Autor Tópico: Objectivos e viaturas objecto do AJA  (Lida 3784 vezes)

Offline rpm

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 2637
    • Ver Perfil
    • serrapowa.com
Objectivos e viaturas objecto do AJA
« em: 08 de Julho de 2013, 23:21 »
 1. Objectivos do AJA
Os Amigos dos Japoneses Antigos (AJA) têm como objectivo promover e preservar o património histórico de veículos antigos de construtores Japoneses em Portugal.

2. Viaturas objecto do AJA
2.1 Idade
O foco do AJA são as viaturas automóveis de turismo e comerciais fabricadas até 1984. O ano de 1984 é encarado como um ano de viragem tecnológica que separa as viaturas de colecção das viaturas modernas.

São excepção a este limite de idade viaturas de carácter desportivo ou de luxo, por representarem aquilo que de melhor os construtores sabem fazer.

Serão ainda consideradas a título excepcional viaturas ditas "pré-clássicas" a partir dos 20 anos de idade, se em estado absolutamente original e com planos de manutenção futura.

2.2 Originalidade
O AJA apoia a máxima originalidade das viaturas, com vista à dignificação e reconhecimento dos Japoneses no mundo dos automóveis antigos.

Num segundo plano e por fazerem parte do nosso património histórico, são ainda alvo do AJA as viaturas de competição de época e viaturas preparadas à posteriori mas no espírito da época e respeitando a origem Japonesa das mesmas.

2.3 Motociclos
Os veículos motorizados de 2 rodas são também aceites, devendo respeitar as mesmas regras que os veículos de 4 rodas.

2.4 Viaturas não enquadradas
Como se depreende dos pontos anteriores, viaturas modificadas ao gosto do proprietário sem considerar a origem Japonesa e viaturas demasiado recentes não se enquadram no âmbito do AJA.

2.5 Em caso de dúvida
Caso tenha alguma dúvida sobre o enquadramento do seu veículo não hesite em contactar-nos através do email ajateam@amigosjaponesesantigos.pt. Para além disso, lembre-se que não é de todo obrigatório ter um carro Japonês antigo para fazer parte do clube. Basta ter o gosto que o carro há de surgir mais tarde ou mais cedo.

3. O que o AJA não é:
- Um meio para o comércio de peças ou viaturas;
- Um clube de carros modificados;
- Um clube onde cada um segue as suas ideias (i.e. a orientação do clube tem de ser respeitada).
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, 00:02 por RPM »
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Offline rpm

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 2637
    • Ver Perfil
    • serrapowa.com
Bons exemplos
« Responder #1 em: 08 de Julho de 2013, 23:25 »
São objecto do AJA viaturas originais com mais de 30 anos, pré-clássicos desportivos e/ou de luxo, viaturas preparadas de acordo com a época e proveniência.



« Última modificação: 11 de Maio de 2017, 00:29 por RPM »
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Offline rpm

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 2637
    • Ver Perfil
    • serrapowa.com
Maus exemplos
« Responder #2 em: 08 de Julho de 2013, 23:29 »
Não estão no âmbito do AJA, viaturas modificadas de forma "livre" e viaturas modernas de carácter utilitário.
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 23:29 por RPM »
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Offline Toylex

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 3364
  • 1990 Corolla AE92
    • Ver Perfil
Re: Objectivos e viaturas objecto do AJA
« Responder #3 em: 10 de Julho de 2013, 13:10 »
viaturas preparadas de acordo com a época e proveniência.

Muito importante a época e proveniência, dou como exemplo a Toyota Stout, em qualquer parte do mundo, acharão estranho o caixote de carga que tenho na Stout, mas foi assim que saíu em África, onde as viaturas sejam elas todo-terreno ou comerciais de carga, eram importadas do Japão em chassis e as caixas eram produzidas localmente, o maior exemplo é a África do Sul.

A princípio não gostava do estilo da caixa na Stout, até cheguei a modificar, mas agora no fim de a rever toda, era impossível que não ficasse como foi vendida nova  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51