Que JA´s passaram a gostar com o AJA

Iniciado por Kaizen, 26 de Setembro de 2006, 06:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

A maioria de nós, salvo honrosas excepções, quando cá chegou não tinha conhecimento de todos os modelos que tem hoje. Se calhar nem olhavam para alguns deles, pura e simplesmente feios ou não gostavam mesmo deles.

  Conseguem fazer uma retroespectiva disso?


Começo eu. Já com o decorrer do AJA havia dois modelos que eu achava feios, mas chama-los de feios era um favor que lhes fazia! Era o Datsun B310 Sunny e a Datsun Urvan. Sem dúvida os modelos que, no meu caso, passaram do 8 para o 80. Não os considero como exemplos de design, mas nos dias que correm não me importava nada de ter qualquer um deles. Aliás, passei a aprecia-los.

  Com o conhecimento que foi passando aqui pelo AJA, hoje em dia, a minha veia de colecionador está fortemente vocacionada para os comerciais japoneses e os JA´s da década de 60.


  Por isto, sinto-me obrigado a dizer Obrigado AJA http://www.deephousepage.com/smilies/grouphug.gif ALT=":[group]">  http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

  Então e vocês?

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

lcardeta

Bom , não falando naqueles que eu pura e simplesmente não conhecia mesmo penso que se passou um pouco isso em relação ao Toyota Corolla de segunda geração onde apenas gostava das versões coupe SR/SL . Apesar de reconhecer e até certo ponto conhecer as qualidades do modelo  , Havia sempre ali algo que me afastava do carro . Hoje em dia não me importava nada de ter , de preferencia , uma carrinha em azul turquesa , como tinha um tio meu . Ainda ando a ganhar coragem para ir ter com a minha tia , pois o meu tio já não se encontra entre nós , e perguntar-lhe o que foi feito da carrinha .  

Os carros antigos são feitos para durar .


JONAS1200


Definitivamente passei a apreciar as comerciais japonesas, se calhar não ao ponto de ter uma (talvez se tivesse espaço http://www.deephousepage.com/smilies/biggrinangel.gif ALT=":[anjo]"> ), mas passei a achar algumas mesmo bonitas. A minha preferida: BU15.

http://www.deephousepage.com/smilies/grouphug.gif ALT=":[group]">  

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

Umtali

Eu não sei se me posso considerar uma dessas "honrosas excepções", mas a verdade é que sempre convivi com JAs desde a minha infância em Moçambique e depois também na Rodésia, (já para não falar na Africa do Sul que é um mundo em si), pois os países Africanos são sempre um forte mercado para as marcas Japonesas ... afinal, são as únicas que conseguem resistir às condições climatéricas (e outras)!!!

Por isso ao ver alguns modelos "mais antigos" toca-me profundamente porque apesar de na altura não lhes dar o mesmo valor e importância que dou hoje, os carros sempre mexeram comigo. (Não é por nada mas a minha primeira entrevista de trabalho foi num concessionário de umas marcas Alemâs ...)

Como é obvio, não tinha conhecimento de muitos modelos Europeus e Americanos, nem tinha o conhecimento tão profundo como tenho hoje (p.ex. da Datsun ...) e sinto-me orgulhoso de uma era em que os carros eram "conduzidos" (já não falta muito para sermos meros passageiros em viaturas sobre carris!)

O AJA serviu para libertar em mim um espírito inquieto que me atormentava à tanto tempo ... MUITO OBRIGADO ao AJA e a TODOS vocês que são o AJA !!!



 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5765_37.jpg" style="border:0;"/>

João Freire - Sócio AJA nº 11

Microsurfer

O carro para com o qual a minha opinião mais mudou foi o datsun 510 (como é que é possívelhttp://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]"> ), antes do aja achava-o demasiado quadradão para sequer haver uma versão desportiva!!!
Agora sou fã!!!http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">

Outro caso são as station wagon (120y, 818 van, ke36) que passaram de feias a engraçadas!!!http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">

Mas ainda há carros que não me fascinam (vários) e um deles é a datsun urvan. (desculpem-me!! ó Rui mas carrinha não é em forma de tijolo?!?!http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]"> ) Mas respeito os gostos!!!!http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

MAZDA RX-3 Coupé


Kaizen

Quote:
(desculpem-me!! ó Rui mas carrinha não é em forma de tijolo?!?!


  Bué, tens toda a razão. De tão mal amanhada que é torna-se engraçada. Mas atenção que há duas ou três versões diferentes (corrijam-me os entendidos) e uma delas, salvo erro a mais antiga, em amarelo ou verde claro fica um must!

  "Must" como quem diz http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  Não sei como hei-de explicar... compreendo a não aceitação do modelo, mas eu já estou convencido http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  Ocupa um bom lugar no meu top de colecionáveis http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Rui:

Podia estar aqui a ser "politicamente correcto" e dizer que tinha sido este ou aquele e que só depois de...é que... mas, tu sabes, que eu não ligava nada aos JA's...É triste dizê-lo (era) mas ERA assim! Talvez por estar demasiado dentro da marca em que estou e por conhecer bem algumas "coisas"...
Claro que a dificuldade de peças sempre me deixou desiludido.

Agora gosto de muitos e até paro para tirar fotos aos comerciais!
Obrigado por me ajudarem a ver melhor!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Tractortp

Realmente o AJA serviu, e serve ainda, para criar, ou aumentar para quem já tinha, um bichinho de desejo para com modelos de automóveis nunca pensados.

No meu caso, além da vertente lúdica e cultural, despertou-me para os modelos pré-anos 70's.

Não conhecia 99% dos que já foram apresentados por cá.

Isso para não falar do TE-51, cuja primeira vez que o vi numa foto do já falecido tópico das carrinhas, apaixonei-me mesmo, e o destino quis que poucos meses depois me caísse de pára-quedas o Canarinho http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  , para o mal dos meus pecados.....  http://e4u.consoleradar.com/happy/073.gif ALT=":[nuno]">



Muito Obrigado ao AJA
 

Viciado em Toyota :  Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.


blardY


 Bom também eu de JA´s basicamente conhecia os Datsuns e não eram todos (o 160Z, 411, pickup 510 etc..não fazia ideia que existiam) e Toyotas só mesmo o KE20 e os celicas.
 Aprendi a diferenciar KE20 26 30 35 etc, dos Hondas sei modelos mas nem um código, e nos mazdas excepto o RX7, é que houve uma grande mudança pois nunca olhei com bons olhos para eles, sempre me pareceram demasiado esquisitos com pormenores engraçados e "muito a frente", embora com a ideia de que "ahh e tal arranjar peças é que está quieto".

 De entre os mais conhecidos, um que não gostava mesmo nada era o KE30 de 2 ou 4p.. aquela traseira http://www.ezboard.com/images/emoticons/nerd.gif ALT="8o">  e hoje não me importava nada de conduzir um diariamente.

 Outra coisa que se alterou com algum tempo de AJA, foi o facto de mudar de ideias em relação a algumas versões dentro de cada modelo. Por exemplo, actualmente preferia muito mais ter uma 1200 pick up do que um 1200 coupé que é mais raro e desportivo.
 Uma 120Y branca com uma faixa preta "Datsun" e uma grade no tejadilho era a loucura, quando antes era louca a parte da frente que era igual ao 120Y de 2 portas http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">

 Qualquer dia só gosto é de Hinos http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Fast Peter

O AJA para mim também me marcou.

Passei a dar outro valor a todas as marcas japoneses e não apenas à Toyota que é a que melhor conheço. Não passei a gostar mais de nenhum em particular, talvez com a excepção do 240Z, mas passei a gostar mais de todos em geral.
Por exemplo, adorei ver aquele post da recuperação da Dyna amarela, coisa que antigamente duvidava que isso me despertasse interesse.

O que me marcou mais no AJA, foi o incentivo à originalidade, sempre gostei do modelo AE92, desde os meus 5 anos, nem é por ser o gti ou ter o motor xpto etc... desde criança que gosto da forma do carro, dos bancos, do painel etc... mas se não fosse o AJA nunca teria tanto gosto em voltar a dar-lhe o aspecto original que na minha opinião favorece em muito o carro.

 

http://img157.imageshack.us/img157/6498/assb1it.jpg"/>


jcsantos

Eu não ia muito "à bola" com a Toyota, mas agora até já acho piada vê-los e fotografá-los.

João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4