Letras Datsun (S-1?)

Iniciado por Tumulus, 13 de Novembro de 2003, 14:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

ALTO!!!!!

Podemos estar na presença de mais um modelo diferente do "normal"....

O meu tb n tem simbolos nos pilares traseiros, nem simbolo D da grelha, tem isso sim um símbolo DATSUN com as cores vermelho branco e azul!

Manda!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Jcarl

Obrigado pela tua disponibilidade.
Para mim o ficheiro em corel é óptimo e pede tb o orçamento ao teu amigo.
O meu mail é jcpbm@clix.pt

Obrigado


whizzzkid

boas a todos

bom, é só pra avisar que depois de um dia de trabalho, e para não falhar um milímetro, já tenho prontas as tão alme(i)jadas: faixas http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">

Como ainda não atinei como é que se põe isto aqui espero que o nunoturbo não fique com elas só para se babar eheheheh e as ponha aqui no site.

Qualquer dúvida que tenham é só apitar. Amanhã vou ver quanto é que pode custar fazer isso em autocolante, que se calhar era muito mais fácil de aplicar do que ter que as pintar.Também me deram indicação de um pintor que trabalhou no entreposto e que possivelmente ainda tem o molde. A ver vamos. Esperemhttp://www.deephousepage.com/smilies/hidesbehindsofa.gif ALT=":[sofa]">  


nunoturbo

Quote:
espero que o nunoturbo não fique com elas só para se babar eheheheh


http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":("> http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]">

Quote:
Amanhã vou ver quanto é que pode custar fazer isso em autocolante, que se calhar era muito mais fácil de aplicar do que ter que as pintar.Também me deram indicação de um pintor que trabalhou no entreposto e que possivelmente ainda tem o molde.


http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]">

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_596_21.jpg" style="border:0;"/>

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

JONAS1200

Excelente!!!! http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  
Seria muito pedir para me mandares também o ficheiro?Ficaria muito agradecido se pudesse ser.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  Também tenho um 1200 e colocar essas faixas lindissimas era uma hipotese a considerar.
O meu mail é: joaoamendoa@clix.pt

Obrigado pela disponibilidade ao whizzkid e ao nunoturbo por colocar o desenho online.http://www.deephousepage.com/smilies/beerchug.gif ALT=":[beer]">  

 

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jonas1200@amigosdosjaponesesantigos>JONAS1200 at: 24/3/04 19:20
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

ROGER MORGAN

Ora bem temos duas versões da faixa e letras da DATSUN neste post, com medidas diferentes.

Sejamos realistas e vamos pensar que estamos a falar de uns carros com 30 anos e que é muito provável que nenhuma delas seja a verdadeiramente original, pois será muito difícil encontrar porventura um carro que nunca tenha sido pintado, que não tenha levado "toques" surgindo então as normais reparações do reproduzindo "mais ou menos".

Assim, antes de tomarem qualquer decisão seria muito útil que mais proprietários de 1200 se pronunciassem de forma a ver se poderiamos concluir algo que tivesse mais sustentáculo.

Neste momento temos 50% para cada uma não é!

Old & Classic Car Fan


Tumulus

Não é bem assim...

As diferenças entre os dois exemplos não é significativa.

As minhas medidas das letras foram feitas a partir de um dos moldes de chapa que eram utilizados para pintar as letras nos carros, gentilmente emprestado pelo proprietário do 1200 laranja previamente referido.

Concordo é que possam existir versões diferentes de moldes, e a precisão dos moldes deixava muito a desejar... mesmo assim, a meu ver, não me parece que as letras sejam diferentes, pelo menos as medidas gerais são iguais.

As faixas que eu coloquei aqui é que foram medidas no carro, e essas é que diferem, mas acho que as faixas eram "feitas" separadamente das letras, por isso, acredito que possam variar ligeiramente de carro para carro. http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">
 

Datsun Power! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


whizzzkid

boas:  estive a ler a opinião do Tumulus e não podia estar mais de acordo.Aliás quem tenha uma formação gráfica consegue perceber que em relação às letras os dois desenhos estão ...95% iguais.Fazendo a
sobreposição dos 2 isso é evidente.As mínimas diferenças existentes devem-se provavelmente a um perfecionismo que nos leva a tentar corrigir aquilo que em termos de estrutura da letra nos parece incorreto.Por exemplo: em relação às "patilhas ou serifas" do S fica-se na dúvida se serão em curva ou em linha recta, mas isso deve-se à técnica de pintura utilizada. Tratando-se de um stencil em chapa, que nunca encosta perfeitamente à superfície arredondada do carro é natural que a projecção de tinta não seja uniforme,donde, o que pode ser uma esquina viva se torne arredondada.Concordam ?


whizzzkid

em relação à largura das riscas, mais uma vez concordo com o Tumulus, como aliás já tinha expresso no mail q enviei ao nuno.As riscas deviam ser feitas separadamente com fita de pintor e provavelmente nem na própria datsun sairiam rigorosamente iguais.Mas não deixo de dar razão ao nosso amigo morgan.Vamos ver se aparece mais algum carro com as faixas pintadas e entre 3 já dá para tirar a média.Uma vez que as letras apresentam muito mais semelhanças que diferenças, a minha (modesta) conclusão é que o molde tenha tido a mesma origem.Porque até na feitura deste e porque era uma coisa hand made, e não através qq máquina de corte necessariamente surgiriam pequenas diferenças.E já agora, ninguém se lembra de ver essas faixas em autocolante? É que eu tenho um Volvo 444 que tem !!!


ROGER MORGAN

Meus caros amigos o que difere substancialmente é eu ainda me lembrar desses carros em stand e ter, por outro lado, alguns conhecimentos de linhas de montagem de automóveis.

Posso de facto estar muito equivocado mas acho ser muitíssimo pouco provável que as faixas e letras tivessem moldes diferentes nas linhas de montagem, que os moldes não tivessem a curvatura do local onde iriam ser pintadas, que não houvesse gabaritos e que as faixas fossem feitas com fita de pintor uma a uma, pois isso daria certamente graves problemas de qualidade na produção e já nessa altura, mas deixo isso aos AJAs que até andavam, nessa altura, lá bem pertinho para ver.... (para bom entendedor....)

Do que me lembro, aposto que as letras eram pintadas assim como as faixas.

Os distanciamentos faixas-letras e inter-faixas são obviamente desiguais nas duas propostas aqui apresentadas, basta fazerem as contas das cotas.

Havia de facto faixas autocolantes com as marcas dos carros/modelos (Cortina, Escort...etc. e universais sem marca escrita) mas creio, e novamente puxando pela memória, que essa moda se iniciou com os Mini 1275 GT (em princípios dos anos 70).

Agora faixas nos VOLVO 444 (andei muito de 164 - um carrão) a minha memória não chega aí pois creio que não haviam mesmo. Só se alguém gostou e as colocou.
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Por ultimo pela lei das probabilidades é melhor ter mais sugestões e dimensões das letras e faixas para diminuir o erro.

Old & Classic Car Fan


whizzzkid

eu puz a questão dos autocolantes exactamente por isso! Quem nos garante que isso não foi uma moda? A verdade é que tenho um autocolante.. com faixas..só que em vez de dizer Datsun...diz Volvo, no meu 444 de ...55 ! Quando foi posto? Não sei! Alguém já viu as faixas em algum datsun estrangeiro? Não será uma moda portuguesa da época, à semelhança dessas foleiradas de autocolantes com "uma menina" que foram moda nos anos 80/90 ? Um "tuning"/personalização dos anos 70 ? Seria melhor começar por aí. Pessoalmente n tenho nada contra as faixas.Se existiam, é de manter.Isso e os autocolantes da época que se punham nos vidros, as consolas, etc, mas da época. Acho que só transmitem melhor o espírito de então. E a questão é essa: manter o espírito da época para quem quer manter a originalidade.


nunoturbo

Eu tenho um outro molde que colocarei on-line em breve.

Quanto ás faixas, as mesmas existiam em outros modelos da Datsun, mesmo no Japão.

Estou-me a lembrar por exemplo de um teste feito a um Datsun 1200 Coupe que tenho em video, e no qual se veem bem as belas faixas!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

ROGER MORGAN

Caro whizzzkid (puxa com este nome só com CTRL C e CTRL Vhttp://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> ) está a falar do VOLVO PV 444?

Se é isso tira da ideia das faixas autocolantes nesse carro pois não há faixas mesmo, seguro como eu estar agora aqui no teclado, pois é completamente fora de época e devido ao ter em mente um projecto futuro de um PV 544 Sport com motor B18, ou seja um Type D ou E ou F ou G, pelo que tenho esses carros super estudados e isto durante dois anos.

Old & Classic Car Fan


JONAS1200

A minha opinião é a seguinte:
Havia os Datsun´s que vinham de stand com as faixas,continuo a pensar que eram apenas as series especais que as traziam,e as pessoas que as mandavam fazer cá fora.Daí a discrepância de medidas.
Vejam este 1200, tem as faixas mas o lettering difere um pouco daquele que temos visto aqui.

http://bigfield.no.sapo.pt/dat.jpg" style="border:0;"/>

De qualquer maneira penso que as que o whizzkid disponibilizou são as correctas, dado que já as vi em vários Datsun´s.
 

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

nunoturbo

Ó Jonas, e as medidas dessas faixas, não arranjas?

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3