ARNA

Iniciado por Carlos Vaz 75, 18 de Maio de 2004, 23:17

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lcoelho

Viva!

Não, não estou a fazer confusão, se calhar expliquei-me mal: Não estou a falar a nível mundial, estou a referir-me ao caso Português, quanto muito ao Europeu.

Se calhar o termo que usei não foi muito feliz. Quando digo "dar valor" falo apenas em opinião e não decisão de compra. O que noto nos dias de hoje é que a sociedade portuguesa já não vê os japoneses como carros "feios e duros" - quer se goste ou não, era assim que eram vistos e por esse motivo eram muito cobiçados. Atenção que esta não é de modo nenhum a minha opinião (tenho um Micra e um 1200 e admiro qq modelo japonês).

Quando falo com as gentes do ramo automóvel, nomeadamente da área comercial, as opiniões são unânimes - os japoneses são hoje em dia valorizados por terem o que os outros têm e com melhor qualidade. No entanto o estatuto adquirido por outras marcas teima em persistir em Portugal - onde ter o que o vizinho tem, principalmente se estiver na moda e for caro é muito bem visto.

E como se explica a queda na quota de mercado ?
Bem, talvez porque antes (anos 70) dava-se menos importância à moda (agora tem-se uma opinião mas fica-se mesmo pela opinião porque é bem ter um Golf, Corsa ou um Punto, então se tiver $ pra um A4 Tdi nem pensar num IS200 que é bom, mas ninguém conhece e gasta muita gasolina).

Houve tempos (meados dos anos 90) em que se brincava dizendo que a VW não tinha vendedores mas sim pessoas que entregavam carros, tal era a facilidade. Uma dessas pessoas que sempre tinha tado na VW foi prá Entreposto e pouco depois saíu pois não conseguiu fazer um único negócio. Hoje em dia as coisas já não se passam dessa forma e os japoneses e até mesmo os coreanos já fazem a sua mossa.

Outro facto que demonstra a minha afirmação é o valor comercial que têm os usados japoneses, por ex: é mais barato comprar um Primera ou um Carina E em bom estado que um Golf III em mau estado, todos do mesmo ano.

Se olharem para as estatísticas da ACAP, a evolução recente no mercado português para a quota de mercado dos japoneses foi a seguinte: em 1998 representavam 11,18% e em 2003 15,32%.

Não se trata de defender ou não os japoneses, eles valem por si !

De qualquer modo o tópico nada tinha a ver com isto. Foi só uma opinião sobre um insucesso do ARNA: Não agradou nem a gregos (mercado dos europeus) nem a troianos (mercado dos japoneses) !


MRS

Deixei correr o tópico, para ver o que ia saindo  e só intervenho agora para completar com algumas coisas que ainda não foram ditas, ou foram-no noutro contexto.
Conheço ainda pessoalmente algumas pessoas da Nissan que foram responsáveis pelo projecto na vertente comercial e segui de perto o que na altura se passou.Um amigo meu viveu 4 anos em Itália e era o elo permanente de ligação entre as Administrações de ambas as marcas.
É necessário perceber que na altura os carros japoneses estavam contingentados em alguns paises europeus nomeadamente Portugal,Espanha ,França e Itália e o objectivo primeiro do projecto era saltar por cima da contingentação, nesses mercados paises onde a Nissan praticamente não entrava.Embora inicialmente o Presidente Ishiara tivesse dito que o Arna seria um  "japanese engine in a italian body" a verdade é que saiu precisamente ao contrário, por uma questão de custos.Era mais fácil e barato exportar as peças da carroçaria do Cherry, que fazer uma de novo em Itália.
Os problemas da Arna ,para além da própria definição do produto foram:
--Uma impossivel conciliação entre os métodos de trabalho das duas marcas, cujas filosofias eram completemente diferentes.
--Uma fábrica nova feita de raiz numa zona sem experiencia industrial e os problemas inerentes de formação de pessoal,etc.O sul de Itália era extremamente sub-desenvolvido face ao Norte e a fábrica foi uma decisão politica para o progresso regional.
--A não aceitação do produto nos mercados alvo sendo que em Portugal, por uma questão de preço de venda-falta de competividade- a comercialização do Arna não foi aceite.
--N+1 problemas de produto devido à má qualidade da montagem e à falta de desenvolvimento, fruto da dificuldade de convivência de ambas as marcas.(Se a memória não me atraiçoa na altura a AR não fazia parte do Grupo Fiat e era o estado Italiano o maior acionista).
--Dito isto volto a referir que foi a contingentação dos carros japoneses na Europa do Sul que foi o principal motivo para o nascimento do ARNA.
MRS


Carlos Vaz 75

Ora bem! Já nem me lembrava que aqui tinha postado isto... daí a abertura de um novo post! lol

Boas curvas
Carlos Vaz


JMspider

Aqui um artigo muito antiguinho sobre o ARNA

http://www.alfanord.pt/pages.php?id=244" target="top">ARNA O Alfa do Sol Nascente

Eu pessoalmente gostava do comportamento do carro, andei bastante num em Itália e gostei.

 

João Machado

Sócio http://www.alfanord.pt" target="top">ALFAnord n.º 1

Cumprimentos,

João Machado