/5drnewprideuk.jpg" style="border:0;"/>
http://www.fordfestiva.com/gallery/prides/combi.jpg" style="border:0;"/>

Ford Festiva
http://www.fordfestiva.com/gallery/JSPSAfestivas/image21.jpg" style="border:0;"/>
http://www.fordfestiva.com/gallery/JSPSAfestivas/festiva.jpg" style="border:0;"/>
http://www.fordfestiva.com/gallery/NAfestivas/autocannon03.jpg" style="border:0;"/>

João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

jcsantos

A Alfa Romeo também teve direito ao seu clone de um japonês.

A história do ARNA começa no dia 9 de Outubro de 1980, nesse dia é assinado o acordo entre os Presidentes da Alfa Romeo, Ettore Massacesi e da Nissan, Takaschi Ishihara em Tokyo, para a construção de um veículo comum, o projecto recebeu o nome de Alfa Romeo Nissan Automobili do qual resultou o nome do veículo ARNA.

A Joint Venture visava a construção de um carro do segmento médio, medio-baixo,, na nova fábrica da Alfa em Pratola Serra, na província de Avellino, a Nissan forneceria a carroçaria e alguns componentes mecânicos, enquanto a Alfa fornecia o poderoso motor Boxer que equipava o Alfasud e todo o resto do equipamento. A carroçaria fornecida pela Nissan era a do Pulsar N12 mais conhcido entre nós por Cherry N12, era também da Nissan o trem traseiro.

O ARNA foi lançado nos últimos meses de 1983. Tinha três versões a L de 3 portas, a SL de 5 portas e a TI de 3 portas.

As versões L e SL disponham do clássico motor boxer de 1186cc. A versão TI mais desportiva era equipada com o motor de 1350cc.

Em meados de 1987 o ARNA foi retirado de produção pondo assim fim ao projecto do Alfa do Sol Nascente.

http://alfaclassicos.no.sapo.pt/arna01_sl.jpg" style="border:0;"/>
http://alfaclassicos.no.sapo.pt/arna05_man.jpg" style="border:0;"/>
http://alfaclassicos.no.sapo.pt/arna02_ti.jpg" style="border:0;"/>
http://alfaclassicos.no.sapo.pt/arna04_cockpit.jpg" style="border:0;"/>http://alfaclassicos.no.sapo.pt/arna00_sl.JPG" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 5/1/05 19:39
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

PedroST78


 Ai ai, esta do GR é que me ia matando do coração.....http://www.deephousepage.com/smilies/Disappointed_anim.gif ALT=":[tristez]">
 Então este lindo jipe é um Ford na Austrália?http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">
 Não sabia mesmo, faz algum sentido na medida que o Maverick partilhou o mesmo modelo com o Terrano II, mas ao ponto de também clonar um Patrol GR I....http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]">
 jcsantos, outra coisa, este modelo não saiu apenas com motorizações de 2800 a gásoleo e 4200 a gasolina? Houve uma de 4500? a gasóleo? http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

 E quanto à Holden pensei que ela não clonasse tantos modelos japoneses, até pensei que esta marca Australiana fosse uma marca do Grupo GM e apenas imitasse Kadett´s, Vectras, Astras e companhia...

 Cá em Portugal, lembro-me de surgirem no mercado alguns modelos de plataforma japonesa associados a outras marcas. Como já tinha dito, o Ford Maverick/ Nissan TerranoII, um Rover qualquer com o Honda Concerto, os jipes Opel vs Isuzu, o Ford Fiesta com o Mazda 121, Triumph Acclaim com o Honda Civic/Accord e existem mais, não tou e´para andar a puxar pela cabecinha agora...http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  


jcsantos

É verdade, o Patrol GR Y60 foi comercializado na Austrália como Nissan Patrol e como Ford Maverick.

Quanto ao motor enganei-me, os motores que equiparam o Maverick foram o 4.2 a gasolina e o 4.2 a gasóleo.

O Patrol Y60 teve direito ao 4.2 a gasolina, ao 2.8TD, ao 4.2D e ao 4.2TD

O modelo actual Patrol GR Y61 é que existe com o motor 4.5 a gasolina.

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Quote:
o Ford Fiesta com o Mazda 121

Atenção, que este caso que tu estás a apresentar o clone é o Mazda, o carro original é o Ford Fiesta.
Este tópico é apenas para cópias de carros japoneses e não o contrário.

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 5/1/05 19:58
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

Earthp

Toyota Hilux

http://www.toyota.md/images/hilux-design-left.jpg" style="border:0;"/>

Clone: Volkswagen Taro

http://www.autocentrum.pl/gfx/models/689_1.jpg" style="border:0;"/>

http://janus.liebregts.nl/taro/achter1.jpg" style="border:0;"/>

http://www.car-pictures-photos-pics.com/Volkswagen/Taro/6.jpg" style="border:0;"/>

 

Celica TA22 Rules The Scene!


jcsantos

A foto seguinte é de um Ebro Patrol 260, que é um modelo idêntico ao Nissan Patrol 260 que todos conhecemos, um dos melhores TT de sempre e que, devido à sua robustez e fiabilidade, equipa por exemplo a GNR e os Bombeiros.

Este modelo surgiu após a Nissan ter comprado a marca espanhola Ebro, por isso talvez não seja bem uma clonagem, durante alguns anos a Nissan ainda manteve o nome Ebro vivo, o Patrol e a Vanette foram os 2 modelos da Nissan que chegaram a trazer a designação Ebro.

Em Portugal penso que apenas a Ebro Vanette foi comercializada, pelo menos nunca vi nenhum Patrol com a marca Ebro, com excepção de algumas unidades de 5 portas (não comercializadas em Portugal) da GNR e que costumavam acompanhar as carrinhas blindadas que levavam dinheiro aos bancos.

http://www.lester.it/img_veicoli/33A.jpg" style="border:0;"/>


Deixo também aqui uma fotografia de uma Ebro Vanette (igual à Nissan Vanette).
http://www.geocities.com/dakar2005_aja/EbroVanette.JPG" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jcsantos>jcsantos at: 6/1/05 3:49
João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

lcardeta

Existe tambem um clone , mais um , na Chevrolet desta feita baseado no Suzuki Vitara .

Os carros antigos são feitos para durar .